top of page

Guia de Estilo Visual para E-Learning


A maneira mais eficiente de obter consistência no design visual de slides de eLearning e apresentação é criar um guia de estilo visual. Um guia de estilo fornece um padrão gráfico para as pessoas e o projeto. É quase uma necessidade quando se trabalha em equipe. Também é valioso quando se trabalha sozinho, porque é difícil ser consistente em seu projeto sem um documento de referência.


Além disso, os designers de aprendizagem são muitas vezes retirados de um projeto, colocados em outro de maior prioridade e podem retornar ao projeto original meses depois. Isso torna difícil lembrar as escolhas de design que você fez.


Vantagens de um Guia de Estilo Visual para eLearning


É preciso esforço para tomar e documentar decisões de design, mas há muitos benefícios em escrever um guia de estilo visual de eLearning.

  • Força você a tomar decisões de design antecipadas.

  • Incentiva você a considerar a acessibilidade durante o projeto.

  • Fornece um padrão visual para um curso, currículo ou organização inteiro

  • Economiza tempo quando você precisa pesquisar cores, tamanhos de fonte etc. Saiba mais sobre as características das cores e como escolher uma paleta de cores . Consulte também Como escolher uma fonte para eLearning .

  • Ter documentação melhora a eficiência

  • Fornece os estilos para cursos futuros se você quiser reutilizar o design

  • Fornece uma maneira de obter o buy-in do seu cliente

  • Parece profissional (os clientes geralmente ficam impressionados)

Um guia de estilo visual pode evoluir. Se você optar ou precisar alterar uma decisão de design, basta atualizar o produto e seu documento também.


Como começar com um guia de estilo


Um guia de estilo visual não precisa existir no vácuo. Você pode basear-se em trabalhos anteriores, em diretrizes de marca ou no site de uma organização. Se você está começando do zero e precisa de ideias, confira os portfólios de designers que você pode encontrar em sites como Dribble e Behance .


Como eu começo


Minha técnica é começar com um título ou slide de capa (esse é o primeiro). Costumo esboçar algumas ideias em miniatura primeiro. Depois de muita experimentação, posso ter algumas ideias de que gosto. Vou então começar a implementar essas idéias em um programa gráfico. Você também pode usar o PowerPoint ou uma ferramenta de autoria.


Essa fase de “jogo” pode demorar um pouco. Penso em atender as necessidades do público, o conteúdo e seu ambiente de trabalho. “Quem são esses alunos e como eles se sentirão sobre esse design?”


Eu tento cores, formas e fontes diferentes. Quando acho que estou pronto para seguir em frente, documento a paleta e as fontes que escolhi. Costumo usar um tipo de forma por toda parte e documentar isso também. Este será o início do guia de estilo visual.


O que incluir em um guia de estilo visual


Aqui estão minhas recomendações para os padrões que você pode querer incluir em seu guia. Quando possível, inclua exemplos visuais dos estilos para garantir que todos entendam. Este guia não informa como tomar decisões de design, apenas quais decisões tomar e especificar.


IDI Instituto de Desenho Instrucional



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page