top of page

Guia para Educadores: 4 Dicas para dar Aulas On-line


O ano de 2020 foi cheio de reviravoltas imprevisíveis. Todos nós desejávamos um novo capítulo na vida, mas 2020 planejou um novo estilo de vida para todos nós. A vida virtual se tornou o "novo normal". O surto do coronavírus afetou todas as nossas vidas. De comprar mantimentos a participar de reuniões tudo se tornou virtual. Entre todos os eventos que mudaram a vida, o mais impactado é o setor de educação. Milhares de escolas em todo o mundo foram completamente fechadas, afetando bilhões de alunos. O que se pensava ser um fechamento temporário ainda continua mesmo depois de 6 meses. Consequentemente, Educação Online era a única opção viável e, portanto, todo o sistema educacional mudou da noite para o dia.


Como dar aulas online

Nem todo mundo se sente confortável com aulas particulares online. Embora possa parecer a maneira mais eficiente de aprendizagem, também tem seu próprio conjunto de desvantagens. Porém, em comparação com os alunos, os professores são os mais afetados. A tecnologia não é a preferência de todos. Os professores têm que reaprender completamente alguns dos métodos de ensino a que estão acostumados há muitos anos.


Às vezes, a tutoria online pode ser intimidante, mas o ponto mais importante a ser mantido em mente é que "você ainda é o especialista no assunto - o professor!" E você não está sozinho nesta situação, muitos outros em todo o mundo também estão na mesma condição. Não pode se tornar um mestre durante a noite. Leva tempo e prática. Então continue!


Neste artigo, temos algumas dicas e sugestões que o ajudarão a dar uma aula virtual de maneira mais eficaz.


1. Certifique-se de que a tecnologia e o ambiente de trabalho estão definidos

A primeira e mais importante etapa para dar aulas online é garantir que todos os seus aparelhos técnicos e ambiente de trabalho estejam configurados, livre de distrações. A iluminação e a ergonomia são importantes e impactam na qualidade do seu trabalho.


2. A comunicação é vital

A comunicação é a chave para o sucesso aqui. Ela desempenha um papel fundamental no envolvimento aluno-professor, não apenas em aulas virtuais, mas também em aulas presenciais tradicionais.


Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer aulas para uma sala de aula virtual.


>> Certifique-se de ter seu plano de estudos e materiais bem definidos antes do início da aula.

>> Seus materiais devem ser interessantes. Inclua desenhos, mapas, gráficos, animações, capturas de tela, etc., para enfatizar seus pontos.

>> Dê intervalos adequados entre as sessões para que os alunos tenham tempo para absorver as informações e pensar nas dúvidas que possam ter.

>> Não seja formal, especialmente se você estiver familiarizado com os alunos. Isso ajudará a construir um bom relacionamento e a manter a classe interessada e animada.

>> Mantenha contato com eles por meio de fóruns, e-mail, salas de bate-papo, mensagens, etc.

>> É melhor manter suas aulas curtas ou em uma série de sessões curtas. No entanto, isso depende de vários parâmetros como o tema em si, a participação dos alunos, etc.

>> Você também pode montar um fórum de discussão online e dar aos alunos a oportunidade de não apenas tirar suas dúvidas, mas também participar uma discussão saudável.

>> Receba feedback dos alunos. Isso o ajudará a aprender o ponto de vista deles sobre a sessão e a melhorar qualquer aspecto do seu método.


3. Experimente métodos diferentes

Existem diferentes métodos de ensino online que podem ser experimentados. Não é necessário que um método adequado a um professor também seja adequado a outros. Experimente diferentes métodos e veja qual se adapta melhor ao seu estilo de ensino.


Aqui estão alguns:


>> Programas baseados na web e aprimorados pela web

Eles são muito semelhantes às salas de aula tradicionais. Neste método, o professor usa um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) para compartilhar o plano de estudos, os materiais do curso, tarefas, avaliações e instruções.


>> Cursos online abertos massivos (MOOCs)

Você pode ajudar a moderar um MOOC para seus alunos. Isso despertará o entusiasmo deles, pois estarão aprendendo diretamente com especialistas do setor, o que torna esse conceito ainda mais empolgante e interessante. Além disso, será como uma ventilada de ar fresco dos métodos usuais de ensino, tanto para o professor quanto para o aluno.


>> Cursos invertidos

Este método é onde os professores pré-gravam suas aulas ou fornecem conteúdo de código aberto relevante para seus alunos com antecedência. Isso fornece aos alunos a oportunidade de assistir aos vídeos e fazer testes de avaliação para ajudá-los a ter um melhor entendimento desse tópico. Você também pode fornecer fóruns e salas de bate-papo para os alunos discutirem o que aprenderam.


>> Instruções ponto a ponto

Às vezes é melhor sentar e deixar que os outros subam ao palco. Para manter suas aulas envolventes, permita que seus alunos façam palestras e moderem discussões para ensinar seus colegas de classe. Você também pode fazer com que os alunos se revezem na apresentação do material.


4. Envolva os alunos

É consideravelmente mais fácil envolver os alunos em um ambiente de sala de aula tradicional, onde todos estão presentes juntos, fisicamente. Você terá que fazer esforços adicionais e pensar fora da caixa para manter suas aulas virtuais envolventes. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:


>> Fóruns de discussão

Você pode abrir um fórum online usando a mídia social ou qualquer aplicativo de mensagens e colocar questões e tópicos abertos para discussão. Incentive os alunos a postar suas idéias, soluções, comentários e, em seguida, fornecer feedback. Mas, certifique-se de estabelecer as diretrizes adequadas para esses fóruns.


>> Projetos em grupo

Os projetos geralmente são uma fonte de entusiasmo. Forneça projetos individuais ou em grupo para que isso os ajude a discutir, compartilhar ideias e resolver a tarefa dada, o que também ajuda a manter o processo de aprendizagem interessante.


>> Aprendizagem autodirigida

Dê pequenas tarefas em torno de vários resultados de aprendizagem e deixe os alunos escolherem suas tarefas. Permita que eles façam perguntas sobre suas lições e depois responda.


Neste artigo, enfocamos principalmente os educadores de sala de aula tradicionais e abordamos algumas questões e questões básicas e fundamentais que eles ainda enfrentam ou podem já ter enfrentado.


Espero que tenhamos ajudado você a entender como lidar com o ensino online. Se você tiver alguma dúvida, fique à vontade para deixar um comentário. Estamos a apenas um clique de distância!


IDI Instituto de Desenho Instrucional



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page