top of page

Guia Prático de Microlearning


Impulsione seu treinamento com este guia de instruções do Microlearning


No espírito do microlearning, oferecemos essas dicas, truques e técnicas em peças curtas e digeríveis. Esta lista de qualidades do microlearning é mais um guia de referência com vários itens que são verdadeiros ativos de aprendizagem. Acesse dicas para desenhar suas pílulas de conhecimento:


1. Conheça seu aluno


O envolvimento pode vir de várias técnicas, incluindo gamificação, gráficos, cenários, animação, vídeo e storytelling. Parte de saber o que vai envolver um grupo específico de alunos é conhecê-los. Descubra como eles gostam de aprender. Pergunte suas preferências. Nem todo mundo acha a mesma coisa envolvente. Vale a pena perguntar. Aprender algo que não seja desafiador o suficiente desmotiva os participantes. Aprender de forma que é muito difícil tende a ser opressor. Ambos os cenários criam a probabilidade de os alunos não permanecerem envolvidos.


2. Projete o microlearning acessível


O microlearning que é difícil de encontrar não faz sentido. Se as pessoas tiverem que deixar suas estações de trabalho para encontrá-lo ou gastar vinte minutos procurando os três minutos de informações de que precisam, é muito menos provável que aproveitem as oportunidades de aprendizado criadas pela sua pílula de conhecimento. As expectativas de acessibilidade são altas, especialmente entre os alunos mais jovens. Traga o aprendizado o mais próximo possível do aluno.


3. Foque no relevante


A relevância certamente está relacionada ao conteúdo. O aprendizado direcionado a uma situação que o aluno ainda não experimentou provavelmente não se manterá tão bem quanto o aprendizado que resolve uma demanda imediata. Também pode haver relevância embutida na metodologia de entrega.



Uma regra geral para visualização é tentar usar o mínimo de palavras possível, sem perder a clareza ou o núcleo da mensagem. As pessoas podem ler as palavras. Eles podem ouvir qualquer locução incluída no módulo. Fornecer ao aluno a capacidade de visualizar o processo, as partes individuais ou as informações necessárias é um poderoso auxiliar de aprendizagem. É por isso que animações, vídeos, imagens ou fotos são tão frequentemente usados ​​no microlearning.


5. Faça-o interativo


Ir além de ver e ouvir - por melhor que sejam - a interatividade é poderosa. Até mesmo uma simples manipulação de objetos ou colocar etapas em um processo na ordem certa envolve melhor os alunos. PDFs e infográficos interativos são relativamente fáceis de criar e valem o tempo.


6. Mantenha-o conectado


O microlearning, por definição, é composto de pequenos fragmentos de aprendizagem que geralmente se concentram em um único tema. Idealmente, eles atendem a um único objetivo. Mas isso não significa que eles não possam ser localizados rapidamente em um conteúdo conectado a um tema mais amplo. Pense em um processo de vendas e um cenário em que alguém se esquece de como registrar uma chamada telefônica. O Microlearning pode refrescar a memória do vendedor de forma rápida e fácil. Mas também pode fornecer um lembrete de onde o registro de uma chamada se encaixa no sistema de vendas e deixar claro quais devem ser as próximas etapas. Isso poderia ser feito sem palavras faladas, localizando esta etapa em um continuum visual.



O microlearning deve envolver todos os alunos e cumprir o objetivo do ativo individual criado. Alguns alunos acharão que isso é suficiente - eles aprenderam o que precisavam aprender no momento em que precisaram das informações. Certamente não todos, mas alguns alunos podem estar interessados ​​em um mergulho profundo no tópico do módulo de microlearning. O aluno pode precisar de uma atualização rápida sobre como lubrificar uma peça, mas também deve ter a oportunidade de aprender mais sobre como essa peça se encaixa na máquina inteira ou mesmo na linha de montagem. Alunos mais experientes e engajados só podem beneficiar suas organizações. Dê-lhes oportunidades de aprofundar seu entendimento.


8. Reforce sua marca


Cada ativo de aprendizagem digital é uma oportunidade para uma organização promover e reforçar sua marca internamente. As organizações podem manter as cores da marca, logotipos, declarações de missão e slogans na frente dos membros da equipe a cada oportunidade de aprendizado em que se envolverem.


9. Use recursos variados


A primeira animação de microlearning pode ser envolvente. Pode contar uma história que ressoa com os alunos em um nível pessoal. Ele atinge o objetivo de aprendizagem e dá aos alunos o que precisam. A décima animação pode sofrer com a lei dos rendimentos decrescentes. Por uma questão de envolvimento e interesse do aluno, é uma boa ideia fornecer uma ampla variedade de maneiras de comunicar o aprendizado. Uma animação uma vez. Um infográfico interativo a seguir. Plataformas de aprendizagem bem desenvolvidas podem até dar ao aluno algumas opções sobre a forma como a aprendizagem é ministrada. Mesma mensagem. Ferramentas diferentes.


10. Ative opções de compartilhamento


Se possível em seu LMS atual, faça com que os alunos possam compartilhar recursos de microlearning uns com os outros. Imagine os membros da equipe percebendo que estão na mesma página dentro de um processo. Um membro da equipe encontra rapidamente um ativo de microlearning que esclarece o processo e ajuda a eliminar a dificuldade. Em vez de esperar que os outros membros da equipe localizem o ativo, quão bom seria se o aluno que encontrou a resposta pudesse compartilhar essa resposta com outros membros da equipe?


11. Receba feedback constante


Dê aos alunos oportunidades de fornecer feedback no início do processo de desenvolvimento da construção de ativos de aprendizagem e ao longo do ciclo de vida desses mesmos ativos. Os alunos saberão imediatamente se algo está desatualizado ou incorreto. Eles podem ter sugestões de tópicos adicionais que seriam úteis. Envolva-os no processo e busque feedback por todos os meios disponíveis. As pessoas se envolvem naturalmente quando são solicitadas a contribuir.


12. Invista em social learning


É possível permitir que os alunos compartilhem reações uns com os outros? Imagine o poder de duas pessoas tendo o mesmo conteúdo de microlearning que, apesar de estarem em cidades diferentes ou até mesmo em países diferentes, têm a oportunidade de compartilhar pensamentos e percepções uma com a outra?


13. Mantenha-o Simples


É preciso muito trabalho para fazer algo simples. Na maioria das vezes, aqueles que constroem ativos de aprendizagem erram por causa de muitos objetivos em microlearning do que não o suficiente. Simplicidade não acontece simplesmente, mas vale a pena o esforço, e os alunos irão apreciar seus esforços.


14. Microlearning situacional


Torne o aprendizado o mais específico possível para uma situação exata (ou quase exata) que os alunos enfrentam. Quanto mais conexões eles puderem fazer entre suas tarefas e o aprendizado disponível para eles, melhor será o aprendizado.


Esta lista não é exaustiva. Para aqueles encarregados do trabalho vital de impulsionar pessoas e organizações por meio do aprendizado, esperamos que seja útil.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page