top of page

Inovações em Salas de Aula Virtuais: Repensando o Treinamento e a Entrega do Aprendizado


Mais e mais instituições de ensino, bem como organizações corporativas, estão adotando a tendência de sessões de treinamento virtual; provocando inovações em salas de aula virtuais, desde a telepresença robótica até aulas online internacionais.


3 maneiras pelas quais as inovações em salas de aula virtuais ajudam a aumentar o alcance e a eficácia do treinamento


Aprendizagem assistida por tecnologia versus aprendizagem tradicional em sala de aula – Qual é a melhor no contexto moderno? Há uma longa história de debate entre a eficácia do treinamento em sala de aula versus a facilidade de uso do eLearning individualizado. Para muitos especialistas em aprendizagem, as salas de aula virtuais surgiram como o caminho do meio. As salas de aula virtuais reúnem a acessibilidade e a eficácia do treinamento em sala de aula, bem como a facilidade do eLearning. Por muito tempo, enquanto os méritos da sala de aula virtual eram muitos, poucas organizações podiam pagar pela tecnologia. Mas inovações mais recentes em salas de aula virtuais agora são facilmente acessíveis e prontamente disponíveis. O maior fator no aumento da disponibilidade de salas de aula virtuaisé a fácil disponibilidade de Internet de banda larga e ferramentas de conferência da nova era. Com a utilização dessas tecnologias, a realização de treinamentos virtuais é comercialmente viável e, portanto, cada vez mais popular.


As salas de aula virtuais dão origem a muitas formas e meios interessantes de aprendizagem.


1. Trazendo a colaboração de especialistas para a sala de aula


A moderna tecnologia de colaboração pode ser aproveitada para criar aulas virtuais. As ferramentas de colaboração podem trazer especialistas para enriquecer o aprendizado, ampliar o alcance dos programas de aprendizado e ajudar o corpo docente itinerante a contribuir de forma frutífera sem estar fisicamente presente. Por exemplo, em uma importante escola de jornalismo, os alunos têm acesso a agências de publicidade em todo o mundo e podem apresentar propostas eles ideias. A colaboração virtual enriquece o programa de publicidade abrindo o mundo real para os alunos. Essas oportunidades são muito mais valiosas no mundo real da publicidade do que o conhecimento teórico e tudo isso é possível por meio da tecnologia. As agências de publicidade também ganham com essa interação com a jovem safra de estudantes – identificando novas ideias ou talentos que ajudam a fornecer melhores resultados aos seus clientes.


As ferramentas de colaboração também podem aumentar o alcance de especialistas globalmente. De acordo com um estudo de caso, o Programa de Aprimoramento Educacional do Serviço Social da universidade, uma iniciativa para melhorar a escolaridade no Vietnã, usa o Cisco WebEx regularmente como um meio de facilitar a comunicação bidirecional.


2. A telepresença traz flexibilidade como nunca antes


A maioria das salas de aula virtuais permite que os alunos participem de palestras em sala de aula por meio de videoconferência. Mas as organizações com visão de futuro levaram isso um passo adiante. Com a telepresença robótica, os alunos remotos podem realmente frequentar uma sala de aula. Essa tecnologia demonstra o poder de aprimorar a experiência educacional de alunos remotos de várias maneiras. Por um lado, aumenta o nível de interação social para alunos remotos. Eles podem mudar a direção de um robô para ver os muitos atributos da sala de aula, não apenas o quadro-negro ou um instrutor, mas também os alunos que estão participando ou compartilhando seu trabalho com a turma. Isso realmente beneficia os alunos que estão participando de locais remotos, pois se sentem parte da sala de aula, e não separados dela. Além de ajudar a aumentar a experiência social dos alunos a distância, os robôs também são úteis para ajudar em cursos que ensinam habilidades práticas. Por exemplo, estudantes online de estudos médicos podem usar a telepresença robótica para obter a experiência clínica no local e dominar a habilidade.


3. A colaboração social aumenta a eficácia do treinamento


As interações sociais são parte integrante da aprendizagem e contribuem muito para o sucesso da entrega da aprendizagem. Estudos indicaram que a construção de relacionamento com outros alunos e instrutores é um componente chave na eficácia do aprendizado. Uma maneira de fazer isso por meio de salas de aula virtuais é utilizando recursos de bate-papo para discussões. Outros institutos assumem interações sociais de muitas outras maneiras interessantes. Por exemplo, alunos online da Harvard Business School: a sala de aula virtual tornou-se uma produção completa. A sala de aula Live está localizada em uma estação de televisão pública de Boston e os professores trabalham com uma equipe de produção para facilitar uma aula. Mas o professor não é a única estrela do show. O artigo indica que o estúdio está equipado com uma parede de vídeo semicircular que exibe 60 alunos simultaneamente, facilitando a interação face a face. Os alunos podem fazer perguntas aos instrutores e ouvir suas respostas – tudo em tempo real. A experiência em sala de aula é então replicada tanto quanto possível visualmente para envolver os alunos e incentivar a participação máxima.


As salas de aula virtuais podem ser utilizadas de várias maneiras e as possibilidades são amplas, assim como as avenidas. Depende da criatividade de um instrutor, bem como da organização, para aproveitar seus muitos pontos fortes em benefício dos alunos.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page