O design da experiência de aprendizagem usa estratégias e ferramentas centradas em humanos para desenvolver empatia para um público-alvo ou qualquer grupo que você está tentando entender. O mapa de empatia, emprestado do design da experiência do usuário, é uma ferramenta ideal para ir mais fundo no mundo das pessoas em seu ecossistema. São ferramentas de design centrado em humanos.
Objetivo do mapa de empatia
O mapa de empatia captura e visualiza o que um membro do seu grupo-alvo pode dizer, pensar, sentir e fazer em relação a uma pergunta ou evento. A questão pode ser sobre uma situação no trabalho, uma experiência de aprendizagem, um processo ou qualquer aspecto do grupo-alvo para o qual você deseja maior percepção. O objetivo é melhorar sua compreensão e empatia dos membros do grupo e sintetizar suas observações, entrevistas e outras pesquisas em um formulário concreto e visual. Em termos de análise de público, o mapa de empatia complementa o trabalho que você faz para construir personas.
Surpreendentemente, mapas de empatia podem ser úteis quando você tem pequenos dados para trabalhar. Eles são uma maneira de ajudá-lo a identificar lacunas em seu entendimento para que você possa preencher os buracos.
Simples, mas profundo
A simplicidade do mapa de empatia desmente o fato de que ela pode revelar complexidades significativas sobre ser humano. Por exemplo, ao entrevistar os membros da audiência, você pode encontrar inconsistências em como as pessoas pensam, sentem, falam e agem. Uma pessoa pode pensar uma coisa, mas para proteger sua privacidade, eles dizem outra coisa. Ou uma pessoa pode fazer uma coisa no trabalho para aderir a uma política, mas eles podem pensar que não é a melhor abordagem.
No projeto de experiência de aprendizagem, quando simpatizamos com usuários, participantes e alunos, tentamos entender esses tipos de complexidades e como melhor atender às necessidades do público.
Diferentes tipos de mapas de empatia
Se você procurar por mapas de empatia, você encontrará várias formas diferentes. Lembre-se de que o objetivo é ajudá-lo e sua equipe a desenvolver empatia por um público ou outro grupo. Aqui está uma versão modificada do mapa original, com as áreas como retângulos em vez de triângulos para facilitar a escrita.
Canvas do mapa de empatia
Um dos modelos inclui metas, uma sequência para realizar o processo e pensar e sentir é elevada ao ponto focal.
Como usar um mapa de empatia
Baixe o modelo de mapa de empatia com instruções abaixo ou faça o seu próprio. Eles são simples de criar à mão ou em um programa gráfico.
Assim como com uma persona, considere esboçar um rosto no centro ou inserir um gráfico de uma cara. Ajuda a pensar em termos de uma pessoa real, mesmo que seja um fictício.
Identifique uma pergunta, situação ou evento que você deseja entender. Talvez você queira entender o que é ser um novo gerente em uma organização ou avaliar a eficácia de uma nova orientação.
Trabalhando com uma equipe (ou sozinho se você precisar), preencha o mapa usando o que você sabe sobre a persona. Na área apropriada do mapa, adicione o que os indivíduos disseram, em resposta à sua pergunta. Em seguida, adicione o que eles, embora (ações que eles realizaram) e se sentiam. Às vezes, você pode precisar inferir alguns desses.
Discuta suas descobertas e escreva seus insights e conclusões na página também. Se você estiver trabalhando sozinho, encontre um parceiro para colaborar nas conclusões.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments