Recentemente, o termo microlearning está se tornando cada vez mais predominante no campo de treinamento e desenvolvimento de funcionários. Já se foi o tempo em que os funcionários eram obrigados a assistir a longos e enfadonhos programas de treinamento. Hoje em dia, os funcionários preferem o aprendizado em trânsito que os ajuda a adquirir habilidades essenciais sem sacrificar o tempo gasto em outras tarefas. É aqui que brilha o microlearning. Envolve informações curtas e direcionadas que são mais fáceis de aprender e compreender para uma força de trabalho moderna.
Os materiais de aprendizagem de tamanho reduzido, como vídeos, podcasts, PowerPoints e infográficos, ajudam os funcionários a concluir um curso mais rápido. Uma das principais razões da popularidade do microlearning é sua capacidade de tornar o aprendizado mais interessante e envolvente sem levar muito tempo. Aqui estão 6 razões pelas quais você deve fazer do microlearning parte do seu programa de treinamento e desenvolvimento de funcionários:
1. Melhora a retenção de conhecimento
Quando um programa de aprendizagem é longo, seus funcionários podem esquecer rapidamente as informações que coletaram. Eles podem achar o curso chato e se esforçar para obter tudo o que precisam dele. No entanto, este não é o caso do microlearning. Ele se concentra em uma única habilidade e apresenta o conteúdo de aprendizagem em um formato fácil de digerir. Quando o conteúdo não é tão denso, seus funcionários o retêm melhor e podem recuperá-lo mais rápido quando a situação exige. Isso permite que seus funcionários incorporem o conhecimento adquirido em suas tarefas do dia-a-dia mais facilmente.
2. Torna o aprendizado envolvente
O envolvimento é a chave para o sucesso de um programa de Aprendizagem e Desenvolvimento. Quando os alunos não estão engajados, sua eficiência e produtividade diminuem, e eles podem não estar motivados para aderir a nenhum programa de aprendizagem no futuro. Microlearning, no entanto, aumenta o engajamento. De acordo com um estudo de pesquisa do Software Advice, mais de 50% dos alunos consideram o microlearning interessante. Como o conteúdo é tão direcionado e oportuno, há menos chance de seus funcionários se distraírem ou ficarem entediados. Ter conteúdo relevante, mas pequeno, irá motivá-los a concluir mais cursos.
3. Aborda as lacunas de habilidades
Quando os funcionários descobrem que não têm as habilidades necessárias para fazer um trabalho, sua motivação, produtividade e satisfação diminuem. Com o microlearning, é fácil fechar as lacunas de habilidades em sua organização. A própria natureza do microlearning permite uma melhor concentração para que seus funcionários possam se tornar proficientes em uma habilidade específica. Por exemplo, se seus funcionários não conseguem concluir seus projetos dentro dos prazos, criar um pequeno vídeo que reitera os benefícios do gerenciamento de tempo e fornece dicas práticas para melhorar o gerenciamento de tempo pode realmente ajudar.
4. Aumenta a satisfação do funcionário
O treinamento e a satisfação dos funcionários estão intimamente relacionados. Treinamento e desenvolvimento são algumas das maneiras de permitir que os funcionários saibam que seu trabalho é valorizado em sua organização. As técnicas de microaprendizagem tornam o aprendizado o mais fácil e agradável possível. Para ser eficaz, o conteúdo deve ser curto, informativo, interativo, claro, voltado para a ação e útil. À medida que adquirem novas habilidades para desempenhar melhor suas responsabilidades de trabalho, seus funcionários se sentirão mais felizes em suas funções na organização.
5. Reduz o tempo de desenvolvimento de conteúdo
Uma das maiores vantagens do microlearning é que ele torna o processo de aprendizagem fácil tanto para os alunos quanto para os desenvolvedores do curso. A criação de um conteúdo de aprendizagem abrangente para os funcionários geralmente leva muito tempo. Microlearning divide o desenvolvimento em projetos menores, visando tópicos muito específicos. Isso torna a criação de conteúdo muito mais simples. Os custos de desenvolvimento do curso também são baixos quando comparados ao aprendizado tradicional, pois você não precisa pagar pelo espaço para palestras e instrutores.
6. Torna o aprendizado mais flexível
Microlearning é tão popular no mundo corporativo porque permite que os alunos assumam o controle de seus cursos. Eles podem escolher o curso mais relevante para eles, ao contrário do modelo único. É isso que motiva os funcionários da geração Y e da geração Z a participarem ativamente dos cursos de microlearning. O microlearning também pode se tornar um grande sucesso quando combinado com o aprendizado móvel. Essa combinação fornece aos alunos uma experiência de aprendizagem flexível e permite que eles aprendam em seu próprio ritmo. Os desenvolvedores do curso devem garantir que seu conteúdo de microlearning seja facilmente acessível e compatível com dispositivos móveis.
Pensamentos finais
Microlearning é uma técnica de aprendizagem muito poderosa que capacita seus funcionários e os ajuda a desenvolver suas habilidades sem se comprometerem com cursos longos e potencialmente tediosos. Isso torna os programas de aprendizado de funcionários mais envolventes e interessantes. Quando combinado com o aprendizado móvel, pode trazer uma infinidade de benefícios para sua organização.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#microlearning #desenhoinstrucional #designinstrucional #desenhoeducacional #ead #elearning #cursosonline #treinamentosonline #treinamento #desenvolvimento #conteudosead #experienciasdeaprendizagem #rh #dho #EducaçãoCorporativa #Aprendizagem #GestãoDePessoas #UserExperience #GestãoDoConhecimento #professor #professora #professores #professoras #montarcursosonline #criarcursosonline #criarcursos #montarcursos
Comments