top of page

O Futuro é Digital: Sua Equipe está Pronta para Isso?


Você está pronto para transformar sua força de trabalho e ficar à frente do jogo na era digital? Neste artigo, mergulhamos na questão premente da lacuna de habilidades digitais e fornecemos soluções acionáveis ​​para resolvê-la. Não fique para trás; continue lendo para descobrir como preencher a lacuna.


Como superar a lacuna de habilidades digitais


A força de trabalho do Reino Unido tem uma lacuna significativa de habilidades digitais, com cerca de 17 milhões de pessoas no país precisando de mais habilidades digitais básicas para o local de trabalho moderno a partir de 2021. De acordo com um relatório do Comitê de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Comuns do Reino Unido, essa lacuna de habilidades custou ao Reino Unido cerca de £ 63 bilhões por ano em PIB perdido. Isso não é surpreendente, já que quase três em cada cinco trabalhadores dizem que seu empregador nunca lhes forneceu treinamento para melhorar suas habilidades digitais.


A pandemia iluminou o problema causado pela lacuna de habilidades digitais, pois o trabalho remoto se tornou uma realidade da noite para o dia. Embora muitos indivíduos tenham adaptado e aprimorado suas habilidades digitais durante esse período, ainda há uma necessidade significativa de aprimoramento e requalificação em vários setores e indústrias. Apesar das iniciativas criadas para fornecer treinamento em habilidades digitais e incentivar as empresas a investir pelo governo do Reino Unido, mais precisa ser feito. Paul Geddes, CEO da QA, afirma: "Também precisamos falar sobre onde os empregadores se encaixam em tudo isso... A lacuna de habilidades digitais não é apenas um problema, é um problema iminente que, se não controlarmos num futuro próximo, pode ter repercussões significativas para a economia do Reino Unido."


3 maneiras de fechar a lacuna de habilidades digitais


Muitas habilidades digitais são necessárias no Reino Unido, incluindo análise e gerenciamento de dados, segurança cibernética, computação em nuvem, IA e aprendizado de máquina. A decisão de quais habilidades investir depende inteiramente da organização, seu setor, capacidades atuais e uma infinidade de outros fatores. No entanto, o caminho para desenvolver tais habilidades é mais claro.



1. Invista em treinamento e desenvolvimento


Os líderes empresariais podem mitigar esse resultado desfavorável fechando eles próprios a lacuna de habilidades digitais. Investir em treinamento e desenvolvimento é uma das principais formas de atingir esse objetivo. Existem várias estratégias que uma organização pode adotar; alguns dos favoritos do Masters in Mind incluem a oferta de programas de treinamento, cursos de eLearning e a criação de uma cultura de habilidades digitais, incentivando o aprendizado contínuo.


Os programas de treinamento podem ser fornecidos por meio de vários métodos, como cursos on-line, treinamento conduzido por instrutor, webinars ou workshops. Dito isto, uma abordagem mista é particularmente pertinente no contexto das competências digitais. A combinação de eLearning e consultoria tradicional em sala de aula atende a mais estilos e ritmos de aprendizagem, melhorando os resultados. O International Journal of Emerging Technologies in Learning descobriu que uma abordagem de aprendizado combinado melhorou os resultados do aprendizado e aumentou a satisfação dos funcionários com o programa de treinamento. Além disso, a indústria de eLearning descobriu que uma abordagem combinada pode melhorar o envolvimento, a motivação e a retenção de conhecimento em comparação com os programas tradicionais baseados em sala de aula.


O treinamento e o desenvolvimento não apenas contribuem para diminuir a lacuna de habilidades digitais, mas as organizações já estão bem cientes de que aqueles que efetivamente aprimoram e requalificam sua força de trabalho geram regularmente um ROI de seis vezes o custo inicial. Isso é alcançado por meio do aumento da produtividade, inovação e redução da rotatividade. Isso foi apoiado pela Deloitte, que descobriu que as organizações que investem no desenvolvimento e qualificação de funcionários têm maior probabilidade de sucesso a longo prazo, com maior crescimento e margens de lucro.


2. Associações e redes da indústria


Outra maneira pela qual os empregadores podem contribuir para diminuir a lacuna de habilidades digitais de sua organização é por meio de associações e redes do setor. O envolvimento regular com essas redes garante que você esteja atualizado com as últimas tendências e desenvolvimentos digitais. Um estudo conduzido pela Harvard Business Review apoiou isso com evidências de que as empresas que colaboram regularmente com parceiros externos são mais propensas a adotar novas tecnologias. Além disso, o National Center for the Middle Market descobriu que isso melhora a posição de uma organização no mercado ao obter acesso a recursos e conhecimentos valiosos. Alguns exemplos de associações do setor são The Open Networking Foundation, The Institute of Electrical and Electronics Engineers e The Cloud Native Computing Foundation.


3. Diversidade e Inclusão


Outra forma é através da diversidade e inclusão, que já é conhecida por aumentar a receita em até 2,3 vezes mais lucros por funcionário do que suas contrapartes menos diversificadas. As organizações que criam um local de trabalho diversificado e inclusivo têm maior probabilidade de incentivar indivíduos com uma variedade de formações, experiências e capacidades. Isso ajuda em uma infinidade de maneiras. Por exemplo, organizações com força de trabalho diversificada estão mais bem posicionadas para atrair e reter os melhores talentos; em geral, esses indivíduos estão mais bem preparados para desenvolver soluções inovadoras para problemas complexos, incluindo iniciativas de transformação digital, conforme constatado pela McKinsey & Company.


Outra maneira pela qual a diversidade e a inclusão são importantes nesse contexto é por meio da construção de uma cultura inclusiva no local de trabalho. Essa cultura garante que todos os funcionários se sintam valorizados e incluídos, levando a níveis mais altos de engajamento e produtividade. Quando os funcionários se sentem respeitados e apoiados, eles geralmente ficam mais motivados a aprender novas habilidades digitais, conforme evidenciado por um estudo realizado pela SHRM, que descobriu que uma força de trabalho diversificada também cria uma cultura inclusiva de aprendizado. Diversidade e inclusão são aspectos importantes para fechar a lacuna de habilidades digitais e permanecer competitivo na economia digital atual.


Conclusão


Há, é claro, muitas maneiras pelas quais as organizações podem lidar com esse problema. Embora L&D, associações e redes da indústria e melhoria da diversidade e inclusão sejam algumas das formas mais eficazes, o tipo de estratégia que se deve escolher depende da organização. A única decisão errada é a inação.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page