top of page

O Irmão Desconhecido do Microlearning



O micro-aprendizado está muito em alta agora. Mas não vou deliberar sobre sua definição. Nem vou tentar convencê-lo a embarcar ou abandonar o navio.


Em vez disso, vou considerar em primeiro lugar como o micro-learning pode ser usado em um contexto de treinamento corporativo; e em segundo lugar, gire para algo um pouco diferente.


E se você encontrar algum valor nessas reflexões, eu ficaria encantado.


Como o microlearning pode ser usado


A natureza da microaprendizagem se presta ao modelo de campanha.


Pacotes de conteúdo independentes, mas relacionados, que são distribuídos ao longo do tempo, podem ser integrados ao dia de trabalho do público-alvo e, portanto, reduzir o tempo “fora do chão”. Nesse contexto, a microaprendizagem é o treinamento.


Da mesma forma, vejo uma oportunidade para que o micro-aprendizagem seja implantado antes do treinamento. O conteúdo pode preparar o público-alvo para a experiência a seguir, talvez na forma de uma aula invertida.


E, claro, também vejo uma oportunidade para que o micro-learning seja implantado após o treinamento: o que se pode chamar de “reforço” para melhorar a retenção e aumentar a probabilidade de transferência de conhecimento.


Claro, mas funciona?


Bem, a ciência cognitiva sugere que sim. Eu recomendo ler sobre a curva do esquecimento, teoria da subsunção, Piaget, carga cognitiva, efeito de espaçamento e intercalação. Vale a pena.


O pivô


Embora eu seja obviamente um defensor da microaprendizagem, uma variante menos badalada, mas talvez igualmente importante, é a microavaliação .


Isso é semelhante ao micro-aprendizagem, exceto que o conteúdo está no formato de pergunta - de preferência baseado em cenário e rico em feedback.


Em certo sentido, as duas abordagens podem ser confundidas. A avaliação formativa não é novidade, e algumas perguntas diárias durante um determinado período de tempo podem constituir treinamento, ou estimular o pré-treinamento de pensamento crítico, ou promover o pós-treinamento de aplicação.


Se você quiser mais leitura na hora de dormir, sugiro procurar o efeito do teste ou seus sinônimos, prática de recuperação e recordação ativa.


No entanto, sinto que o potencial inexplorado da microavaliação está em seu poder somativo . À medida que o banco de resultados se acumula ao longo do tempo, os dados podem ser usados ​​para diagnosticar a compreensão da população sobre o assunto. Se as perguntas estiverem alinhadas às competências, as lacunas de conhecimento podem ser identificadas e fechadas com outras intervenções.


Assim, a microavaliação pode ser aproveitada para executar uma estratégia de avaliação em primeiro lugar , aumentando assim a relevância da oferta de serviços de T&D para o negócio.


E se você quiser ler ainda mais antes de dormir, sugiro explorar a metacognição e seu efeito na motivação.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page