top of page
Foto do escritorInstituto DI

O Mundo Precisa de Mais Listas de Verificação




Uma das mais brilhantes ajudas cognitivas concebida por alguns humanos é a lista de verificação. Escondido neste formato enganosamente simples é um tipo de suporte de desempenho que salvou vidas no ar e na mesa da sala de cirurgia. Os hospitais com visão de futuro usam listas de verificação para impedir a disseminação de infecções hospitalares. Os engenheiros de fatores humanos os utilizam para projetar e desenvolver produtos. Recrutadores os usam para avaliar candidatos.


Listas de verificação são um auxílio cognitivo


As listas de verificação, como você sabe, são listas predefinidas de tarefas ou comportamentos que as pessoas usam como um guia quando uma atividade tem muitos elementos ou é intrincada demais para ser lembrada. É um apoio cognitivo.


A primeira lista de verificação foi criada em 1935 por um grupo de pilotos após um acidente de avião fatal causado por erro do piloto. Naquela época, um piloto altamente experiente estava pilotando um novo avião com um sistema mais complexo do que qualquer um tinha usado anteriormente. As tarefas necessárias para a decolagem superaram as capacidades da memória humana, fazendo com que o piloto esquecesse uma tarefa crítica. Após este episódio, a lista de verificação nasceu para evitar que um erro fatal similar aconteça novamente.


As listas de verificação funcionam bem tanto para novatos quanto para especialistas, pois liberam recursos do cérebro, poupando o usuário de ter que lembrar de cada elemento de um processo ou de cada item para verificar. Quanto mais complexa a tarefa, mais importante é ter uma lista de verificação para reduzir os erros.


Benefícios das Listas de Verificação


Listas de verificação têm muito valor. Veja se você conhece outro formato que corresponda a esses benefícios:


- Barato para criar

- Fácil de usar

- Fácil de aplicar

- Fácil de adaptar para outro propósito

- Reduz erros

- Fornece benefícios imediatos durante o uso


Além disso, listas de verificação podem ser criadas e usadas em papel ou on-line. Elas são tão boas para tomar decisões críticas quanto o tempo, pois são metodicamente submetidos a um procedimento passo a passo. Eles podem trabalhar em qualquer campo que exija mais memória de trabalho do que os seres humanos - desde o suporte ao cliente até a reparação automática e a prática da medicina.


Desvantagens das Listas de Verificação


As listas de verificação têm alguns negativos, mas não muitos:


- Elas podem estar incompletos

- Elas podem ser difíceis de usar em algumas situações

- Elas podem não corresponder à tarefa em questão porque são muito simplificadas

- Os especialistas podem ficar ofendidos com a ideia de precisar de uma lista de verificação


Tipos de Listas de Verificação


Se você não tiver certeza se uma lista de verificação melhorará os resultados de desempenho de seus projetos atuais ou futuros, observe os diferentes propósitos que eles podem ter:


- Procedimentos passo a passo: Eles levam a pessoa através de um procedimento complexo para minimizar os erros.

- Verificação e Inspeção: permitem que alguém verifique se uma tarefa foi realizada corretamente para fins de inspeção.

- Avaliação: Uma lista de verificação de avaliação permite que o usuário avalie uma pessoa ou um produto. Por exemplo, se alguém é uma boa correspondência para um trabalho específico. Ou se um produto tem todos os componentes e funções para os quais você está procurando.

- Solução de problemas: Uma lista de verificação pode ser usada para encontrar um erro técnico ou mecânico ao listar maneiras de solucionar problemas comuns.

- Observação: Esta lista de verificação delineia um conjunto de possíveis comportamentos que um observador pode verificar ao tentar entender como alguém realiza uma tarefa ou reage a determinadas situações.


Listas de verificação para suporte de desempenho


Usar listas de verificação para suporte de desempenho não é um conceito novo, e para que esse um auxílio possa ser qualificado como suporte ao desempenho, ele deve “... abrigar informações, processos ou perspectivas valiosos que visam uma necessidade ou tarefa.”


Listas de verificação para substituir cursos


Provavelmente, todos concordamos que a maioria das organizações padroniza a criação de cursos sempre que houver a necessidade de mudar o comportamento ou disseminar informações. Em muitas dessas situações, é quase impossível comprometer o conteúdo na memória. Em determinadas situações, você poderá substituir cursos por uma lista de verificação. Por exemplo, esse tipo de conteúdo pode ser apresentado com uma lista de verificação em vez de um curso:


- Como fazer um procedimento simples passo-a-passo

- Como fazer uma inspeção (você pode precisar adicionar imagens)

- Como observar e avaliar comportamentos


Se as tarefas forem simples ou se seu público tiver experiência suficiente para visualizar uma lista de verificação e entendê-la, considere a possibilidade de substituir o curso por uma lista de verificação. Você poderia começar a lista de verificação com uma explicação de uma página para adicionar esclarecimentos.


Quatro recursos para criar listas de verificação online


Existem muitas ferramentas on-line dedicadas à criação de listas de verificação. Abaixo estão alguns recursos para fazer isso online:


- Google Keep

- Wunderlist

- Any.do

- Todoist

- Remember the Milk

- HabitRPG


Vamos listar?


IDI Instituto de Desenho Instrucional



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page