top of page

O Mundo Secreto de Aprendizado



Um dos meus colegas na Austrália, Arun Pradhan , está desenvolvendo um aplicativo para nos ajudar a aprender de forma mais inteligente, rápida e profunda.


Para obter informações sobre como aprendemos no mundo real, ele está entrando em contato com profissionais de T&D, CEOs, empreendedores, atores e artistas que dominam habilidades complexas, com o objetivo de descobrir nossos “segredos de aprendizado”.


Arun faz 4 perguntas específicas e minhas respostas são as seguintes…


Q1. Em sua vida profissional, como você aprendeu efetivamente com a experiência, por favor, dê um exemplo, se possível? (por exemplo, como você usou a prática intencional, aprendeu com o fracasso, aprendeu com projetos ambiciosos e/ou usou a reflexão)


Quando entrei no e-learning, era tudo muito novo para todos. É claro que o treinamento baseado em computador já existia há décadas, mas quando a World Wide Web decolou na década de 1990, transformou a educação.


Quando assumi minha primeira função neste espaço, aprendi principalmente com a experiência porque não havia muitas alternativas disponíveis. Eu aprendia o que precisava “on the go” ou just in time, imediatamente colocando em prática e vendo como funcionava – seja o design de uma página da web mexendo com HTML e JavaScript, ou a produção de um produto entrando na plataforma e trabalhando nele.


Q2. Em sua vida profissional, como você aprendeu efetivamente com as pessoas, por favor, dê um exemplo, se possível? (por exemplo, como você aprendeu com equipes de projeto, mentores, treinadores e/ou redes sociais mais amplas)


Com o tempo percebi que aprender com outras pessoas não é apenas importante, mas crucial para o meu desenvolvimento profissional. Hoje em dia, as conferências são um pouco ruins, mas sempre aprendo algo útil ao ver o que outras pessoas fizeram. Também gosto de encontros, e as mídias sociais levaram minha rede ponto a ponto a um nível totalmente novo.


Acho importante manter relacionamentos com pessoas que não são apenas conhecedoras e experientes, mas também abertas e generosas; esses relacionamentos são vias de mão dupla à medida que você aprende um com o outro. Também conheço alguém que respeito imensamente e que considero um mentor; Procuro sua visão sobre os assuntos em que estou pensando e troco ideias com ele para obter sua perspectiva.


Portanto, minha recomendação é se envolver ativamente com outras pessoas, utilizando todos os vários meios para fazê-lo.


Q3. Em sua vida profissional, como você aprendeu efetivamente em cursos, pesquisas ou investigações, por favor, dê um exemplo, se possível? (por exemplo, como você aprendeu lendo na web, lendo livros ou participando de conferências/cursos)


Está tudo muito bem aprender com a experiência e rolar com os socos à medida que avança, mas você tem que tomar cuidado para não saber o que não sabe.


Quando decidi fazer do e-learning a minha carreira, voltei à universidade para fazer um Mestrado em Ciências da Aprendizagem e Tecnologia. Este curso abriu meus olhos para conceitos que eu nunca teria apreciado de outra forma, como a teoria da aprendizagem, e aumentou minha consciência sobre importantes pesquisas empíricas.


Depois da universidade, leio muitos blogs e fico de olho nas revistas acadêmicas. Também gosto de realizar meus próprios “mini” estudos de pesquisa no trabalho, testando algo novo e vendo como vai.


Q4. Qual é o seu principal conselho para quem deseja desenvolver mais rapidamente e aprender habilidades complexas nos locais de trabalho modernos?


Você tem que fazer isso. Sim, leia muito e converse com muitas pessoas, mas não à custa de tentar. Só então você pode obter os insights de que realmente precisa e apreciar as nuances da aplicação na vida real.


O local de trabalho sempre terá mais VUCA, portanto, mantendo uma mentalidade experimental, você pode ter confiança para enfrentar o que vier.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page