top of page

O Poder de Contar Histórias no E-Learning


Um dos desafios mais comuns do eLearning é criar vínculo emocional e dominar a arte de manter seu público envolvido.


Cative e envolva seu público de eLearning por meio da narrativa

Embora seja muito mais fácil manter as pessoas inspiradas ao combinar linguagem corporal com presença física em uma sala de aula ou sala de aula, lidar com aulas virtuais de eLearning é muito mais desafiador. O truque que ajuda a resolver esse problema remonta aos antigos programas de teatro de rádio, onde só se ouvia o apresentador e os dubladores. Isso ajudou a manter os ouvintes engajados e grudados no rádio porque a narrativa trouxe as coisas para outro nível.

Como usar o storytelling para envolver seu público

1. Crie um esboço básico

Antes de iniciar uma sessão de eLearning ou uma aula virtual, certifique-se de criar um esboço mental ou escrito. Ao planejar usar o poder da narrativa, você deve começar com um gancho forte ou um argumento que inspire instantaneamente as pessoas. Mesmo que você esteja iniciando um debate, você deve fazer uma declaração e oferecer informações estatísticas ou algo relacionado ao seu assunto. Como alternativa, você pode iniciar uma aula virtual com uma pesquisa onde coleta informações e ajusta seu plano de aula em tempo real, tornando as coisas ainda mais interativas.

2. Adicione exemplos úteis

Outro método de contar histórias é adicionar exemplos práticos e relevantes. Uma das vantagens mais importantes do eLearning é o uso da tecnologia. É exatamente por isso que o uso de vídeos TEDx ajuda a ilustrar conceitos complexos conforme as coisas são explicadas visualmente. A mesma fórmula funciona quando você tem que contar uma história e conceder uma entrevista com um especialista ou citar fontes de primeira mão que vão ajudar as pessoas a se relacionarem. Por exemplo, é possível falar sobre preconceito racial usando teoria ou conceitos sociais. Mas o conteúdo ficará muito mais emocionante e profundo quando você adicionar as palavras de uma pessoa famosa ou usar uma entrevista com alguém que já passou pelos desafios.

3. Combine design e conteúdo escrito

A arte de contar histórias no eLearning é feita em formato digital, o que significa que você deve prestar atenção à formatação e acessibilidade. Embora você possa fornecer informações no estilo clássico APA ou MLA para representar um exemplo, isso não manterá seu público envolvido. Considere criar uma apresentação, adicionando dados estatísticos, trechos de áudio, música de fundo motivacional e gráficos. Quando você cria vários elementos multimídia e divide parágrafos longos para tornar as coisas mais acessíveis, seus alunos se sentirão mais focados e inspirados.

4. Fazendo pausas interativas

Tempo é tudo! Você já notou como um bom contador de histórias sempre faz uma pausa e olha para o público? Não é porque eles parecem esquecer a história ou precisam se lembrar de algo. Isso é feito intencionalmente para adicionar um efeito dramático e permitir que você capture as informações de maneira diferente. Ao lidar com um assunto complexo ou ter que abordar mais de um tópico durante a aula digital, você deve fazer pausas interativas. Fale com seu público, faça pausas, faça perguntas, ouça as respostas e adicione uma competição interativa.

5. Use vários recursos literários

A arte de contar histórias está no uso correto de fortes comparações, alegorias, metáforas, repetições dramáticas e no tom de sua voz. É exatamente por isso que os livros são sempre diferentes para qualquer pessoa, pois imaginamos como cada personagem fala e se representa. Tente falar em mais de um tom quando estiver citando alguém ou falando sobre aspectos importantes. Ao mesmo tempo, tente não exagerar ao discutir assuntos sérios. Ainda assim, mantenha o conteúdo emocional presente, pois ajudará a tornar uma sessão de eLearning mais interessante e ajudará seu público a se envolver.

Dê poder ao público

Embora você esteja usando a arte de contar histórias para ensinar um determinado assunto, ainda é um desafio manter todos envolvidos ao apresentar conceitos complexos ou exemplos práticos. Você pode pedir ao seu público para se envolver e expressar suas preocupações, mas isso não funcionará facilmente! O truque secreto aqui é manter seu público no controle para conduzir a aula junto com você. Deixe seus alunos assumirem o poder e assumirem várias responsabilidades criando esboços e pesquisas. Dessa forma, você os ajudará a trabalhar como coanfitriões e adicionará seus pensamentos, sabedoria, habilidades únicas e comentários. Uma vez que a pessoa se sinta engajada e aborde todas as ferramentas técnicas, cada sessão de eLearning se tornará mais vívida e comovente!


IDI Instituto de Desenho Instrucional


 
 
 

コメント


bottom of page