top of page
Foto do escritorInstituto DI

O Processo Scrum: Como Ele Ajuda você a Gerenciar Projetos de e-Learning


Vamos encarar: por mais útil que ADDIE seja como uma metodologia de Design Instrucional, ela não guia realmente o processo de Gerenciamento de Projetos. Isso porque ADDIE, como muitas metodologias de Design Instrucional, não foi originalmente projetado com o "e" em mente. Essa é a etapa de "avaliação" na estrutura de Design Instrucional de Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação (ADDIE).


Embora os modelos de design instrucional sejam ótimos para avaliar necessidades, chegar à raiz dos problemas e projetar soluções eficazes, eles não podem ajudá-lo a gerenciar recursos multimídia ou manipular as tarefas de administração do LMS. Mas você sabe o que pode? Scrum.


Neste artigo, você aprenderá:

- O que é o Scrum e como ele ajuda você a gerenciar o “e” em projetos de e-Learning

- Como começar a usar o Scrum hoje

- Como facilitar uma reunião diária eficaz do Scrum


Depois de ler este artigo, você pode começar a usar o Scrum para manter sua equipe informada, organizada e focada em sua meta compartilhada: criar uma entrega de e-Learning bem-sucedida que agregue valor aos negócios.


Scrum pega onde ADDIE deixa


Talvez você tenha ouvido falar do Scrum, mas não saiba exatamente o que é.


Simplificando: o Scrum é um processo tipicamente associado ao Agile Project Management.


Comumente usado por equipes de desenvolvimento de software, o processo Scrum ajuda a gerenciar riscos relacionados a escopo, alocação de recursos ou utilização, cronograma e testes. Os projetos de design e desenvolvimento de aprendizado online compartilham esses riscos, e é aí que o Scrum agrega valor.


O Gerenciamento de Projetos do Scrum ajuda você a liderar projetos de e-learning, tornando o procedimento operacional padrão para os membros da equipe fazerem regularmente ao longo do processo de desenvolvimento:


- Compartilhar atualizações de status diárias no nível da tarefa

- Solicitar feedback de clientes ou partes interessadas

- Mantenha o que funciona e mude o que não funciona


Gerenciar um projeto de eLearning com essa estrutura oferece visibilidade e comunicação contínuas para que você possa solucionar problemas com antecedência e com frequência. Além disso, a prática de iterar conforme necessário ajuda a responder e gerenciar riscos de uma forma que complementa os modelos tradicionais de Design Instrucional.


Há uma última coisa que quero dizer sobre o Scrum antes de prosseguir: se um desses componentes não serve a um propósito para o seu projeto de e-Learning, você não precisa usá-lo. Nada é obrigatório ou obrigatório. Você pode usar o Scrum da maneira que fizer sentido para sua equipe de projeto de eLearning .


Comece com a reunião diária em pé


Quer começar a usar o Scrum imediatamente, mas não sabe por onde começar? Considere instituir uma reunião diária em pé.


Algumas equipes chamam isso de Daily Scrum. Outros, como minha equipe, simplesmente chamam isso de Standup. O que quer que você chame, seu objetivo é acompanhar o progresso em direção ao objetivo do projeto a cada dia.


Eu aprecio o standup diário por 3 razões principais:

1. Isso força nossa equipe a se comunicar regularmente e com atenção.

2. Muitas vezes elimina a necessidade de reuniões pontuais ao longo do dia.

3. É assim que descobrimos gargalos mais cedo do que tarde.


Os Standups fornecem um fórum para relatar os obstáculos que impedem os membros da equipe de concluírem o trabalho e um meio para planejar a remoção deles. Sem essa reunião, os gerentes de projeto de eLearning poderiam passar dias sem saber de um problema, possivelmente colocando em risco o cronograma do projeto - ou mesmo o orçamento.


O que você precisa saber sobre a reunião diária em pé


Esta é uma reunião diária de 15 minutos para a equipe que trabalha no projeto eLearning. É para ser breve, então todos continuam de pé.


Cada membro da equipe relata o que eles realizaram desde a última apresentação, o que planejam realizar hoje e quais obstáculos estão em seu caminho. Para simplificar, as equipes realizam essa reunião no mesmo horário e lugar todos os dias.


Como Facilitar uma Reunião Standup Diária Eficaz


Durante a reunião diária em pé, cada membro da equipe responde às 3 perguntas:

- O que eu fiz ontem para ajudar a equipe a atingir a meta do projeto eLearning?

- O que farei hoje para ajudar a equipe a atingir a meta do projeto eLearning?

- O que está me impedindo de atingir a meta do projeto eLearning?


A reunião enfoca o que cada membro da equipe realizou ontem e o que eles realizarão hoje. A equipe deixa essa reunião sabendo o que é feito e o que vem a seguir.


Mantenha estas diretrizes em mente ao facilitar reuniões em pé:

- Exija que todos os membros da equipe participem do standup e permaneçam presentes durante toda a reunião.

- Siga a agenda das três perguntas.

- Redirecione os participantes se eles desviarem do tópico.

- Solucione problemas e discuta questões profundas imediatamente após o standup diário.

- Informe os novos participantes dessas diretrizes; fornecer lembretes conforme necessário.


Conclusão

Você precisa de metodologias de Design Instrucional para criar ótimas atividades de aprendizado. Mas isso não é suficiente para gerenciar projetos de e-learning bem-sucedidos. Você precisa do Scrum para os componentes não instrucionais de seus projetos. Use-o para criar, publicar, testar e iniciar seu próximo curso de eLearning. Quer aumentar a qualidade e eficiência? Use scrum.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page