top of page

O que é Aprendizagem Multimodal?


Aprendizagem multimodal é ensinar um conceito por meio de métodos visuais, auditivos, de leitura, escrita e cinestésicos. Destina-se a melhorar a qualidade do ensino, combinando a entrega de conteúdo com o melhor modo de aprendizagem do aluno.


O que você precisa saber sobre aprendizagem multimodal


Você já teve seu professor tentando explicar algo para você em vão, apenas para você entender depois de ver uma ilustração sobre o conceito? Para uma experiência educacional mais completa, os professores devem ser bem versados ​​na implementação da aprendizagem multimodal.


As escolas geralmente têm um corpo discente diversificado, composto por alunos com estilos de aprendizagem diferentes. Enquanto alguns alunos preferem uma explicação oral sobre como realizar uma tarefa, outros preferem uma demonstração física da mesma. De acordo com o Centro de Sucesso Acadêmico Gordon Kelley, os alunos expostos a vários estilos de aprendizagem (multimodal) podem aprender mais rápido, mais profundamente e também reter mais do que aprenderam.



Para entender a aprendizagem multimodal, primeiro você deve conhecer as diferentes modalidades e suas características.


Os modos são canais de informação. Eles incluem:


> Discurso

> Áudio

> Escrito e impresso

> Ilustrações


A maioria das plataformas de aprendizagem on-line típicas já possuem esses modos integrados ao sistema por design. Ainda assim, é útil entender os princípios da aprendizagem multimodal para se tornar um educador melhor.


Um exemplo é que as pessoas aprendem com as imagens reagindo a dicas visuais, como fotos e gráficos. As pessoas também podem aprender com a cinestética reagindo a sinais táteis, como ações e movimentos.


A aprendizagem multimodal é ensinar um conceito usando mais de um modo. Ao envolver a mente em vários estilos de aprendizagem ao mesmo tempo, os alunos experimentam um estilo de aprendizagem diversificado que se adapta coletivamente a todos eles.


A estrutura VARK explicada


Existem alguns modelos para explicar estilos de aprendizagem, o mais popular deles sendo o modelo VARK de Neil Fleming.


O modelo VARK sugere que existem quatro tipos principais de alunos: visual, auditivo, leitura / escrita e cinestésico.


> Visual

Eles aprendem melhor vendo. Recursos visuais, como imagens e gráficos, são úteis.


> Auditivo

Eles aprendem melhor ouvindo. Audiolivros e podcasts têm preferência em relação a outros modos.


> Leitura / Escrita

Eles aprendem melhor lendo e escrevendo. Escrever as informações os ajuda a lembrar.


> Cinestésico

Eles aprendem melhor fazendo. Uma abordagem prática e ativa é mais eficaz.


A ideia de que os alunos têm um desempenho melhor quando as atividades escolares e os estilos de aprendizagem correspondem aos seus pontos fortes e preferências cresceu em popularidade na década de 1970. Existe até um questionário VARK que sugere os métodos de aprendizagem que você deve usar com base em suas respostas.


Embora um estudo conduzido posteriormente sugira que a combinação de estilos de ensino com estilos de aprendizagem não influencia o resultado educacional do aluno, o conceito de estilos de aprendizagem ainda é popular até hoje.


Resumindo, o VARK ainda é um modelo valioso para guiá-lo na criação de diversos conteúdos de eLearning para seus alunos.


A importância da aprendizagem multimodal


A pesquisa provou que os alunos aprendem melhor quando os educadores aplicam vários estilos de aprendizagem simultaneamente. A aprendizagem multimodal cria um ambiente de aprendizagem estimulante, o que leva a um maior envolvimento dos alunos. É porque eles não são obrigados a se conformar a um estilo de aprendizagem específico que não lhes convém.


Você sabia que os alunos preferem o aprendizado e a tecnologia digital hoje em dia? Ao usar vídeos para eLearning, você pode incorporar técnicas como visuais atraentes e áudio de alta qualidade para despertar e reter a criatividade do aluno. Você pode até usar a animação do quadro branco para seus cursos online.


Implementando VARK: estratégias para cada estilo de aprendizagem


Aqui, discutimos estratégias para melhorar o envolvimento dos alunos em cada estilo de aprendizagem.



Alunos auditivos preferem aprender novos conceitos tendo soluções e exemplos explicados a eles. Eles costumam usar a música como uma forma de compreender informações. Eles tendem a dizer as palavras em voz alta ou repetir para lembrar o que aprenderam.



Os alunos visuais aprendem melhor vendo. Eles geralmente gostam de tomar notas e estudar em lugares silenciosos. Você pode mantê-los engajados em uma sala de aula usando imagens que sejam relevantes para o conteúdo do curso. Podem ser mapas, diagramas e gráficos.



Popularmente conhecidos como alunos práticos, os alunos cinestésicos preferem sujar as mãos e se envolver fisicamente com o assunto. Eles tendem a diminuir a prioridade da leitura e da escrita. Esses alunos constituem cerca de 5% da população e tendem para carreiras práticas, como serviços de emergência, mecânica e esportes. Eles podem aprender movendo-se, desenhando e agindo.



A aprendizagem verbal inclui fala e escrita. Esses alunos têm preferência por métodos de aprendizagem, como poemas e jogos de palavras. Eles tendem a ser intelectuais, possuindo excelentes técnicas de narração de histórias. A maioria deles também são leitores ávidos. Os aprendizes verbais em sua carreira procuram áreas como direito, cinema, política e redação.



Agora que entendemos completamente o que é a aprendizagem multimodal, aqui estão alguns exemplos;



Refere-se ao uso de exemplos da vida real ao apresentar ou analisar um conceito em sala de aula. É uma prova real de que o que os alunos aprendem em sala de aula é útil no mundo real, motivando-os a aprender.



Os projetos de pesquisa multimodal farão com que os alunos encontrem informações de diferentes fontes de mídia, como livros, podcasts e clipes de notícias. Em seguida, eles criam uma apresentação de suas descobertas.



Os jogos geralmente usam vários modos ao mesmo tempo. Jogos matemáticos, por exemplo, podem apimentar uma aula de matemática tradicional. Existem também plataformas de jogos digitais que faz com que os alunos pratiquem cada vez mais matemática, mesmo sem perceber que estão aprendendo.


4. Estratégia Think-Pair-Share


Esta é uma técnica projetada para promover o pensamento individual, a colaboração e a apresentação em uma atividade. Além disso, melhora as habilidades de compreensão, cooperação e expressão dos alunos. Também auxilia nas avaliações formativas.


O aprendizado multimodal é uma ótima ferramenta, especialmente se você deseja melhorar a qualidade do seu ensino. Resumindo, existem 4 modos diferentes: visual, auditivo, leitura / escrita, físico / cinestésico. Experimente e use uma combinação de tudo isso em suas aulas para obter o melhor efeito.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page