top of page

O que é Microaprendizagem?


Com a dinâmica alterada do local de trabalho e a necessidade de oferecer aprendizado remoto mais curto e focado, o microlearning é uma estratégia de aprendizado obrigatória hoje. Neste artigo, mostro os benefícios e as melhores formas de usar o microlearning em treinamentos corporativos.


Microlearning: uma visão geral


Nosso mundo está cheio de distrações e períodos de atenção cada vez menores. Isso levanta questões sobre como sua estratégia de aprendizado deve ser aprimorada para compensar esses desafios. Vamos dar uma olhada nisso para concluir qual abordagem os compensaria.


Desafio 1: Períodos de atenção limitados

Os defensores da regra 90/20/8 fizeram observações notáveis ​​sobre a capacidade de atenção humana. De acordo com eles:

  • Os indivíduos estão completamente atentos e alertas nos primeiros 8 minutos.

  • Depois de 20 minutos, o nível de atenção começa a cair.

  • Quando atinge o intervalo de 60 a 120 minutos, o nível de alerta cai completamente.

Desafio 2: Diminuição da capacidade de atenção

De acordo com as descobertas de um estudo da Microsoft, a atenção humana (que é de cerca de 8 segundos) é menor que a de um peixinho dourado (que é de cerca de 9 segundos).


Desafio 3: A Curva do Esquecimento

Depois, há a "curva do esquecimento" também, que supõe que deixamos de lembrar quase 80% do que aprendemos nos últimos 30 dias se não houver reforço oferecido.


Esses três desafios devem ser enfrentados para aprender a ser aderente, fácil de aplicar no trabalho e refletir em um ganho demonstrável para as empresas.


Vejamos como o microlearning pode ajudá-lo:

  • Para começar, você pode utilizar o microlearning para apoiar seus treinamentos formais. O reforço oferecido na forma de microaprendizagem ajuda os alunos a reter o aprendizado que você forneceu no treinamento formal.

  • Um aspecto importante do microlearning é que ele é curto, conciso e os alunos tendem a terminar de passar por uma pepita de microlearning em uma janela de 3 a 5 minutos. Isso ajuda a anular a curva de esquecimento e compensar o desafio de atenção.

  • Esses treinamentos curtos se transformam em conclusões mais rápidas, obtendo assim taxas de conclusão mais altas.


Como o Microlearning beneficia os programas de treinamento corporativo?


Mais liberdade e flexibilidade para os alunos

A flexibilidade que o microlearning oferece em relação a cursos de curta duração e a capacidade que ele cria para os alunos aprenderem sob demanda ajudam a atender às suas expectativas de ter uma experiência envolvente.


Os treinamentos baseados em microaprendizagem se encaixam como uma abordagem altamente eficaz, com sua facilidade de consumo, para envolver os alunos e permitir que as organizações aprimorem o desempenho dos funcionários.


Os formatos de design do microlearning incluem formatos de mídia avançada que levam a uma melhor retenção do conhecimento.


Entrega mais rápida do curso

O Microlearning ajuda a fornecer conteúdo de treinamento curto e focado para seus alunos que podem produzir resultados específicos em um período mais curto.


Preços acessíveis

Devido à sua curta duração de treinamento, os custos de microlearning são muito menores do que os custos tradicionais de eLearning. Eles podem ser construídos e implementados muito mais rapidamente do que o eLearning tradicional.


Quais são as deficiências do microlearning?


Não é uma ótima combinação para conceitos complexos

O microlearning pode não funcionar em situações em que o programa de treinamento é longo e complexo (ou seja, treinamentos que possuem conceitos complexos e peças de aprendizagem aninhadas). Nessas situações, faz mais sentido organizar o treinamento como uma única unidade de aprendizado maior.


Pode não ser ideal para treinamento aprofundado

Dividir esse conteúdo em várias pepitas pode ser contraproducente. Ele pode iniciar uma experiência de aprendizado bastante disruptiva e impactar negativamente os aprendizados. Nesse caso, uma abordagem de macroaprendizagem seria o ajuste certo em vez de microaprendizagem.


Quais são as melhores maneiras de implementar o Microlearning em seu ambiente de treinamento corporativo?


Obtenha a adesão dos líderes

Para que o treinamento seja bem-sucedido, ele deve ter a adesão dos executivos seniores da organização. Para conseguir isso, o treinamento deve ter uma definição clara (objetivos gerais e como eles os alinham às necessidades do negócio e às metas organizacionais). Ele precisa ser reforçado pelo plano de abordagem e comunicado à equipe do executivo sênior para obter seu feedback.


Certifique-se de que o ambiente de tecnologia é adequado para implementação de microlearning

Os nuggets de microlearning são projetados e entregues em formatos de mídia avançada. Sua concisão e acessibilidade em vários dispositivos os tornam uma ótima opção para treinamento just-in-time.


Identificar objetivos

Microlearning não é apenas dividir um treinamento de dez horas em pequenos pedaços. É um método orientado para a ação de fornecer aprendizado pequeno para que os alunos possam aprender, agir e praticar. A maneira padrão de oferecer pepitas de microaprendizagem é reconhecer o objetivo maior de aprendizado e, em seguida, detalhar até os níveis micro.


Aprenda no seu próprio ritmo

Os alunos adoram o treinamento baseado em microaprendizagem, pois dá controle aos alunos e eles podem decidir quando desejam consumir o conteúdo.


Suplemento de Treinamento Formal

Você pode usar diferentes tipos de microaprendizagem para apoiar seu treinamento formal. Você pode usar pepitas para oferecer reforço ao treinamento formal primário. Alternativamente, você também pode fornecer uma série de pepitas para testar os alunos (por exemplo, microtestes).


Aumente o engajamento integrando atividades práticas e simulações

Um formato de microlearning interessante é usar uma abordagem de paralaxe que é comumente usada em sites. Ele aplica a mesma técnica para simular um caminho de aprendizado pelo qual os alunos podem "rolar". Em conjunto com o caminho de aprendizagem, você também pode adicionar interações e questionários.


Como começar com o Microlearning?

Torne mais fácil para os alunos começarem e manterem o curso

A macroaprendizagem analisa o quadro geral e normalmente está associada a tempos de assento mais longos que abrangem conceitos complexos. Ele fornece uma ampla gama de conceitos relacionados no mesmo curso. Ao contrário do macrolearning , o microlearning se concentra na obtenção de resultados específicos em um curto período de tempo. Sua técnica de conectar várias pepitas em um caminho de aprendizado ajuda os alunos a aprender, aplicar, praticar e aprimorar suas habilidades. Isso faz com que os alunos fiquem ligados ao curso.


Torne o Microlearning compatível com dispositivos móveis

A microaprendizagem pode alavancar ainda mais o aprendizado móvel, principalmente aplicativos para aprendizado: com base na adoção mais ampla do aprendizado móvel nas organizações, será o modo que as equipes de T&D prefeririam para diversos treinamentos corporativos.


Ele aproveitará formatos específicos, como aplicativos móveis para aprendizado, onde um caminho de aprendizado personalizado com pepitas de microaprendizagem pode ser fornecido aos alunos. Essa abordagem pode ser aplicada tanto ao treinamento formal quanto como auxílios de aprendizagem just-in-time dentro do fluxo de trabalho dos alunos.


Mantenha-o relevante e conciso

Ao contrário do conteúdo de aprendizado formal, o aprendizado no fluxo de trabalho requer conteúdo direcionado, conciso e focado. O conteúdo macro de formato longo não se aplica a esses ambientes, e o conteúdo de microaprendizagem é ideal para criar um aprendizado eficaz no fluxo dos ambientes de trabalho.


Incorporar vídeos

Você pode criar um treinamento eficaz baseado em microaprendizagem com vídeos interativos. Essa solução pode ser direcionada a alunos que estão sempre em movimento e dependem de seus dispositivos móveis para suas necessidades de aprendizado digital, especificamente quando se trata de conteúdo envolvente e interativo. A capacidade dos vídeos como meio está bem estabelecida. Eles são um formato de mídia altamente envolvente e de alto impacto.


Use um tom de conversação para um melhor envolvimento

Uma ótima estratégia de microlearning para envolver o aluno é usar um tom de conversa. Um tom de conversação compreende simplicidade de expressão, compartilhamento de informações concisas, uma abordagem amigável e incentiva a reflexão. Não é enérgico, pregador ou condescendente.


Use a repetição espaçada com mais frequência

A aprendizagem espaçada é um método eficaz de superar a curva do esquecimento. Em intervalos regulares, ofereça microaprendizagem adicional com oportunidades de prática para os alunos. Isso ajuda a reforçar o que eles aprenderam, solidificando sua capacidade de recordar informações quando precisarem.


Use maneiras inovadoras de incentivar o Binge-Learning

Para conseguir isso, as organizações precisam criar ecossistemas de aprendizado e desempenho. Esses ecossistemas ajudam a promover os hábitos de aprendizado dos funcionários e impulsionam o aprendizado contínuo no local de trabalho. O conceito de microlearning pode funcionar como um catalisador.


Espero que os benefícios e as maneiras de implementar o microlearning em seu ambiente de treinamento corporativo mencionados neste artigo forneçam insights para oferecer um aprendizado remoto mais curto e focado por meio do microlearning.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page