top of page

Obras de Domínio Público e a Nova Estratégia da Creative Commons (CC)


No site do blog Creative Commons, em 19 de março de 2019, Jane Park, diretora de produtos e pesquisas, descreveu uma nova visão, estratégia e roteiro de produtos para o CC Search. A visão concentra-se na reutilização de obras de domínio público e licenciado abertamente, priorizando o conteúdo que os criadores identificam como relevante para seus esforços.

Park definiu a visão de 2019 com estas palavras: "O CC Search é uma ferramenta líder para criadores que procuram descobrir e reutilizar recursos gratuitos com maior facilidade e confiança". Neste artigo, sumario alguns dos pontos principais na postagem do blog Creative Commons e na minha entrevista de 22 de março com Jane Park.


Uma necessidade básica e contínua de muitos designers instrucionais foi o acesso a recursos criados anteriormente por outros. Isso é especialmente verdade quando um desenvolvedor deseja usar obras licenciadas pela Creative Commons e obras de domínio público, especialmente imagens. A Creative Commons fornece há muito tempo uma página de pesquisa para ajudar com essa necessidade, mas os criadores solicitam funcionalidade de pesquisa adicional.


Objetivos e prioridades


Foi pedido a Park para fornecer uma visão geral dos objetivos do site de pesquisa do CC. Ela disse: “Dada a nossa nova visão sobre a reutilização, queremos realmente começar a adicionar coleções que os criadores consideram mais úteis para suas criações. No momento, começamos com imagens e estamos focando nisso no curto prazo. Vamos adicionar um MVP (produto mínimo viável) para livros didáticos no terceiro trimestre do ano. Depois, exploraremos se podemos adicionar áudio no final do ano ". Park acrescentou que, com relação às imagens, o foco de curto prazo estará nas necessidades de três segmentos de usuários:


  • Criadores que estão fazendo novos trabalhos reutilizando significativamente os trabalhos, não apenas fazendo cópias e acessando-os. Por exemplo, um criador pode estar usando uma imagem em uma postagem de blog ou em um artigo.

  • Criadores que remixam imagens em novas obras de arte ou no Photoshop uma imagem para que ela se torne uma nova obra de arte. Esses criadores podem usar imagens de coleções de museus.

  • Criadores que usam imagens estáticas, imagens em movimento, som, texto ou outros tipos de coisas para criar vídeos.


Esse tipo de uso pode não ser resolvido até que Park e sua equipe abordem o áudio no final do ano, mas ela indica que é um grupo de criadores que está muito incluído no mix. O roteiro de 2019 do Creative Commons para os principais resultados. Um roteiro completo e um conjunto de idéias estão disponíveis online.


Usando a nova pesquisa CC (creative commons)


A versão beta do CC Search foi lançada e os usuários podem pesquisar uma parte do banco de dados inteiro do CC; com o tempo essa porção crescerá. Os usuários podem pesquisar usando categorias de conteúdo com curadoria, tags e uma caixa de pesquisa. A página CC Search existente não é um mecanismo de pesquisa e os resultados retornados não estão necessariamente sob uma licença CC.


A versão beta, no entanto, agrega repositórios publicamente disponíveis de conteúdo aberto. Como na Pesquisa CC existente, os resultados beta nem sempre estão sob uma licença CC; os usuários precisarão seguir o link para um resultado de pesquisa para verificar se o trabalho está realmente sob uma licença CC e para verificar os requisitos da licença, incluindo a forma adequada de atribuição.


Em caso de dúvida, seja usando a Pesquisa CC existente ou a versão beta, os usuários sempre devem entrar em contato diretamente com o detentor dos direitos autorais ou tentar entrar em contato com o site em que o conteúdo reside.


Jane e sua equipe estão contemplando alguns caminhos adicionais para reutilizar trabalhos no banco de dados Creative Commons, mas nenhum deles é possível - ainda. Vou fornecer atualizações. Fique ligado.


Depois que um trabalho é localizado, um usuário o baixa e atribui o autor em sua criação. O Creative Commons fornece maneiras fáceis e automáticas de fazer isso. Download e atribuição são como os usuários se conectam a obras de uma maneira que inclui direitos autorais e a licença Creative Commons. Isso simplifica bastante o fluxo de trabalho do usuário.


Durante 2019, Jane Park e sua equipe trabalharão os detalhes desse processo para torná-lo eficaz e estender o uso a outros tipos de trabalhos, como textos abertos (principalmente para uso acadêmico).


IDI - Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page