top of page
Buscar
Foto do escritorInstituto DI

Os Benefícios da Locução no E-Learning


Este artigo explora o que é uma narração e discute como o uso de narração em eLearning pode beneficiar os alunos.


Usando Voice-Over no eLearning

Vivendo em 2022, provavelmente é seguro assumir que você já ouviu falar sobre eLearning, ou talvez tenha participado de algumas aulas de eLearning. No entanto, se esse meio for novo para você e você não tiver certeza do que é eLearning, como funciona, o que são locuções e por que elas são necessárias para o conteúdo de eLearning, este artigo responderá a todas essas perguntas. Continue lendo para descobrir quais são os benefícios das locuções no eLearning e como elas devem ser usadas para obter resultados mais eficazes.


O que são locuções?

Muitos cursos de eLearning usam narração, mas alguns usam apenas texto na tela para ensinar seu público. Então, o que são locuções? Uma narração é quando alguém gravou sua voz e a aplicou a várias mídias que inicialmente não tinham essa voz. Pense em desenhos animados e videogames onde as animações e vozes dos personagens são criadas separadamente. Essa descrição é relativamente vaga porque existem diferentes estilos de locução, como:


1. Narração

A narração é talvez o tipo mais comum de locução e normalmente é usada para documentários. É quando uma pessoa está contando uma história para o público ou transmitindo informações sobre o que está acontecendo na tela, com detalhes extras que o público provavelmente não está ciente.


2. Locução estilo UN

Outra forma comum de locução é a locução no estilo da ONU, quando um locutor traduz o que a pessoa na tela está dizendo. Isso acontece colocando a voz do tradutor em um volume mais alto em cima da pessoa que fala.


3. Dublagem

Por fim, a dublagem é quando a faixa de áudio original que contém o idioma falado das pessoas na tela é substituída inteiramente por uma nova faixa de áudio traduzida. Os novos alto-falantes também são dubladores, e o áudio será sincronizado para parecer natural no novo idioma.


No entanto, existem muitas outras dublagens, como animação, jogos, vídeo explicativo, brinquedos, rádio e muito mais. No caso do eLearning, podem ser usados ​​diferentes tipos de locução. Por exemplo, o orador pode estar lendo o material para os alunos e dando mais informações do que o que está na tela, ou o orador pode falar com os alunos em um tom mais coloquial.


O que é e-Learning?

Agora que você entende melhor o que são locuções e quais estilos de locução provavelmente seriam usados ​​para eLearning, talvez você não tenha certeza do que é eLearning. Em sua definição mais básica, eLearning é o material de aprendizagem consumido pelos alunos on-line e não pessoalmente.


Como tal, o eLearning pode ocorrer em um smartphone, laptop, computador desktop e muitos outros dispositivos. Além disso, a diferença mais significativa entre o eLearning e o aprendizado presencial tradicional é que o material pode ser pré-gravado e não precisa acontecer ao vivo. O eLearning tornou-se incrivelmente popular, com instituições como escolas, faculdades, empresas e muito mais adotando essa nova abordagem de aprendizado. O mercado de eLearning valia cerca de US$ 187,877 bilhões no final de 2019 e continuou a crescer desde o início da pandemia.


O eLearning oferece a oportunidade de adotar novas abordagens criativas para a educação. Geralmente, usará a mídia audiovisual como uma combinação para melhor educar seu público, pois esse é o método mais eficaz. Além disso, se o eLearning usar locução, é aconselhável que eles usem uma locução profissional de eLearning, como as fornecidas por agências de locução online. Dublagens ruins não soam apenas ruins, mas também podem afetar a experiência de aprendizado do aluno, o que é contraproducente. Ao criar um produto audiovisual de qualidade, é fundamental buscar locuções de qualidade que possam orientar o público e potencializar o aprendizado.


Como usar locuções no eLearning da maneira certa

Como mencionado acima, você pode arruinar a experiência de aprendizado investindo em locuções de baixa qualidade. É fundamental entender como usar as locuções corretamente no conteúdo de eLearning para que seu público retorne.


1. Usar música

A primeira maneira de usar a locução corretamente no eLearning é entender que ouvir alguém falar por horas pode ficar um pouco chato, não importa o quão excelente seja a voz. Como tal, você deve considerar o uso de música com seu conteúdo para definir o clima. Mas não deixe que isso distraia seus alunos, nem inclua letras.


2. Tons

A próxima coisa que você deve considerar ao contratar um dublador é o tom de voz. Uma voz de conversa provavelmente será mais atraente e envolvente para os alunos do que uma voz autoritária. No entanto, isso depende do tipo de conteúdo que seu material de eLearning abrange. Conteúdo mais sério requer uma voz mais séria.


3. Resumir ou expandir

Geralmente, o conteúdo de eLearning usará narração para resumir os pontos detalhados na tela ou para discutir os pontos concisos com mais detalhes. Expandir as informações é mais popular, pois permite uma conversa, mantendo as notas visuais para os alunos copiarem.


Os benefícios que as locuções oferecem no eLearning

Por que os cursos de eLearning que usam narração são mais benéficos para alunos e criadores de conteúdo? Em primeiro lugar, o principal benefício das locuções é que elas podem fazer cursos relativamente tediosos e torná-los mais envolventes. Como se vê, a leitura é uma das formas menos populares de aprendizado, e quanto mais sentidos são usados, mais informações são retidas (como o uso de recursos visuais e sonoros). Mais importante, muitas pessoas em todo o mundo são realmente aprendizes auditivos que lutam para reter informações se não forem ouvidas. Ao usar narrações em seu conteúdo de eLearning, você aumenta a acessibilidade de seu conteúdo para mais pessoas.


Além disso, aproximadamente 65% da população são aprendizes visuais, o que não inclui a leitura, mas abrange o aprendizado por meio do uso de cores, gráficos, diagramas, tabelas, mapas, gráficos e muito mais. Este deve ser o elemento visual do eLearning enquanto a narração discute e expande cada um. Por fim, o principal benefício para os criadores de eLearning é que a narração pode discutir toda a aula sem a presença de nenhum educador presencial. Essa narração também pode ser em qualquer idioma, abrindo seu curso para um público global e aumentando a audiência.


IDI Instituto de Desenho Instrucional



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page