top of page

Para que Gamificar o Treinamento da sua Empresa?


A era móvel e social está vendo um rápido aumento na utilização de estratégias de jogos no eLearning. Um crescente corpo de pesquisa enfoca as melhores práticas para a utilização de métodos on-line e híbridos para ajudar os funcionários a aprender e crescer. A gamificação inspira as equipes a aplicar seu aprendizado no local de trabalho. Os cenários do mundo real os desafiam em ambientes controlados.


O software utiliza projetos e conceitos de jogos em várias situações. Isso resulta em lições atraentes, divertidas e gratificantes. Histórias, distintivos, desafios em destaque e análises reforçam uma variedade de plataformas totalmente personalizáveis. Assim, os gerentes podem facilmente reconhecer e recompensar estagiários, aprimorar as habilidades desejadas e promover o tipo de competição que cria equipes mais fortes.


Tornar o aprendizado divertido por meio da gamificação é usado para resultados sérios: criar um ambiente de equipe, tornar os funcionários mais engajados, ajudar na retenção e aumentar os lucros. Veja como criar experiências valiosas de aprendizado por meio da gamificação:


1. Popularidade


Por que as técnicas de jogo estão pegando fogo no mundo dos recursos humanos? A rápida adoção do smartphone, o crescimento explosivo da web móvel e o aumento do uso das mídias sociais estão entre eles. Além disso, o espírito de competição está vivo e bem. Jogos inflamam os aspectos divertidos do aprendizado. O aprendizado on-line eficaz é contínuo e cheio de temas universais. Isso é social. Simulações e imersão em mundos virtuais chamam a atenção e estimulam a imaginação de quem joga. Os alunos participam individualmente de uma aventura interativa ou competem diretamente contra um colega ou grupo. O desempenho do aprendizado é regularmente recompensado.

2. Fácil acesso e diversão

Como sabemos que os funcionários reagiram positivamente a um treinamento? Alguns podem perguntar por que esse trabalho extra é necessário. Outros podem se perguntar o que realmente estão recebendo da sessão. Com a gamificação, os funcionários se divertem enquanto aprendem. Isso torna o ambiente de aprendizado mais interativo e mais gratificante. O nível mais alto de envolvimento também aumenta as chances de os participantes se lembrarem do que aprenderam no trabalho.


Nesta era de conectividade móvel e aplicativos onipresentes, a gamificação fala perfeitamente com as mentes e necessidades da geração milenar. Esse grupo de futuros líderes empresariais e clientes cresceu literalmente com computadores em suas mãos. Elementos de jogo são tão naturais para o aprendizado quanto lápis e papel eram para as gerações anteriores. São oferecidos métodos emergentes para adicionar elementos de entretenimento às atividades educacionais, o que também funciona para todas as idades. Os jogos se tornaram portáteis e difundidos nas atividades cotidianas.


3. Produtividade aprimorada


De acordo com a The Startup, “funcionários felizes são mais produtivos. Os funcionários que apreciam seu trabalho têm melhor desempenho, trabalham mais e ficam mais tempo com a empresa. ” Jogos online competitivos beneficiam empregador e empregado. Eles impactam positivamente os resultados dos negócios. Os jogos incentivam os trabalhadores a crescer, aumentar as habilidades e ter sucesso. Isso promove eficiência e eficácia em todos os níveis da empresa. O jogo também melhora a motivação, o reconhecimento da marca e a lealdade entre clientes, clientes, afiliados e outros com um investimento na empresa. As desvantagens de sentar e assistir a uma aula ou assistir a uma palestra se foram. Em vez disso, os estagiários se envolvem em cenários e situações do mundo real e são solicitados a responder. Essa abordagem resulta em um conhecimento mais profundo do conteúdo.


4. Independência e interdependência


Os melhores jogos são projetados com a experiência do jogador como a maior prioridade. Os treinadores aumentam o papel dos funcionários no controle de seus próprios treinamentos. A gamificação eficaz é orientada ao processo e enfatiza os resultados. Embora a visualização seja uma medida-chave frequentemente citada em modelos mais tradicionais, o engajamento é considerado mais importante na gamificação. Designers criam quebra-cabeças, jornadas, labirintos e batalhas para que as lições não sejam apenas divertidas, mas tarefas e realizações estejam visivelmente conectadas. Isso cria a capacidade dos gerentes de realizar avaliações com alunos de amostra. Eles podem garantir que a estratégia atenda às metas e objetivos de negócios e treinamento. O melhor de tudo é que os jogos podem ser incorporados em outros eventos de treinamento.

5. Feedback instantâneo


Em ambientes tradicionais, pontuações e conselhos são fornecidos quando a sessão é concluída. Com as estratégias certas, os funcionários recebem feedback durante todo o treinamento. Isso é especialmente útil porque os funcionários podem fazer ajustes regulares. Os membros da equipe usam esses dados e informações para melhorar ao longo do caminho. Assim como os videogames - eles completam uma seção antes de avançar para a próxima - ela é completa com emblemas, recompensas e outros indicadores. Desenvolva o básico. Começando com a retenção dos principais temas do jogo, faça com que as interações atendam aos objetivos de aprendizado cuidadosamente estabelecidos. Os estagiários aprendem tópicos mais complexos porque é garantido que conceitos mais simples sejam aprendidos primeiro.

A gamificação não se resume a distintivos e conquistas e é uma ótima maneira de incentivar e envolver seus alunos de uma maneira que promova a retenção de conhecimento e a adoção da plataforma. E no final de o dia, é disso que trata o treinamento sério, aprendendo e gostando de fazê-lo.


Essa prática beneficia seus resultados financeiros. Às vezes, as empresas se distraem do principal motivo de sua existência, para serem bem-sucedidas e lucrativas. Ao usar a gamificação no treinamento, os funcionários lembram e internalizam quantidades maiores. Eles realmente gostam do processo de aprendizagem.


Um efeito cascata se segue. Eles utilizam melhores habilidades no trabalho e tornam a empresa mais robusta e durável. A diversão combina o sucesso deles com a prosperidade da sua empresa. Isso torna os funcionários mais investidos e ansiosos para permanecer no longo prazo. Os especialistas concluíram que a gamificação pode ser facilmente aproveitada para atender aos seus objetivos de negócios.


IDI - Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page