Organizações de vários setores, sejam empresas de pequeno, médio ou grande porte, realizam projetos regularmente. Um projeto é qualquer empreendimento colaborativo, envolvendo pesquisa ou projeto que seja cuidadosamente planejado para atingir um objetivo específico. Projetos podem ser tomados por uma série de razões, por exemplo, melhorando o desempenho da empresa, melhorando um produto ou serviço, introduzindo um produto ou serviço, ou introduzindo mudanças na política ou na legislação.
No entanto, de acordo com estudos realizados em vários países em todo o mundo, quase dois terços de todos os projetos realizados resultam em fracasso. Assim, as chances de sucesso para um projeto realizado em qualquer lugar do mundo são inferiores a 34%, o que é uma vergonha. Mas por que os projetos falham? E o que as organizações podem fazer para garantir que seus projetos sejam um sucesso? Isso é o que discutiremos neste artigo.
Por que os projetos falham?
Pode haver vários motivos pelos quais os projetos falham. Vamos discutir alguns dos mais prováveis.
1. Falta de recursos
A principal razão pela qual um número surpreendentemente grande de projetos realizados falham é devido à falta de recursos. Os gerentes de projeto só podem fazer tanto, a menos que (ou até) recebam todos os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida de um projeto. Para isso, eles precisam convencer a alta gerência da organização a alocar os recursos de que necessitam e explicar de maneira detalhada por que esses recursos são necessários. Um projeto com recursos escassos desde o início está fadado ao fracasso.
2. Nenhuma agenda fixa ou escopo
Esta é outra razão altamente provável para o fracasso do projeto. A menos que cada uma das reuniões iniciais leve a uma ação, uma que seja completamente monitorada, o projeto irá disparar em direção ao fracasso. Uma agenda clara precisa ser definida, uma que não mude com frequência. Para isso, as organizações precisam garantir que as reuniões sejam eficientes e produzam resultados efetivos. O mesmo vale para o escopo dos projetos, que devem ser determinados desde o início e documentados de maneira sistemática. As partes interessadas devem se sentar e concordar com o escopo de um projeto, que não deve ser adulterado a menos que seja absolutamente necessário.
3. Falta de colaboração e liderança adequadas
Um projeto de tamanho médio ou grande geralmente significa equipes espalhadas. Nesse caso, a comunicação adequada pode ser prejudicada e a colaboração efetiva é afetada. Problemas como tomadores de decisão indecisos, má interpretação e muitas opiniões podem atrapalhar o andamento do projeto. A colaboração acontece sem problemas quando há uma cultura de aprendizado e compartilhamento de conhecimento entre todos os membros de um projeto.
4. Falta de qualidade
A falta de qualidade pode surgir por diversos motivos, mas geralmente se deve ao baixo desempenho do gerente de projetos ou à falta de habilidades entre os membros da equipe. Além disso, a falta de verificações de qualidade adequadas permite que o trabalho de má qualidade não seja visto. Manter as coisas organizadas e manter o Gerente de Projeto, bem como os membros da equipe responsáveis pela qualidade do trabalho que está sendo feito, é a única maneira de impedi-los de afetar o projeto.
5. Falta de uma ferramenta de gerenciamento de projetos
Na era moderna em que vivemos, há uma ferramenta, um software ou um aplicativo para quase tudo. O mesmo vale para o gerenciamento de projetos. Existem várias ferramentas disponíveis no mercado que ajudam a capacitar reuniões, melhorar a colaboração, compartilhar documentos, agilizar o fluxo de trabalho e focar na qualidade, além de facilitar o gerenciamento de tarefas e de planejamento. Não ter uma ferramenta eficaz de gerenciamento de projetos, quando esses recursos estão disponíveis, parece uma tentativa deliberada de tornar as coisas mais difíceis do que são. Os gerentes de projeto devem, após uma pesquisa minuciosa, investir em uma ferramenta de gerenciamento de projetos que atenda a todas as suas necessidades.
Garantir o sucesso de um projeto não é tarefa fácil. Minimizar os fatores que afetam negativamente o projeto é a única maneira de garantir que ele comece e termine sem problemas. Compreender as razões acima mencionadas para o fracasso do projeto ajudará os gerentes de projeto a permanecer um passo à frente do jogo e reduzir o risco de qualquer um deles afetar os projetos, tomando as medidas necessárias.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments