top of page

Potenciais Desafios no Ensino e Aprendizagem com o Uso do ChatGPT

Já pensou quais são os potenciais desafios no ensino e aprendizagem com o uso do ChatGPT? Nada é tão simples assim. Veja porque:



1. Pensamento Independente


Existe o potencial de colocar em risco as habilidades de raciocínio dos alunos se confiarmos demais na tecnologia. Com a geração imediata de texto da ferramenta e a facilidade de obter respostas simplesmente digitando perguntas no chatbot, isso é potencialmente prejudicial para a capacidade de raciocínio da pessoa. Também pode suprimir a capacidade de formular respostas de forma independente. Assim, as habilidades de pensamento criativo e crítico podem enfraquecer se os alunos se tornarem muito dependentes do chatbot para fornecer respostas. Eles podem se tornar aprendizes passivos no sentido de que estão adquirindo respostas "ativamente" de um chatbot.


Além disso, os alunos podem não ter a capacidade de avaliar criticamente as informações fornecidas pelos chatbots e, em vez disso, simplesmente pegar e utilizar informações potencialmente imprecisas. Isso criará desafios em um ambiente educacional, se os alunos forem muito dependentes da ferramenta para fins de aprendizado.


2. Direitos autorais e plágio


A onipresença da internet torna o plágio um problema sério em ambientes de aprendizagem. A melhor maneira de lidar com esse problema é empregar software de detecção, como Turnitin, Grammarly, Quetext, etc. Embora o texto do ChatGPT seja considerado um "trabalho derivado" dos dados com os quais foi treinado, os direitos autorais ainda pertencem ao autor original. Assim, é importante que os usuários executem cada parte do conteúdo por meio de um software de detecção de plágio antes de sua publicação, a fim de evitar o risco de violação de direitos autorais.


Se os alunos enviarem tarefas geradas usando o ChatGPT, isso é considerado ético? Como os professores devem avaliar o conhecimento dos alunos? É possível diferenciar o conteúdo criado pelo ChatGPT de obras geradas apenas com o cérebro humano? Essas questões valem a pena ponderar para todo educador. Universidades ao redor do mundo já questionam e lidam judicialmente com o caso. Isso inclui outros serviços como telemedicina, psicologia etc.


3. Dados mal utilizados ou manipulados


Não há dúvida de que o ChatGPT pode ser usado para gerar uma grande quantidade de dados. No entanto, os impactos associados ao mau uso ou manuseio incorreto dessa tecnologia podem trazer uma série de consequências significativas para nossa comunidade e sociedade como um todo. Isso inclui texto usado para criar notícias falsas, propaganda ou se passar por um partido político, geração de cógido pishing e por ai vai. É mais uma ferramenta que pode (e talvez vá) ser usada tanto para o bem quanto para o mal. Portanto, os usuários devem assumir total responsabilidade pelo conteúdo e usar o aplicativo com sabedoria e ética.




0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page