Na parte 1 sobre os Princípios sobre carga cognitiva e aprendizagem colaborativa (Parte 1) vimos alguns aspectos que colaboram para diminuir a sobrecarga cognitiva, agora vamos discutir como a aprendizagem colaborativa pode aumentar a carga cognitiva?
Talvez você tenha achado que o aprendizado em grupo era uma perda de tempo e esforço ao se comunicar com os membros da equipe ou ao organizar as tarefas da equipe. Essas atividades são consideradas custos de transação , que requerem os recursos da memória de trabalho para serem perseguidas. Quando os custos de transação são altos, eles aumentam a carga cognitiva. Portanto, as vantagens da aprendizagem colaborativa devem ser maiores do que os custos de interação, organização e planejamento com os membros da equipe.
Como Melhorar a Eficácia da Aprendizagem Colaborativa
Visto pelas lentes da carga cognitiva, há três aspectos da aprendizagem colaborativa a serem considerados durante o projeto: a tarefa de aprendizagem, os alunos individuais e o grupo. Ao manter os seguintes princípios em mente durante o design e a implementação, você deve ser capaz de melhorar os benefícios do aprendizado colaborativo e reduzir os custos de transação. Esses princípios foram extraídos do artigo Teoria da Carga Cognitiva para a Teoria da Carga Cognitiva Colaborativa .
1. A aprendizagem colaborativa é mais eficaz para tarefas de aprendizagem complexas e solução de problemas que provavelmente excederão os recursos de memória de trabalho dos indivíduos. As tarefas devem ser complexas o suficiente para justificar o esforço adicional necessário para organizar e coordenar com outras pessoas.
2. É importante fornecer orientação e suporte suficientes para concluir as tarefas de aprendizagem, de forma que a aprendizagem colaborativa seja eficaz.
3. Os novatos com um baixo nível de conhecimento específico do domínio têm um maior potencial de se beneficiar da memória de trabalho coletiva do que aqueles com altos níveis de conhecimento específico do domínio.
4. Quando os membros da equipe têm experiência no conhecimento específico de um domínio, isso diminui a carga cognitiva causada por atividades transativas.
5. A carga cognitiva é reduzida quando os membros do grupo têm experiência em aprendizagem colaborativa. Isso permite que eles concentrem seus recursos cognitivos na tarefa de aprendizagem, em vez de nas tarefas de coordenação.
6. Os membros da equipe que ainda não possuem as habilidades para lidar com a aprendizagem em grupo podem incorrer em uma alta carga cognitiva que pode atrapalhar a aprendizagem. Fornecer instruções sobre como colaborar de forma eficaz pode ajudar aqueles que não têm experiência com o trabalho em grupo.
7. Grupos de pessoas que já trabalharam juntas terão custos de transação reduzidos porque já descobriram como se comunicar, compartilhar conhecimento e distribuir tarefas.
8. Os papéis da equipe podem reduzir a carga cognitiva decorrente das atividades de coordenação necessárias para o trabalho em grupo. Considere atribuir funções à equipe ou pedir aos alunos que as atribuam a si mesmas.
Conclusão
De acordo com a pesquisa, existem vantagens na aprendizagem colaborativa quando os grupos estão trabalhando em tarefas complexas. Compartilhar o trabalho permite que os indivíduos descarreguem alguns dos elementos interativos para outros membros de um grupo. Nestes casos, a aprendizagem colaborativa é superior à aprendizagem individualizada.
No entanto, se a coordenação e o compartilhamento de conhecimento excederem os recursos de memória de trabalho de uma pessoa para completar uma tarefa de aprendizagem, então o aprendizado em grupo não é tão eficiente ou eficaz quanto o aprendizado individualizado. Em outras palavras, se a colaboração tem um custo muito alto, não vale a pena.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#aprendizagemcolaborativa #cargacognitiva #ead #educacaoadistancia #neurolearning #designinstrucional #desenhoinstrucional #designinstrucionalnapratica #aprendizagem #cerebro
Comments