top of page

Programa eficaz de integração de funcionários híbridos: coisas a considerar


Um forte processo de integração desempenha um papel importante na melhoria da taxa de retenção e produtividade dos funcionários. A primeira impressão e percepção inicial de um funcionário sobre a empresa têm um impacto enorme. Este artigo se concentra em como tornar a integração uma experiência perfeita em um local de trabalho híbrido.


Coisas a considerar para integração de funcionários híbridos

Uma força de trabalho híbrida refere-se a um modelo de trabalho híbrido em que alguns funcionários trabalham no local, enquanto outros preferem trabalhar em casa. Muitas empresas permitem que os funcionários trabalhem em casa em determinados dias do mês. Embora o debate entre trabalho no local e trabalho a partir de casa seja contínuo, é certo que uma força de trabalho híbrida ou mista veio para ficar e também fará incursões no futuro.

Com os funcionários trabalhando em casa por diversos motivos, como os novos contratados podem ser integrados à cultura da empresa? Além disso, os novos funcionários precisam ser explicados sobre suas funções e responsabilidades, código de conduta, regras e políticas, estrutura organizacional, etc., a fim de acelerar seu processo de integração.

Existem cinco objetivos principais de integração: impressão, introdução, integração, imersão e independência. Um processo de integração é eliminado da seguinte forma: orientação, treinamento de funções e desenvolvimento contínuo. Falei sobre eles em detalhes em outro artigo que descreve como um LMS pode ajudar a fornecer uma experiência de integração incrível .

Além da papelada, o eLearning pode levar seu processo de integração a um novo nível. Aqui estão alguns elementos de um programa de integração eficaz para uma força de trabalho híbrida.

Jornada de integração de funcionários híbridos

Uma jornada de integração de eLearning pode incluir o seguinte:

  • Kit de boas-vindas

  • Atividades quebra-gelo

  • Endereço da alta administração

  • Missão, visão, formatos, estrutura organizacional da empresa, etc.

  • Cursos ou recursos individuais de conformidade, políticas, código de conduta, etc.

  • Trechos motivacionais

  • Jogos baseados em equipe

  • Fórum que permite que novos recrutas façam perguntas aos idosos

  • Webinar ao vivo de gestores ou idosos

  • Feedback do funcionário

  • Apoio do facilitador

Vamos ver como esses elementos contribuem para metamorfosear uma experiência de onboarding chata e rotineira.

Atingir o chão correndo

Assim que a carta de oferta for entregue, o novo contratado poderá ser apresentado à seção de boas-vindas do roteiro de aprendizagem. Este módulo de boas-vindas pode incluir a missão, visão, formatos, estrutura organizacional e manual sobre funções e responsabilidades da empresa. Eles podem ser divididos em módulos curtos que o novo funcionário pode realizar em horários convenientes. Para o recrutador, inicia o processo de conhecer a empresa e se conectar com ela.

Até agora, mas tão perto

Um programa de integração eficaz torna a distância um fator irrelevante, quer o novo funcionário esteja trabalhando em filiais remotas ou em casa. É uma oportunidade de criar laços desde o primeiro dia. Dê uma visão geral da sede, fábrica, armazém e outros locais de trabalho.

Seja um novo cliente ou uma nova contratação, a tendência é se conectar com a cara da empresa. Os valores, integridade e cultura das pessoas na gestão refletem a percepção da empresa. Portanto, o discurso da alta administração e as citações motivacionais desempenham um papel importante para que o funcionário se sinta confortável no local de trabalho. Sessões ao vivo com líderes imediatos ou seniores podem ter um efeito tremendo. Além disso, os primeiros dias são cruciais para informar os novos colaboradores sobre políticas relacionadas com compliance, código de conduta, diversidade, equidade e inclusão (DEI), e assim por diante. Isso não apenas define os padrões da empresa que o funcionário precisa seguir, mas também informa em que tipo de local ele está.

A parte inicial do caminho de aprendizagem atende a dois objetivos principais da jornada de integração: impressão e introdução.

Espaços Colaborativos

Solidão e colaboração são dois comportamentos de aprendizagem, e cada um de nós tem nuances de ambos. O trabalho acontece em equipe, mesmo que se trabalhe de forma independente em suas respectivas tarefas. A integração com os membros da sua equipe é melhor alcançada por meio de atividades para quebrar o gelo e jogos em equipe moderados por um facilitador. Eles podem ser pontuados entre cursos sobre políticas, conformidade, perfis de empresas e mensagens de gerenciamento.

Um ambiente de Realidade Virtual é mais adequado para um processo de integração intercalado com jogos e interações.

Esses elementos contribuem muito para o avanço do terceiro objetivo de integração, a integração.

Interações

Além das sessões ao vivo com os líderes, podem haver sessões de perguntas e respostas por meio de um fórum oficial. Os novos funcionários podem fazer perguntas relevantes. Também lhes dá a oportunidade de compartilhar comentários sobre o programa de treinamento e qualquer outro.

Treinamento de funções e habilidades

As metas de integração, imersão e independência são apoiadas por treinamento baseado em habilidades. Uma vez explicadas as funções e responsabilidades, os recursos de amostras e materiais de referência podem ser adicionados ao percurso de aprendizagem.

Diz-se que, ensinando, aprende-se e compreende-se. Uma ferramenta de autoria permite que o novo funcionário crie cursos sobre diversos temas novos. Isso promove a aprendizagem colaborativa.

A integração não se limita a tarefas administrativas ou introdução inicial. Culmina em ajudar o novo funcionário a realizar a tarefa de forma independente e com supervisão mínima. Inclua cápsulas de aprendizagem específicas para tarefas para concluir o processo de integração.

Conclusão

O processo de integração para a força de trabalho híbrida pode ter um percurso de aprendizagem que se estende por algumas semanas ou até meses.

Os funcionários que têm experiências de integração excepcionais têm maior probabilidade de se sentirem satisfeitos com seu local de trabalho. Um programa de treinamento de integração ágil é uma necessidade, pois é uma ferramenta poderosa para manter unida a equipe espalhada pelo mundo. Isso, por sua vez, levará a maior produtividade, engajamento e, portanto, aos resultados financeiros da empresa.

Crie uma experiência de integração incomparável para sua força de trabalho híbrida com cursos de eLearning personalizados , LMS e/ou LXP.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page