Uma abordagem de design de serviço pode ajudá-lo a criar um aprendizado autodirigido que maximiza o tempo e a atenção dos alunos. Esses quatro princípios orientadores o ajudarão a antecipar as necessidades de seus alunos e a oferecer a eles uma ótima experiência de aprendizagem (LeX) que prioriza suas necessidades, conforto e prazer.
Aprendizagem autodirigida que chama a atenção
A Regra de Ouro é um dos princípios orientadores do atendimento ao cliente: trate os outros como você deseja ser tratado. Para ver como isso fica em ação, pense no melhor hotel em que você já se hospedou como hóspede.
Como a equipe antecipou suas necessidades?
Como eles o ajudaram a realizar o que você estava ali para fazer?
Que “mimos” eles ofereceram para tornar sua estadia agradável?
Desde a experiência de reserva online até cookies novos no check-in, cada elemento da sua estadia foi intencionalmente projetado levando em consideração como você gostaria de ser tratado. Essa consideração cuidadosa é parte do design do serviço, ou "a arte de unir interações humanas, digitais e físicas ao longo do tempo" para criar uma experiência incrível para o hóspede.
O design da experiência do aluno é design de serviço
O design de serviço não é apenas para hotéis. Também podemos aplicar essa abordagem (e a Regra de Ouro!) Ao aprendizado. E isso começa vendo nossos alunos como nossos convidados, não como nossos prisioneiros.
Criar uma ótima experiência de convidado - ou, neste caso, experiência do aluno (LX) - envolve antecipar as necessidades de nossos alunos, ajudá-los a cumprir seu propósito e até mesmo surpreendê-los com alguns mimos.
Embora nós normalmente não pode assá-los cookies, que pode ajudá-los a gastar seu tempo e atenção sobre as coisas boas-just-in-time aprendizagem de conteúdos-ao remover a frustração previsível, tédio e conjecturas que os impede de fazê-lo. Esses quatro princípios simples o ajudarão a ser um ótimo anfitrião sempre.
Quatro princípios orientadores para melhorar o LeX
1. Indexar sua aprendizagem
Já imaginou ficar em um hotel com cartões-chave que não funcionam? Ou com uma planta baixa sem sentido que impossibilita encontrar seu quarto?
Só cometeríamos esse erro uma vez, e o mesmo se aplica aos nossos alunos. É por isso que precisamos causar uma ótima impressão em nossos alunos com conteúdo de aprendizagem autodirigido que seja fácil de encontrar e navegar.
Podemos começar rotulando os recursos de forma clara. Em vez de obscurecer os tópicos com nomes de cursos opacos, dê um título aos seus recursos para que os alunos possam pesquisar a maneira como falam, por exemplo, Como faço uma chamada fria? e Quão obscuros são os arquivos zip de remetentes desconhecidos?
Uma boa indexação também requer conteúdo do tamanho certo (conhecido como nano ou microlearning) que atenda às suas necessidades imediatas de aprendizado na hora certa - e depois os deixe ir. Afinal, uma despedida cortês faz parte de ser um grande anfitrião.
2. Incorpore a escolha na experiência de aprendizagem
Desjejuns, frequentadores de spas e viajantes a negócios, todos desejam uma experiência de hóspede que corresponda às suas necessidades, personalidades e preferências. E adivinha? Nossos alunos não são diferentes.
Hospedar uma ótima experiência de aprendizagem autodirigida significa oferecer uma escolha de recursos e modalidades. Isso pode parecer caro, mas é possível incorporar a escolha ao aprendizado sem estourar o orçamento!
Considere o seguinte: se você já fez um vídeo de treinamento, você tem um roteiro. Com alguma formatação, você pode transformar seu script em um auxiliar de trabalho e oferecê-lo como download em PDF. Se, por outro lado, a maioria dos seus recursos já está em formato de texto, tente alistar um ou dois colegas de trabalho bem falados para gravá-los em um formato que possa ser ouvido.
Oferecer opções de modalidades de aprendizado just-in-time nos ajuda a compartilhar nossa mensagem com cada aluno que nos visita - e aumenta a probabilidade de eles retornarem.
3. Facilite o aprendizado para os olhos
Um bom design pode fazer a diferença entre uma experiência de hóspede que é literalmente agradável - em vez de desagradável. E embora a beleza esteja nos olhos de quem vê, a limpeza, a legibilidade e um esquema de cores alegres são quase que universalmente atraentes.
Estas práticas recomendadas irão ajudá-lo a remodelar seu conteúdo de aprendizagem just-in-time:
Mantenha-o legível . Ignore as serifas - fontes sem serifa (pense em Arial, Calibri e Helvetica) são a escolha mais amigável para visibilidade e compreensão.
Considere a acessibilidade . Você pode evitar dores de cabeça incorporando o contraste entre o texto e o fundo. As diretrizes WCAG podem ajudá-lo a garantir que seu esquema de cores tenha o nível certo de contraste para seus alunos.
Deixe o espaço em branco . A desordem e a aglomeração são fontes de estresse, tanto na tela quanto fora dela. Dê ao seu conteúdo de aprendizagem just-in-time espaço para respirar, deixando um espaço em branco (ou qualquer cor) nas margens, entre parágrafos e linhas, e ao redor das imagens.
Aproveite os desenhos de linha. Uma foto colorida pode valer mais que mil palavras, mas o nível de detalhes que ela fornece pode ser perturbador. Concentre a atenção dos alunos no que é importante com desenhos de linhas simples e precisa. Este auxílio de trabalho just-in-time sobre o uso de equipamento de proteção individual (EPI) - criado em parceria com uma organização de treinamento e educação financiada pelo governo dos EUA para um público de profissionais de saúde - é um ótimo exemplo. O foco aqui está no uso correto de luvas, aventais, máscaras e outros EPIs essenciais - não em detalhes ou cores estranhas.
4. Ofereça um mapa visual da experiência de aprendizagem
Você conhece aquele canal de TV no quarto que é sobre o hotel ? Ser um ótimo anfitrião para nossos alunos significa obter meta, compartilhando nosso programa de aprendizagem e planta baixa.
Podemos fazer isso criando um mapa visual de nosso conteúdo de aprendizagem autodirigido que mostra os tópicos e recursos disponíveis para eles durante sua estada conosco.
Amplie sua prática de design de serviço
Adora o que o design de serviço pode fazer pelo LX? Tente estender sua prática à maneira como você lidera, colabora e se comunica com seus semelhantes. É uma coleção com curadoria das melhores mentalidades, práticas e lições de nossas duas décadas juntos como uma organização centrada no ser humano - e mais de uma década como uma equipe totalmente remota. Quer você seja um líder, gerente ou colaborador individual, encontrará várias etapas comprovadas que pode seguir hoje (ou a qualquer momento!) Para ser mais feliz e saudável no trabalho.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments