top of page

Práticas Para Segurança de Conteúdo de E-Learning


Proteger sua propriedade intelectual online é o que você precisa pensar ao desenvolver um curso. Felizmente, existem vários métodos para ajudá-lo com isso, que podem ser divididos em grupos por formato de conteúdo e incluem abordagens tecnológicas e não técnicas.


Riscos de violação de direitos autorais

Ao publicar propriedade intelectual para o público, sempre temos que considerar os riscos. Como a maioria dos dados agora está armazenada na web, com acesso gratuito, há grandes chances de violação de conteúdo e pirataria. Embora a maioria dos mecanismos e plataformas de pesquisa estejam fazendo o possível para oferecer segurança de conteúdo para os proprietários de propriedade intelectual, ainda há incidentes infelizes que podem ser perdidos pela tecnologia de segurança.

Isso é mais provável de acontecer no mercado de educação online. Professores e instituições criam cursos online personalizados com conteúdo multifuncional e compartilham o acesso com todos os participantes do curso. Na verdade, os moderadores do curso às vezes dão aos alunos acesso ao download de materiais de aprendizagem exclusivamente para melhorar a curva de aprendizado. No entanto, às vezes esse conteúdo pode ser copiado e compartilhado sem esforço em outras plataformas, livremente e omitindo o autor. Pois bem, se você postar um curso online e der acesso a um grande número de pessoas, precisa estar ciente dos graves danos que isso pode trazer para você, em uma forma de violação de direitos autorais .

Como a violação de direitos autorais pode influenciar o proprietário do conteúdo

1. Perda de tráfego

O curso clonado pode ser visitado por alguns visitantes do seu site. O problema é que os motores de busca nem sempre reconhecem a fonte original. Como resultado, eles podem mostrar aos pesquisadores vários itens com material comparável para que a CTR e o volume de tráfego do site original possam diminuir.

2. A fidelidade do leitor diminui

Os usuários não perderão tempo investigando, portanto, provavelmente escolherão aleatoriamente entre seu conteúdo e o conteúdo plagiado. Isso pode causar perda de credibilidade a longo prazo, principalmente se o site com a violação de direitos autorais parecer ser melhor visualizado ou se receber mais visualizações/comentários.

3. Medidas de segurança do mecanismo de pesquisa

Sites de conteúdo original às vezes são submetidos a triagem de pesquisa, enquanto sites de imitação ficam impunes. Nesse caso, os mecanismos de busca podem banir seu curso em vez do dos autores, e você terá que lutar pelo seu conteúdo ou apenas atualizá-lo.

4. Processos de Longo Prazo

Mesmo se você tiver sorte e conseguir encontrar o autor do crime, terá que provar que é o proprietário do curso e haverá discussões extensas sobre os próximos passos necessários para resolver tal incidente.

Às vezes, os plagiadores são preguiçosos demais para lidar com questões menores, portanto, sua maior chance de evitar o plágio é criar dificuldades no download ou na cópia. Mas alguns deles podem ser persistentes em seu desejo por um conteúdo específico, portanto, os criadores de cursos on-line precisam aceitar esse fato e fazer algo a respeito. Felizmente, existem inúmeros meios para evitar o plágio, ou o uso de propriedade intelectual sem permissão, dependendo do formato do conteúdo (texto/vídeo/imagem/áudio). Vamos dar uma olhada nos melhores para cada formato.

Maneiras de proteger várias formas de conteúdo

Provavelmente, se o seu conteúdo foi alvo de plágio, você fez um ótimo trabalho ao criá-lo. Claro, é um elogio que você desejava, mas ainda assim, tente tirar um lado positivo da situação. No entanto, você não deve tolerar a violação de direitos autorais, mesmo quando for um elogio. Portanto, aqui estão os meios para evitar que seus cursos online sejam roubados, além de abordagens que podem provar que você é o proprietário inicial da propriedade intelectual.

1. Protegendo Textos

  • As informações sobre o conteúdo copiado estão ocultas em um bloco separado: Uma parte do texto fornece uma referência à fonte original. Um plagiador pode duplicá-lo sem sequer perceber que copiou o texto com o nome do site ou da empresa nele.

  • Desabilitar o realce da seleção de texto usando CSS: Mesmo que a execução do script esteja desabilitada, isso funcionará. No entanto, se o criminoso abrir o código da página e copiar o texto de lá, esse método falhará.

  • Desativar a cópia para a área de transferência: Essa funcionalidade depende das ferramentas que você usa para criar seu site. Cada um deles possui configurações particulares para isso.

  • Serviços especiais de ping: Você pode utilizar um dos vários serviços de ping que enviam mensagens automatizadas sobre novas postagens em sua plataforma.

  • Forte presença nas redes sociais: Se você trabalha no marketing do seu curso online, não haverá dúvidas sobre quem é o dono do conteúdo, já que seu histórico nas redes sociais o apoiará. E também se o seu curso for bem conhecido, há menos chance de alguém simplesmente copiar e colar. Nesse cenário, essa pessoa enfrentará grandes problemas, em comparação com o roubo de uma fonte desconhecida.

2. Protegendo Imagens

  • Marcas d'água: Esta é a forma mais comum que é utilizada em todos os lugares. Mas é essencial saber que, como essa é a abordagem mais popular, existem muitas ferramentas para remover marcas d'água de imagens. Então, agora não é o mais seguro.

  • Arquivo vazio ao baixar: Isso é feito usando habilidades de codificação e desenvolvimento. Felizmente, o criminoso não vai procurar um método para hackear a imagem, e vai apenas para qualquer outra opção mais facilmente disponível na web.

  • A cópia é restrita por meio do menu de contexto: Isso pode ser feito modificando os plug-ins JavaScript, CSS, jQuery ou CMS.

  • Imagens com marcas digitais: Esta opção não serve para evitar o plágio, mas para comprovar posteriormente que o conteúdo foi seu (através das informações sobre a câmera usada para tirar as fotos, assim como data, hora e local).

  • Use os metadados IPTC para provar a propriedade: A câmera pode preencher metadados IPTC básicos , como informações de direitos autorais, enquanto tira fotografias. A atualização de metadados IPTC é possível em vários aplicativos de software, incluindo Adobe Photoshop, Bridge e Lightroom.

  • Criando uma lista de âncoras composta de fragmentos de texto distintos Devem ter menos de 100 caracteres. Essa técnica acelera a indexação de conteúdo. Esteja ciente de que o ladrão pode apenas fazer uma captura de tela de uma imagem, e a segurança desse método está em dúvida.

  • Separando imagens em bits: Você pode cortar uma imagem em várias partes e usar um código para vinculá-las. Mas, novamente, as capturas de tela são seu inimigo neste caso.

3. Preservação de vídeo

  • Marcas d'água: Essa técnica mais popular também é aplicada a vídeos. É eficaz mesmo quando são feitas capturas de tela ou gravações de tela.

  • Link oculto para download: Você pode simplesmente encontrar um player que mantém o link de download do vídeo escondido dos usuários e plug-ins. Mas seu vídeo não será protegido da gravação de tela.

  • Criptografia DRM: A única maneira sólida de proteger os cursos em vídeo é usar a criptografia DRM. Mesmo que seja baixado, o plagiador exigirá uma chave de criptografia para reproduzi-lo.

O que não protegerá seu conteúdo?

Embora nem todos os meios acima realmente funcionem para a segurança do conteúdo do e-Learning, todos eles são um pouco eficazes no que diz respeito à violação de conteúdo. No entanto, existem várias maneiras que as pessoas ainda utilizam para proteger sua propriedade intelectual que não são robustas, por exemplo, usando scripts integrados para evitar a duplicação de conteúdo. Apenas os plagiadores mais alheios não sabem que podem simplesmente visualizar o código-fonte da página ou desabilitar scripts no navegador ao lidar com sites que possuem scripts integrados.

O outro exemplo é quando o dono do curso apenas coloca um link para a fonte no final do texto. Como resultado, quando o fragmento de texto copiado é colado no campo de texto, o link indicado está localizado no final do mesmo. Isso facilita a detecção e exclusão de fontes, se necessário. Portanto, este método não vale o seu tempo.

Resumindo

Você não poderá impedir totalmente que seu conteúdo seja duplicado, mas isso não significa que você não deva tentar. Apenas tente combinar as técnicas mencionadas acima para criar uma sinergia perfeita para o seu curso online específico. Se você encontrar um equilíbrio entre métodos visuais e específicos de tecnologia, seu curso será seguro o suficiente. Mas não se esqueça dos alunos leais. Deixe-lhes a possibilidade de baixar materiais para fins de aprendizagem, uma vez que esta é uma parte importante do processo de aprendizagem que você não pode cortar.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


#autoria #direitosautoriais #direitoautoral #producaodeconteudos #produzirconteudosead #conteudosead #conteudosparaead #conteudistas #conteudista #criarconteudosparaead #conteudosead #eadconteudos #conteudo #conteudodigital #marketingdeconteudo #conteudos #conteúdo #conteúdoead #designdeconteudo #designerdeconteudo #producaodeconteudo #conteudodequalidade #marketingconteudo #conteudocriativo #conteudodigital #conteúdodigital #criarconteúdo #criarconteudos #serconteudista #escreverconteúdos #escreverconteudo #conteúdos #conteudopersonalizado #personalizarconteudos #conteudorelevante #produçãodeconteúdo #produçãodeconteúdos #produzirconteúdos #criarmaterialdidático #produçãodematerialdidático #producaodematerialdidatico #materialdidatico #materialdidático #produtoradeconteudo #produtoradeconteúdos #conteudoreal #conteudoaudiovisual #audiovisual #recursosdidaticos #recursodidático #ead #trilhasdeaprendizagem #aprendizagem #aprendizagem #aprendizagemcriativa #aprendizagemsignificativa #dificuldadedeaprendizagem #escola #educacao #educação #MEC #aprendizagemcolaborativa #ensinoaprendizagem #ministeriodaeducacao #ministériodaeducação #desenhoinstrucional #desenhoeducacional #desiginstrucional #designeducacional #designerinstrucional #designereducacional #criarcursos #criarcurso #criarcursosonline #criarcursoonline #ead


Comments


bottom of page