Você sabia que é através dos perfis de alunos no AVA que podemos personalizar a aprendizagem de cada aluno e recomendar dicas e idéias para ajudá-los a alcançar seus objetivos?
Você sabia que a maioria dos alunos visualiza o ambiente virtual de aprendizagem como um repositório de conteúdos chatos e raramente o acessam sem serem solicitados? No entanto, e se eles reconhecessem o AVA como uma ferramenta de desenvolvimento profissional integral e proativa que incentiva as suas habilidades, interesses e objetivos de carreira, certamente terão outro olhar sobre o esquema. Já sentiu o que você deve providenciar certo?
Então. Se os alunos tivessem que preencher perfis que os ajudassem a capturar essas informações, o ambiente virtual de aprendizagem poderia produzir automaticamente ferramentas personalizadas para o seu desenvolvimento profissional. Imagine um indivíduo acessando o AVA para criar um perfil de aluno passar por uma simples sequência de formulários digitais, pesquisas, questionários ou autoavaliações criadas para identificar seu perfil? Seria parte do plano para reconhecermos 3 requisitos fundamentais e que podem colocar o seu curso no céu ou no inferno. São eles:
Habilidades, pre-conhecimento e atitude,
Forças e fraquezas (lacunas que devem ser trabalhadas no aluno)
Interesses e metas de carreira
Armado com essas ferramentas valiosas, os alunos teriam muito mais probabilidade de acessar seus AVA regularmente e, por extensão, envolver-se com mais recursos de aprendizado que sua organização trabalhou arduamente para produzir.
Usando essas informações, o AVA poderia gerar um caminho de aprendizado personalizado para os indivíduos, bem como um caminho para os gerentes supervisionarem o desenvolvimento profissional de suas equipes. O caminho de aprendizagem de um indivíduo incluiria três ofertas descritas neste artigo, incluindo:
Um plano de ação de desenvolvimento profissional
Um convite para juntar grupos de interesses e redes dentro da organização
Ferramentas de coleta de feedback de desempenho
-> Os perfis do AVA podem gerar planos de ação de desenvolvimento profissional?
Ao criar perfis de alunos no AVA, eles podem ser automaticamente designados ou recomendados para uma série de recursos e eventos de aprendizado que os ajudarão a desenvolver seus pontos fortes, preencher suas lacunas e perseguir suas metas e interesses. O plano de ação pode incluir:
Recursos de eLearning hospedados no LMS
Eventos de treinamento ao vivo
Oportunidades de voluntariado relevantes na comunidade
O gerente e o indivíduo devem poder modificar o plano de ação de desenvolvimento profissional para acomodar as necessidades de recursos e disponibilidade.
-> Os perfis do AVA podem produzir convites para que os alunos participem de grupos de interesse e de contatos dentro da organização
Com base no perfil do aluno, o AVA também pode preencher convites para participar de redes relevantes ou grupos de interesse dentro da organização, liderados por mentores experientes. Pode também sugerir grupos externos e associações que possam ajudar o aluno a explorar os interesses identificados e alcançar objetivos de carreira.
-> Os perfis do AVA podem ativar ferramentas de coleta de feedback de desempenho individual e de equipe e usar dados coletados para informar os caminhos de aprendizado
Além de um plano de ação e convite para participar de grupos, o AVA também pode usar dados de perfil do aluno para gerar ferramentas de coleta de feedback pessoal para cada aluno. Depois de concluir os marcos em seus planos de ação, os alunos (ou seus gerentes) podem iniciar essas ferramentas de feedback para solicitar feedback anônimo de colegas e supervisores em relação ao desempenho em um determinado conhecimento, habilidade ou área de atitude. Os dados poderiam então ser usados para informar ainda mais o caminho de aprendizagem do indivíduo ou das equipes.
Atente-se! Os perfis dos alunos devem incluir as seguintes informações:
Nome
ID do Empregado
Titulo do trabalho
Localização
Competências (avaliado)
Objetivos de carreira (mensuráveis)
Interesses
Dependendo das necessidades e interesses da sua organização, os perfis dos alunos podem ser parcialmente públicos dentro da organização e também podem incluir:
Fotos do perfil
Títulos de trabalho
Locais do site
Biografias curtas
Informações de contato (endereços de email, números de telefone)
Recursos de mensagens / comunicação (por exemplo, quadros de discussão, mensagens privadas)
Sabendo que a personalização do ensino é uma das tendências mundiais de treinamento e educação, seria interessante voc6e buscar aprofundar-se mais nos assuntos que envolvem personalização da aprendizagem e Big data para educação, assim como Learning Analytics. Essas três formas de você buscar dados para criar percursos mais adaptativos é o que vai fazer o seu curso ir ao céu!
IDI - Instituto de Desenho Instrucional
Comments