top of page

Quer Criar Videoaulas Profissionais com Baixo Investimento?


O vídeo é um recurso cada vez mais importante no kit de desenvolvimento de cursos online. Ao fazer escolhas boas e escalonáveis ​​de equipamentos e software de edição e otimizar seus fluxos de trabalho de produção, você pode obter uma tríplice: economizar dinheiro, tempo e facilitar o aprendizado.


Vamos às dicas para economizar dinheiro e ajustar seu fluxo de trabalho:


Equipamento


1. Para criar vídeoaulas temos a opção entre um telefone celular, uma câmera digital DSLR (reflex de lente única) ou uma câmera de vídeo. Quais as considerações de escolhas entre esses três?


Primeiro, qual você já possui, especialmente quando estamos pensando em restrições orçamentárias? A maioria das pessoas carrega um estúdio de produção de vídeo no bolso da frente e elas não percebem, e esse é o celular! Os telefones celulares de hoje são absolutamente incríveis quando se trata da qualidade das câmeras que estão neles. Foi apenas a demanda popular que impulsionou essa área do mercado. Dentro dessa restrição, eu diria que você tem um dispositivo perfeito para gravar vídeo. Se você tem um celular, ótimo, use-o. É melhor que nada.


Dos outros dois - a DSLR e a câmera de vídeo - se uma pessoa tiver dinheiro reservado para o orçamento da produção de vídeo, escolha a câmera de vídeo. Existem algumas razões para isso. A câmera de vídeo foi projetada especificamente para a gravação de vídeo e terá os recursos que você deseja, os recursos necessários para gravar coisas como maior autonomia da bateria e tempos de gravação mais longos, com base na mídia. Também oferece outros recursos necessários. A DSLR se tornou muito popular mas ela tem uma curva de aprendizado muito mais íngreme para obter um vídeo de boa qualidade. Não é uma dessas coisas que você pode tirar da caixa, ligá-lo e começar a gravar vídeo como pode com seu telefone celular ou câmera de vídeo.

2. Se você decidir que prefere usar uma câmera de vídeo, existem recursos que você deve procurar em uma câmera de vídeo?


A maioria das câmeras de vídeo possui memória interna. Mas também procure recursos como portas de memória adicionais para que você possa ter cartões de memória duplos. Em vez de gravar apenas em um cartão, isso oferece algumas opções de preencher um cartão com um vídeo e a câmera começará a gravar instantaneamente no segundo cartão. Essa dica dá a você mais tempo de gravação. Ou, se o que estiver gravando for um pouco mais sensível, você poderá gravar a câmera nos dois cartões simultaneamente. Dessa forma, você sempre tem uma cópia de segurança.

Outra coisa que você deve procurar são as entradas de microfone. Como os microfones embutidos em uma câmera de vídeo não são os melhores do mundo, eu nunca os uso. Dependendo da qualidade da câmera que você compra, as entradas de microfone podem ser algo como uma pequena tomada de 3,5 milímetros, que é o tipo padrão que seus fones de ouvido usam com o telefone celular - porta pequena do mesmo tamanho. E então, se você tiver no orçamento, busque entradas de microfone adicionais, como as entradas XR, as entradas de microfone de nível mais profissional. Se câmera é uma daquelas coisas que você não deseja comprar regularmente, invista. É melhor gastar um pouco mais e obter os recursos que você precisa.


Edição


1. Sobre edição de vídeo: Quais são os recursos importantes a serem procurados no software de edição de vídeo?

O grande problema da edição de vídeo é a capacidade de gerenciar sua mídia, então você deve procurar um software que possa ingerir diferentes formas de mídia porque câmeras diferentes gravam em diferentes formatos. Busque algo que possa ingerir esses diferentes tipos de arquivos e que tenha um compartimento de mídia. Você vai importar vários videoclipes e precisa manter vários videoclipes. Então se acostume com a idéia de “costurá-los”. A maioria de todo o software é o que chamamos de não linear. Isso significa que você pode extrair partes diferentes de vídeos diferentes e montá-las, quase como um quebra-cabeça. Posso puxar alguns segundos de um vídeo e costurá-los com alguns segundos de outro vídeo e assim por diante.


2. Com um telefone celular, é melhor fotografar em retrato ou em paisagem?


Qual é o melhor formato? Honestamente é como meus alunos estão ingerindo o conteúdo, onde quer que o visualizem - em um dispositivo móvel ou no computador. A melhor forma de criar a videoaulas é de forma responsivo (onde o recurso pode ser adaptado em telas paisagem ou retrato). A pergunta é: onde você pretende incluir esse vídeo? Os alunos vão acessar no desktop (computador) ou no celular? Tradicionalmente, a paisagem é a maneira que desejamos filmar, não o retrato, mas você não sabe se o retrato atende às necessidades, então é isso que você precisa usar. O que você não pode fazer é alternar entre retrato e paisagem durante a gravação, porque vai precisar de edição criativa no back-end após a gravação. Normalmente, sugerimos que você sempre grave no modo paisagem, pensando no back-end e no fluxo de trabalho de produção.


Fluxo de trabalho

1. Quais são as principais etapas do fluxo de trabalho para criar um vídeo?

As etapas principais são: depois que tudo é gravado, repasse por essas gravações e organize-as. A câmera terá sua própria maneira de nomear esses arquivos. Eles geralmente são números de série, às vezes incluem a data. Então, a primeira coisa a fazer é organizar os vários videoclipes. Tenha certeza de que tem todas as gravações necessárias e organize essas coisas, talvez até configurar ou alterar as convenções de nomenclatura. Faça cópias de segurança das gravações, portanto, se elas estiverem em um dispositivo ou em uma mídia, não a substitua até que o projeto esteja concluído. Mantenha uma cópia de backup e duplique essa mídia ou esses arquivos. Reveja os vídeos. Todos devem ter o mesmo tamanho, mesma proporção, e por aí adiante. Se houver conteúdo faltando volte a procurar. Em seguida vá para a montagem. Mesmo se você apenas criar uma montagem de mock-up, é neste momento que você poderá abusar da criatividade para “dirigir"esse vídeo como se fosse diretor de cinema.

2. Qual é a aparência que você procura e qual é a história que você está tentando contar?

Crie um storyboard simples usando esses videoclipes e tente montar uma história básica. Essa é uma ótima maneira de garantir que você tenha todo o material necessário. E não esqueça de verificar os níveis de áudio.

3. Fazer o roteiro ou storyboard é realmente necessário?

Sim, definitivamente adote o uso de roteiro ou storyboard. Aqui é que reside o ponto crítico de qualquer vídeo. Quando você está gravando um vídeo, mesmo que seja uma dessas situações de aprendizado sob demanda ou just-in-time, o storyboard poupa muito tempo na fase de edição e na tentativa de descobrir as coisas. O storyboard permite que você decida as fotos que deseja com antecedência, antes de instalar as câmeras, luzes e microfones. Então, quando tudo estiver configurado, você não precisará reposicionar a câmera todas as vezes. O storyboard é uma ótima maneira de pré-visualizar a história que você vai contar e da maneira que vai contar através do vídeo. Então, sim, definitivamente é um componente crítico antes mesmo de você ligar a câmera.


IDI - Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page