Os Especialistas no Assunto ou Conteudistas, como os nomes sugerem, são especialistas em um domínio específico e principais provedores de conteúdo para treinamento. Seu papel no design e desenvolvimento do e-Learning é fundamental, pois eles são as fontes primárias do conteúdo, bem como os aprovadores e revisores finais dos cursos.
No entanto, a maioria dos gerentes de treinamento tem medo de abordar uma PME. Por que é que?
A maioria dos especialistas são tradicionalistas que resistem à mudança no formato de treinamento em direção ao treinamento online. As PME possuem uma riqueza de informações e muitas vezes insistem em incluir todas essas informações no curso de eLearning - confundindo os limites entre as informações "necessárias para saber" e "úteis para saber". Para eles, cada parte é igualmente importante e eles estão relutantes em cortar o conteúdo para torná-lo adequado para e-Learning. Então, o que você pode fazer para que seus especialistas no assunto participem do e-Learning? Como você pode preencher a lacuna entre as diferentes expectativas das PMEs e da equipe de T&D?
Melhores práticas de e-learning para economizar o tempo dos Especialistas (PME)
Quando você opta por cursos autônomos espaçados ao longo de um período de tempo, o trabalho do SME torna-se multiplicado, repetitivo e mais longo. Cada vez que um curso precisa ser implementado, o especialista no assunto tem que seguir os mesmos movimentos de revisão do conteúdo principal do curso, preenchimento de lacunas, aprovação de modelos, storyboards e protótipos e revisão do curso final. Mas se você planeja um currículo logo no início, esse processo precisa ser executado apenas uma vez.
Você pode padronizar diferentes aspectos de design do curso de eLearning e obter contribuições / aprovação de seus PMEs em:
Terminologia, lacunas de conteúdo
Interatividades (processos complexos podem precisar da ajuda do SME para fragmentação e / ou visualização)
Avaliações / cenários, se o tópico for complexo ou proprietário
2. Envolva as PMEs na fase de planejamento do design de eLearning
A experiência das PMEs é necessária desde o planejamento inicial até o desenvolvimento do e-Learning rápido. Portanto, envolva-os na reunião inicial de lançamento com as partes interessadas para garantir clareza sobre os objetivos de aprendizagem e as expectativas de treinamento, sem espaço para confusão e retrabalho em um estágio posterior
PMEs:
Chegue a um acordo sobre os prazos para as revisões
Familiarize-se com a ferramenta que será usada para revisar os cursos (se for uma ferramenta online)
Conheça a equipe que trabalha no projeto e quem contatar se necessário
3. Familiarizar as PMEs com o processo de design e desenvolvimento do Rapid eLearning
A maioria das PMEs é bastante possessiva quanto ao seu conteúdo de treinamento. Eles também são céticos em relação a qualquer formato de treinamento que não seja o treinamento em sala de aula, o e-Learning mais rápido. Este problema pode ser facilmente resolvido familiarizando as PMEs com o processo de design e desenvolvimento desde o início. Você pode educá-los sobre:
Princípios de aprendizagem de adultos
Como o envolvimento do aluno pode ser integrado para um treinamento eficaz
Priorizando as informações necessárias sobre o conhecimento interessante
Possibilidades e limitações de uso de ferramentas de autoria
Se o SME tiver um deck de PowerPoint (~ 10 slides) sobre um tópico, temos um método rápido e sujo de 5 etapas para desenvolver um vídeo de microaprendizagem - em que o SME está envolvido apenas em 3 pontos.
O SME disponibiliza uma gravação em que fala através dos slides.
Os slides e a gravação são aprimorados instrucionalmente pelo fornecedor do eLearning, que também incorporará os gráficos apropriados, transcreverá o áudio e agilizará a transcrição.
O conjunto de slides enriquecido e a transcrição editada são enviados ao SME para uma revisão rápida.
O fornecedor de eLearning produz um vídeo de narração usando os slides aprimorados com um narrador profissional lendo o script simplificado.
O SME analisa e aprova o vídeo.
5. Use ferramentas de revisão online
Revisar storyboards em MS Word ou PowerPoint e compartilhar feedback por e-mail é um grande desestímulo para as PMEs. As ferramentas de criação de eLearning mais rápidas têm aplicativos de revisão online embutidos: exemplo: Articulate Review 360, Adobe Captivate etc. Essas ferramentas de revisão ajudam em:
Colaboração fácil entre várias PMEs e resolução de feedback conflitante
Ter todos os comentários e avaliações das PME em um só lugar
Revisão fácil, uma vez que o feedback é implementado
Caso sua ferramenta de autoria não tenha um aplicativo de revisão integrado, você pode usar ferramentas externas de revisão de eLearning.
Conclusão
Embora envolver as PMEs no desenvolvimento do eLearning possa ser um pouco difícil, você não pode prescindir delas. E a única maneira de colocá-los no vagão de treinamento digital e obter sua aprovação é reconhecendo sua importância, valorizando sua contribuição para o treinamento e, o mais importante, evitando perder seu tempo. E não há maneira melhor do que o e-Learning rápido de fazer isso!
IDI Instituto de Desenho Instrucional
#designinstrucional #desenhoinstrucional #facilitador #treinamento #educacaocorporativa #experienciasdeaprendizagem #metodologiasativas #aprendizagemcorporativa #professor #professora #professores #conteudosead #cursosonline #comocriarcursosonline #comocriaraulasonline #elearning
Comments