top of page

Rapid Learning e Prototipagem em Papel


Uma visão geral de como fazer um protótipo de papel para desenvolver rapidamente o eLearning.


Design sólido de eLearning em uma crise de tempo


O maior desafio ao criar eLearning geralmente é o tempo limitado. As partes interessadas, clientes ou seu gerente estão sempre solicitando conteúdo ontem.


Nesse cenário, criar um storyboard nunca é uma boa ideia. No momento em que você escolher um modelo ou abrir um documento do Word e começar a inserir o conteúdo, você receberá uma mensagem do SME no Slack: "Qual é o ETA desse treinamento?"


É por isso que a maioria dos Designers Instrucionais que conheço fazem storyboard diretamente na própria ferramenta de autoria do curso. Isso economiza tempo e o incômodo de transferir scripts, anotações e qualquer mídia de um programa para outro. Embora essa técnica funcione, ela pode levar a escolhas de design ruins e também pode limitar a criatividade.


Porque?


Porque uma vez que você tenha uma estrutura montada, você não quer quebrá-la; afinal, você não tem tempo! Mesmo que você tenha tempo para fazer alterações, geralmente não vai querer fazer as alterações, pois você se projetou em um túnel e sabe que será muito trabalhoso dar a volta por cima.


E quando as coisas já estão delineadas na própria ferramenta de autoria, é muito difícil visualizar quais outros layouts, interações ou elementos de design podem ser adicionados. O que você configurou já funciona, não é?


Evitando o problema


Para evitar o problema: protótipo de papel. Feche o computador, pegue um marcador e esboce o design do seu curso. Comece desenhando cada seção. Em seguida, indique o que pertence a cada seção. Se não funcionar, amasse o papel e comece de novo. Então, quando seu conteúdo estiver definido, olhe para a foto maior. Qualquer coisa pode ser cortada? Está faltando alguma coisa? Em caso afirmativo, desenhe um novo mapa.


Em seguida, observe o conteúdo. Você antecipa uma parede de texto em algumas seções? Em caso afirmativo, como você pode dividir o conteúdo? Faça um esboço. Você tem um curso estático com pouca ou nenhuma interação? Desenhe ou marque áreas onde a interação é necessária. Você está perdendo perguntas ou conteúdo de verificação de conhecimento? Agora você sabe.


Você também pode criar muitos storyboards de trabalho diferentes. Por que parar em um? De uma variedade de ideias viáveis, você pode selecionar a melhor. Quando você se força a encontrar abordagens alternativas, pode tropeçar em uma maneira melhor de apresentar o conteúdo.


Este processo pode ser rápido. Para um curso de 30 minutos ou menos de duração, você pode fazer um protótipo de papel aproximadamente no mesmo tempo. Não precisa ser perfeito e você não precisa escrever todos os objetivos detalhadamente. Em vez disso, use ícones ou palavras-chave para indicar onde você quer chegar. Isso não precisa ser um documento perfeito que você está apresentando aos clientes.


Quando terminar, tire uma foto do quadro branco ou do papel e comece a trabalhar. Você já deve ter pensado no design de alto nível do curso antes de se preocupar com os detalhes do curso. Esta é a chave para o rápido desenvolvimento do eLearning. Se você se concentrar nos detalhes primeiro, obterá um curso cheio de detalhes. Se você se concentrar primeiro no design, obterá um curso avançado de design.


Compartilhe o método


Quando eu estava começando como Designer Instrucional, minha mesa estava cheia de papéis, marcadores e papéis amassados. A princípio, minha equipe imediata achou que eu era um pouco maluco, mas depois que mostrei meu processo, toda a equipe começou a adotar a técnica para economizar tempo em prazos apertados.


Se o seu cliente, PME ou gerente estiver disposto a ajudar com a parte confusa e criativa do design, faça um protótipo de papel com eles! Desenhar um curso com uma parte interessada e indicar quais interações e conteúdo você criará reduzirá drasticamente os ciclos de feedback posteriormente no processo de design. É muito mais fácil mudar a direção de um curso em um quadro branco do que em um storyboard ou arquivo de origem.


Isso também permitirá que você nivele as expectativas de tempo. Você pode informar a sua parte interessada aproximadamente quanto tempo cada seção levará para você e, se ela vir valor em uma experiência aprimorada, poderá aumentar seu tempo.


Você também pode fazer um protótipo de papel com outro Designer Instrucional que conheça as ferramentas do comércio. Colaborar com outro Designer Instrucional para um bate-papo rápido de 30 minutos pode revelar novas ideias de design que você não teria pensado.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page