top of page

Recursos Obrigatórios em uma Plataforma LMS



“Escolha nosso LMS!”, eles dizem. “É fácil de usar!”, eles dizem. Mas estas são palavras que você já ouviu antes. Na verdade, quase todos os fornecedores de LMS que você encontrou promoveram sua plataforma como “fácil de usar”.


Você sempre se perguntou o que isso realmente significa. O que torna sua plataforma LMS fácil de usar? E é mais fácil de usar do que o próximo LMS da sua lista de resultados de pesquisa do Google? Além disso, com mais de mil LMSs (e recursos) para escolher, como você saberá se está fazendo a escolha certa?


Sabendo o que procurar! Vamos mergulhar nos recursos e funcionalidades essenciais de todos os LMS fáceis de usar, começando pelo login.


1. SSO que é fácil de fazer login


Em um mundo digitalizado, acompanhar os detalhes de login em dezenas de contas pode ser muito doloroso. Ainda assim, as senhas são a proteção necessária para manter os trolls e hackers afastados. Então, para nossa sorte, a tecnologia introduziu um pequeno truque chamado Single Sign-on (ou SSO, abreviado).


Em vez de ter que se lembrar de outro nome de usuário e senha, o SSO permite que você use suas credenciais de uma conta para fazer login em uma conta diferente. Legal, hein? Você provavelmente já experimentou o SSO antes, como quando usa suas credenciais do Facebook para fazer login em um novo aplicativo.

Agora, da mesma forma, os alunos obtêm acesso rápido, conveniente e seguro ao software de gerenciamento de aprendizado. Um LMS de logon único é uma plataforma LMS realmente fácil de usar.


2. Automações


Se o seu LMS ainda exigir que os cursos sejam atribuídos manualmente a todos os funcionários, fornecedores e parceiros, você pode ter certeza de que não é um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem de primeira para usabilidade. Porque quanto mais seu LMS depende de processos manuais, maior a sobrecarga administrativa.


Então, o que você está perdendo? Automações que facilitam o treinamento de administradores para otimizar processos e obter eficiências que eles não conseguiriam fazer sozinhos. Na verdade, com as automações, um administrador pode gerenciar tarefas em milhares de alunos.


Seja um software de RH integrado que inscreve automaticamente novas contratações em seu LMS, inscrições automatizadas em webinars ou até mesmo a atribuição automática de cursos a grupos de usuários específicos, as automações de eLearning são o recurso final de qualquer LMS amigável.


3. Torna a criação do curso fácil


Se a sua plataforma LMS é fácil de usar, a criação e edição de cursos deve ser clara e simples. É claro que aprender a usar qualquer nova plataforma requer tempo e prática – apenas algumas mais do que outras. Com um LMS amigável, a curva de aprendizado deve ser relativamente plana.


Em outras palavras, seguindo um conjunto de etapas lógicas e fáceis de lembrar, qualquer pessoa em sua empresa pode criar cursos online. Mas saber se um LMS oferece fácil criação de cursos pode ser complicado, a menos que você ouça isso de clientes existentes ou antigos. Portanto, confira as avaliações dos clientes do LMS que você está considerando e fique atento a quaisquer sinais de alerta de que a criação do curso é complexa, demorada ou é melhor deixar para administradores e instrutores.


4. Perfeitamente alternável


Oh, os papéis que você desempenhou! Administrador, gerente, instrutor e até mesmo aprendiz. Alternar entre essas funções, como quando você precisa visualizar o LMS da perspectiva de um aluno, pode ser o pesadelo de um usuário. Especialmente se o seu LMS exigir que você saia e volte sempre.


Mas, com um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem online, fácil de usar, a troca de funções é fácil. Realmente, tão pouco quanto dois cliques! Isso economiza tempo e energia e torna a experiência do usuário ainda melhor.


5. Totalmente funcional e pouco excessivo


Um estudo descobriu que 44% das empresas que usam um LMS estão pensando em substituí-los. As razões de topo? Experiência do usuário e experiência administrativa. Mas muitos LMSs hoje estão repletos de recursos que deixam até o administrador mais experiente na ponta da cadeira. Então, o que deu errado?


Bem, pode haver muita coisa boa. E, às vezes, o brilho de recursos sofisticados pode deixá-lo cego para suas necessidades reais. Em vez de agregar valor, todos os extras do LMS que você pensou que adoraria, na verdade, apenas atrapalham os processos suaves e os objetivos de aprendizado.


Agora, não quer dizer que um LMS não deva ter recursos impressionantes. Mas eles devem ser apenas os recursos que contribuem para uma experiência LMS perfeita e fácil de usar. Afinal, enviar administradores em cursos avançados para aprender a gerenciar e executar (aguarde) cursos, provavelmente não é como sua empresa quer gastar seus recursos!


Portanto, quando você estiver pesquisando um LMS específico, não se distraia com recursos de alta tecnologia, como VR e IA, se você não os usar. Mantenha o foco em sua lista específica de necessidades de treinamento e certifique-se de que seu LMS verifique todas elas.


6. Ramificações em diferentes segmentos de usuários


A ramificação tornou-se a chave para a experiência do usuário do LMS. Segmentar seu público de alunos em categorias significa que você pode dividir seu treinamento em diferentes entidades, cada uma com seu próprio conjunto de cursos, usuários, administradores e branding.


Então, dentro de cada ramificação , você pode agrupar os alunos de acordo com critérios específicos, como departamento ou nível de trabalho, e atribuir aos alunos cursos e temas com base em suas necessidades específicas de aprendizado. Obviamente, isso permite a atribuição em massa de cursos, o que economiza tempo e energia. Mas também melhora a experiência do usuário dos alunos, porque eles seguem um caminho de aprendizado adaptado às suas necessidades.


7. Oferece Suporte Máximo


Um bom suporte LMS responde às perguntas que você fez, não às que você não fez. Porque uma solução rápida e simples para problemas é uma grande parte da experiência do usuário do LMS. E ficar preso em mensagens de erro, com pouca ajuda além de perguntas frequentes genéricas e e-mails de suporte, adiciona um atraso frustrante ao seu fluxo de trabalho.


Um LMS fácil de usar vem com suporte fácil de encontrar; e útil! A equipe de suporte do fornecedor deve estar a par de todos os recursos e funcionalidades do LMS, bem como do treinamento ao cliente oferecido pela empresa.

Artigos de auto-ajuda claros e simples também ajudam muito a economizar o tempo dos usuários. Com uma pesquisa simples, encontrar as informações do LMS de que você precisa significa que você não precisa gastar tempo no telefone ou esperar por uma resposta por e-mail. Em suma, o suporte que você recebe de seu fornecedor deve fazer com que você sinta que está em boas mãos.


Conclusão


Hoje, o LMS certo não apenas economiza tempo e recursos. Isso dará aos funcionários o tipo de experiência de treinamento on-line que também leva a um envolvimento real e aprendizado profundo. Com uma condição: seu LMS é fácil de usar.


IDI Instituto de Desenho Instrucional




19 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page