top of page

SCORM está morrendo?


TinCan, xAPI ou API de experiência, como quer que você chame (e eu pessoalmente uso o xAPI), é o principal candidato a ter sucesso no SCORM dentro do mundo do eLearning. Agora, vale a pena afirmar aqui e agora, que isso não é uma certeza, mas acredito que é justo dizer que é a opinião predominante. Então, vamos ver como e por que isso está acontecendo e o que isso significa para nós, nossos alunos e a indústria como um todo.


Por que o SCORM está morrendo?

Desde o seu nascimento, em 2000, o SCORM passou por várias encarnações; 7 para ser exato, com o último sendo lançado em março de 2009, há mais de 10 anos. Na época, o SCORM oferecia um padrão fantástico, universal e extremamente versátil de geração de relatórios e gravações para a indústria de eLearning, o que garantiu a compatibilidade na maioria das plataformas.


No entanto, SCORM sempre foi uma aposta limitada, principalmente devido à sua complexidade, algo que o mundo da computação moderna tem pouco tempo para. O padrão também foi construído nos primórdios do design de eLearning quando o conteúdo altamente linear e o formato de questionário ainda eram as normas. O design de tempo e e-learning mudou, mas o SCORM não. Cada vez mais, os projetos focados em UX, que incentivam a livre movimentação por meio de conteúdo e testes, tornaram o SCORM incapaz de registrar de forma confiável e útil os dados do aluno.


Com o tempo, vários novos padrões nasceram. O IMS CC e o LTI se mostraram populares nos círculos acadêmicos, mas causaram pouco impacto no setor corporativo, com a maioria das organizações ainda contando com relatórios SCORM 1.2 ou 2004. Agora, porém, as coisas estão começando a mudar, à medida que mais e mais empresas vêem o que é possível, o tempo do SCORM pode ter acabado.


O que é o xAPI?

Para entender por que o SCORM está morrendo, você precisa entender “seu assassino”. xAPI é o padrão de relatório "novo". Na verdade, ele apareceu em abril de 2013, mas demorou um pouco para ganhar força em uma indústria em evolução lenta. Na verdade, o xAPI oferece relatórios completos aos designers instrucionais, em termos de declarações sobre o aluno e suas ações e não requer um LMS. O padrão também é um domínio cruzado, removendo outra limitação do SCORM. O xAPI também permite o registro de aprendizado em equipe e conclusão do curso sem um navegador da web. Em um mundo cada vez mais focado em dispositivos móveis, essas mudanças vão realmente dar uma vantagem ao xAPI.


Outra grande vantagem é a capacidade do xAPI de registrar várias pontuações para um aluno no objeto único, ao contrário do SCORM, que pode armazenar apenas a pontuação mais recente. Isso dá às organizações uma visão muito mais clara do desempenho do aluno. Essa mesma funcionalidade também permite um rastreamento mais claro de materiais de aprendizado de vídeo e sociais não tradicionais.


E quanto ao Cmi5?

O Cmi5 é, na verdade, um grande motivo para o crescimento recente do xAPI nos usuários. O Cmi5 atua como um complemento do xAPI, tornando-o compatível com os LMSs tradicionais anteriormente incapazes de trabalhar com o novo idioma de relatório padrão. Para muitos, essa foi a última barreira para se afastar do SCORM; e agora estamos vendo organizações fazerem a transição. Embora o cmi5 limite alguns dos dados mostrados em seu LMS, a fim de ganhar compatibilidade, tenha certeza de que todos os dados ainda estão lá, ocultos em segundo plano. Tudo o que você precisa fazer é colhê-lo. Este é um excelente meio-termo para aqueles que querem abandonar o navio, mas não estão prontos para reformular toda a infraestrutura LMS / LXP.

Como acompanhante do xAPI, o cmi5 evoluirá naturalmente e, à medida que os LMSs tradicionais se tornarem uma coisa do passado, eles acabarão por se extinguir. Mudar para isso agora, no entanto, garante a compatibilidade e inicia a jornada rumo a um novo nível de rastreamento do aluno.


Então o que vem depois?

O que vem a seguir é uma ótima pergunta e, na minha opinião, quem diz saber está mentindo. No entanto, acredito que veremos uma grande mudança em relação ao SCORM nos próximos dois anos, impulsionada pela maior demanda por dados no mundo dos negócios e pelo foco na experiência do aprendizado do setor de pesquisa e desenvolvimento. Em suma, agora é a hora de ser corajoso, avaliar sua biblioteca SCORM e começar a jornada de conversão e substituição. A boa notícia é que as ferramentas de criação modernas, como o Storyline e o Captivate, já estão sendo tão fáceis quanto republicar seu curso. Os provedores de LMS também estão despertando para a mudança, com o TinCan ou o xAPI sendo agora colocados em pé de igualdade com o SCORM.

As possibilidades disponibilizadas através do xAPI são enormes, um novo padrão nos permite, como designers e desenvolvedores, trabalhar de maneiras que colocam o aprendiz, não as limitações do software, no centro do nosso conteúdo. Os mundos da aprendizagem não linear, do jogo sério e do rastreamento comportamental estão agora abertos para nós. Essa discussão, assim como a evolução de nossa indústria, está longe de terminar; evoluir é a chave para a sobrevivência. Os dinossauros não fizeram o corte e agora chegou a hora de o SCORM se juntar a eles.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Kommentare


bottom of page