top of page

Soluções de E-Learning: 5 Maneiras de Equilibrar a Tríade Tempo-Custo-Qualidade



Sempre há maneiras de ser criativo e flexível, e há coisas a serem feitas, ou não, para projetar soluções de e-Learning de alta qualidade quando tempo e custo são um desafio. Aqui estão 5 deles.


5 maneiras de equilibrar a tríade tempo-custo-qualidade nas soluções de e-Learning

Como designer instrucional da Allen Interactions, meus colegas de equipe e eu ficamos muito animados quando os clientes nos contratam para novos projetos. Estamos entusiasmados por ter outra oportunidade de criar as soluções de e-Learning mais significativas, memoráveis ​​e motivacionais possíveis. Alguns projetos, desde o início, são descritos como “urgentes” com prazos extremamente curtos. Eu geralmente fico nervoso quando ouço essa descrição porque normalmente significa que algo tem que dar... e isso é sempre um risco. Vamos ser sinceros, não há melhor maneira de drenar a energia de uma equipe criativa do que dizer a eles para se apressarem!

Considere o século 1 aC, quando palavras como “rápido” e “barato” não seriam entendidas. O engenheiro e arquiteto romano Vitruvius falou de um triângulo, ou tríade, de qualidades a serem consideradas ao construir um edifício – força, utilidade e beleza. Imagine a arquitetura de tirar o fôlego no tempo de Vitruvius, a inovação necessária para visualizá-la e a paixão por criar estruturas sólidas que moldaram a arquitetura desde o Renascimento até o presente.

Os designers instrucionais carregam a mesma paixão pelas soluções que desenvolvemos. De fato, podemos pensar em projetar soluções de e-Learning como semelhante à construção da Vitruvius, pois também está sujeita a um triângulo de fatores – custo, tempo e qualidade. Em nossa indústria, esses 3 fatores são assim:

  • Custo: “O projeto tem que ficar dentro do orçamento.”

  • Tempo: “O projeto deve ser concluído de acordo com o plano do projeto. Os marcos são imóveis.”

  • Qualidade: “O projeto precisa produzir resultados mensuráveis .”

A teoria por trás do triângulo é que você pode otimizar para dois em detrimento do terceiro, mas não pode maximizar todos os três de uma vez. Em outras palavras, rápido, barato e de alta qualidade não é uma realidade. Não é apenas!

Claro, nosso objetivo é sempre criar soluções de e-Learning de alta qualidade. E se isso fosse o século I aC, provavelmente teríamos o orçamento de um império para construir o produto à vontade, entre visitas ao Coliseu e festas de toga. Mas, como diz o ditado, é hora de sair da seção de ficção da livraria. A questão para 2016 é: como você pode desenvolver uma solução de qualidade quando as restrições de custo e tempo estão presentes? Onde você corta os cantos?

Ok, essa foi uma pergunta capciosa. Eu não conheço um Designer Instrucional de sucesso que corte cantos. Aqui estão 5 maneiras que encontrei para otimizar a qualidade com cronogramas e orçamento desafiadores para projetar soluções de e-Learning de alta qualidade:

1. Informe-se imediatamente

Obtenha uma visão geral dos resultados, orçamento e cronograma desejados para obter um plano geral da solução. Você pode ter ideias grandiosas para projetar uma solução que o projeto simplesmente não pode pagar e perderá tempo redesenhando essa “atividade muito legal” quando poderia ter reduzido desde o início.


2. Seja flexível em sua abordagem

Crie e valide objetivos de desempenho sólidos e, em seguida, considere todas as opções de tratamento para alcançá-los. Designers instrucionais geralmente conhecem mais de uma maneira de atingir um objetivo. Considere soluções que ajudem sua equipe de desenvolvimento a ficar dentro do orçamento e do cronograma, mas ainda assim envolver os alunos e permitir que eles ganhem confiança. Por exemplo, em vez de uma simulação de múltiplas ramificações, uma atividade de múltipla escolha baseada em cenários ajudaria os alunos a melhorar seu desempenho? Você pode precisar abandonar conceitos pré-concebidos e estar aberto a abordagens alternativas.


3. Esteja atento a como você define e organiza o conteúdo

Ao trabalhar com especialistas no assunto (SMEs) em um determinado tópico, você pode obter mais conteúdo e informações do que realmente precisa. Escolha o nível certo e a quantidade de conteúdo para alcançar os resultados de aprendizado para o público. Se você tentar forçar seus alunos a fazer muito e não se concentrar no que é importante e relevante para eles, você realmente diminuirá a qualidade (resultados do negócio), desperdiçando tempo e dinheiro.


4. Seja firme com as metas de aprendizado e desempenho

Não se desvie dos objetivos, o que pode acontecer no meio de um projeto quando, por exemplo, alguém tem um novo conteúdo para adicionar ao curso ou uma ideia divertida para experimentar. Obstáculos inesperados podem ser caros e demorados, portanto, gerencie os riscos trazendo todos de volta aos objetivos originais. Revisei objetivos em meio a muitos projetos quando novas ideias surgem para garantir que todos ainda estamos na mesma página e revalidar os objetivos do curso.


5. Seja um defensor consistente do cliente em relação ao escopo e ao processo

Mesmo depois que o design foi socializado e aprovado, as expectativas podem aumentar. Quando as expectativas das partes interessadas excederem o orçamento e o cronograma, tente ajudá-los a entender a situação . Talvez eles não vejam o escopo completo do projeto ou entendam como as coisas são fornecidas. Se você ainda receber resistência, sua equipe pode querer discutir uma mudança de escopo como uma opção.


Vamos reconhecer mais uma coisa. Os Designers Instrucionais querem dar aos alunos o mundo e muitas vezes sentem-se desapontados quando o orçamento ou o cronograma não nos permitem “derrubar suas meias”. Somos verdadeiramente apaixonados por ser defensores do aluno e preferimos não ser limitados por tempo e dinheiro. No entanto, funcionamos no mundo real (não no fictício da livraria) onde os planos de projeto e orçamentos são uma realidade. Felizmente, muitos projetos têm orçamento e cronograma adequados para atender a todas as expectativas. Mas quando isso não acontece, você pode ver como equilibrar a tríade para evitar sacrificar a qualidade de suas soluções de e-Learning.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


52 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page