A Internet está LOTADA de informação. Muitas relevantes e outra um lixo! Mas você pode atuar em um nicho de mercado que se abre a cada dia que passa. O mercado da curadoria de conteúdo, principalmente para a area da educação. Vou te explicar algumas técnicas infalíveis para você curar conteúdos.
A) A primeira e mais importantes técnica de curadoria de conteúdo é coletar todo o conteúdo que você precisa com base nas expectativas e objetivos dos alunos/colaboradores. Comece dando aos seus alunos uma pesquisa rápida. Analise os tópicos do curso e descubra se há algum assunto que eles não entenderam. Pergunte-lhes se há algum assunto preferencial que eles gostariam de investigar. Como fazer isso?
Use palavras-chave e tópicos gerais digitando-as em um mecanismo de pesquisa e veja o que surge.
Não seja muito exigente no começo.
Anote e acompanhe todos os recursos de treinamento. Copie e cole-os em um documento de texto ou em um app de notas adesivas.
Não faça a curadoria ou edite neste momento. Apenas junte tudo em um local fácil de identificar e analisar.
Use um mapa mental ou aplicativo de imagem para facilitar a curadoria de conteúdo.
Codifique por cores colando em diferentes guias de notas.
B) Agrupe seu Material dividindo as informações e separando-as em pilhas virtuais. Forneça as informações em um formato que seja facilmente absorvido. Pode ser uma lista de links, uma planilha, um infográfico, etc. Atente pois deve ser intuitiva e fácil de navegar. Inclua um guia que mostre aos alunos como aproveitar ao máximo esse conteúdo. Certifique-se de que seu conteúdo esteja disponível em diferentes formatos e em várias plataformas. Também deve ser acessível a partir de vários dispositivos, ou seja: responsivo. Como fazer isso?
Agrupe seus dados é crie pastas.
Classifique-os e coloque recursos mais relevantes em cada pasta.
Agrupe determinados tipos de conteúdo por tipo de recurso.
Nomeie suas pastas por tópico
Coloque todas as dicas e insights de forma tal que os alunos possam selecionar a versão com a qual se sentem mais confortáveis.
C) Segmentar os Materiais: É quando você divide os dados em grupos menores para facilitar o lembrete. Usamos a memória de curto prazo para acionar a recuperação. Se você organizar o conteúdo em partes menores, mais desses blocos serão retidos a longo prazo. Alternativamente, ele será armazenado em áreas específicas do seu cérebro criando um caminho fácil e repetível para extrair informações de seus arquivos mentais para a sua memória de trabalho. Como fazer isso?
Depois de reunir todo o seu conteúdo adicional, crie uma lista em ordem de importância.
Coloque os recursos mais valiosos no topo;
Siga a estrutura dos seus módulos do curso agrupando material relevante para cada módulo;
Siga a sequência visual. As fontes devem se encaixar e forma lógica na mesma unidade do módulo: agrupe-as.
Apresente gradualmente assuntos mais complexos.
A curadoria de conteúdo online aumenta efetivamente a credibilidade do seu curso. Ao transforme o conteúdo de um curso em usando esses esforços baseados em capítulos, módulos, sequência ou prioridade, certamente você estará utilizando um caminho seguro para os alunos continuarem acessando aos conteúdos.
Em um mundo cheio de conteúdos saber trabalhar com eles é fundamental para qualquer pessoa que se envolve com comunicação e educação. Peneirar todo o material disponível e identificar o que realmente importa para seus alunos é um diferencial e tanto! Questione-se: Quais métodos você pode usar para organizar o conteúdo com mais eficiência? Você sabe como analisar e organizar conteúdo curado na área educacional?
IDI - Instituto de Desenho Instrucional
Comments