top of page
Foto do escritorInstituto DI

Tendências da Indústria de E-Learning 2020-2026


O tamanho do mercado de e-learning ultrapassou US $ 200 bilhões em 2019 e prevê-se um crescimento de mais de 8% entre 2020 e 2026. O advento de várias novas tecnologias, como computação em nuvem e IA, juntamente com a crescente penetração da Internet em todo o mundo, impulsionará o crescimento de mercado. A adoção rápida da nuvem fornece flexibilidade no armazenamento, compartilhamento e acesso a alunos e provedores de conteúdo.


O e-learning é o processo de aquisição de conhecimento por meio de tecnologias e recursos eletrônicos. Um aumento no número de usuários da Internet aumentou a demanda do mercado por sofisticados cursos de aprendizado on-line. De acordo com o Office for National Statistics, quase todos os adultos na faixa etária de 16 a 44 anos no Reino Unido eram usuários recentes da Internet (99%) em 2019. A disponibilidade de conectividade de rede aprimorada, juntamente com a conveniência oferecida pelos cursos sob demanda direcionará o tamanho do mercado.


Mercado de E-Learning


Aprendizagem móvel, microlearning, aprendizagem social e MOOCs corporativos são as tendências emergentes que aumentam a receita do mercado de e-learning. A crescente demanda de vários setores de usuários finais, como assistência médica, para treinar seus funcionários está impulsionando a demanda do setor. A pandemia de coronavírus (COVID-19) impulsionou ainda mais a demanda do setor por soluções de e-learning entre estudantes e empresas.


De acordo com o Fórum Econômico Mundial, cerca de 1,2 bilhão de crianças estão fora das salas de aula com escolas fechadas globalmente devido à pandemia do COVID-19. Os sistemas de gerenciamento eletrônico de aprendizado, como o Google Classroom, estão ajudando as turmas a se conectarem à distância, se comunicarem com eficiência e a se organizarem.


Esforços nacionais em larga escala para alavancar a tecnologia para os participantes do mercado em apoio à educação a distância, aprendizado remoto e on-line durante a pandemia do COVID-19 estão emergindo e evoluindo rapidamente.


Drivers de crescimento:


América do Norte e Europa

Aumento da demanda do setor de saúde

Aumento na digitalização de conteúdo

LMS alternando para sistemas baseados em nuvem


Ásia-Pacífico e América Latina

Crescimento nos setores de ensino superior

Empresas atualizando seus programas de treinamento

Crescente demanda por cursos de inglês online


Oriente Médio e África (MEA)

Aumento de programas e iniciativas governamentais

Crescente penetração da Internet e do aprendizado móvel

Armadilhas e Desafios:

Falta de interação ponto a ponto

Conexão lenta à Internet e rede ruim

Questões de adaptabilidade

Sala de aula virtual para impulsionar o crescimento do mercado após a nova pandemia de coronavírus


Espera-se que a tecnologia da sala de aula virtual no mercado de e-learning cresça a uma CAGR de 11% durante o tempo previsto. Uma sala de aula virtual é um ambiente digital que permite a interação ao vivo entre um tutor e um aluno. Videoconferência e quadro branco on-line para colaboração em tempo real são as ferramentas mais comuns usadas em um espaço de ensino digital. Aulas virtuais síncronas e colaborativas permitem a participação ativa dos alunos, criando um ambiente semelhante a uma sala de aula física.


A técnica está ganhando força com um número crescente de setores corporativos e acadêmicos, implantando-a para sessões de treinamento aprimoradas. Organizações multilaterais e organismos mundiais, como a OMS e o G20, também estão implantando modos de e-learning para ensinar aos profissionais de saúde. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) desenvolveu um curso de e-learning de um dia sobre Obrigações Contratuais durante o COVID-19 para fornecer conhecimento sobre cláusulas contratuais e sua interpretação para profissionais da aviação no contexto da atual crise econômica mundial.


Demanda do mercado por provedores de conteúdo profissional para materiais sofisticados do curso para treinar ou educar funcionários e alunos


O segmento de provedores de conteúdo representou cerca de 60% do mercado de e-learning em 2019. Os provedores de e-learning compartilham conteúdo em uma variedade de tópicos, colaborando com especialistas no domínio que os ajudam a desenvolver o conteúdo de aprendizado. Eles se concentram em oferecer conteúdo específico e personalizado conforme os requisitos do usuário final. Alguns dos principais provedores de conteúdo de e-learning são Kineo, SweetRush, AllenComm e Infopro Learning.


Alianças estratégicas com fornecedores de soluções LMS são uma estratégia predominante entre os desenvolvedores de conteúdo. Alianças estratégicas com provedores de LMS agregam valor adicional ao conteúdo e fornecem recursos robustos de rastreamento que são mais fáceis de gerenciar e dimensionar.


Necessidade de treinar profissionais do governo durante a pandemia de coronavírus


Várias administrações governamentais em todo o mundo revolucionaram o mercado com o advento da digitalização nos últimos anos. As organizações governamentais estão incentivando a incorporação de técnicas avançadas para o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. O e-learning é um projeto importante do Ministério da Educação, Canadá, que oferece aos alunos mais opções para personalizar sua educação com base em seus pontos fortes, necessidades e interesses.


O setor governamental está usando extensivamente videoconferência e técnicas on-line para alcançar as massas após a crise do COVID-19. O Departamento de Saúde da Austrália iniciou um módulo de treinamento on-line para profissionais de saúde que abrange os fundamentos da infecção, controle e prevenção do COVID-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também está fornecendo treinamento digital para profissionais de saúde e administração relacionada à prevenção, controle e higiene de vírus.


O mercado europeu de e-learning testemunhará um crescimento significativo devido à infraestrutura avançada na região

Em 2019, a Europa dominou mais de 35% da participação na receita de mercado e testemunhará um crescimento constante até 2026 devido à infraestrutura de telecomunicações desenvolvida, juntamente com a adoção das mais recentes tecnologias nos setores corporativo e educacional. A forte conectividade de rede é o principal requisito para uma experiência aprimorada de aprendizado on-line. A implantação da tecnologia 5G facilitará o treinamento e o aprendizado contínuos em um ambiente digital para funcionários e estudantes.


Itália, Espanha e França estão entre os mercados mais atingidos devido à pandemia de coronavírus. Organizações governamentais desses países estão incentivando o uso de técnicas avançadas de aprendizado digital para manter o distanciamento social e conter a propagação do vírus. As empresas que operam no mercado europeu devem treinar funcionários novos e existentes usando soluções de e-learning.


Concentre-se em fornecer amplas opções de aprendizado para permanecer como a principal estratégia dos participantes do setor


Vários participantes do setor estão se concentrando em fornecer uma ampla gama de programas de aprendizado e certificação para expandir sua base de usuários. Por exemplo: em março de 2020, a Oracle Corporation ofereceu mais de 50 horas de treinamento on-line e seis exames de certificação no Oracle Autonomous Database e Oracle Cloud Infrastructure. O programa oferecido para uma ampla gama de usuários, incluiu profissionais técnicos, estudantes, desenvolvedores, arquitetos e professores. O mercado sobre e-learning inclui uma cobertura para os seguintes segmentos:

  • Mercado por Tecnologia

  • Aprendizagem on-line

  • LMS

  • E-learning móvel

  • Aprendizagem rápida

  • Sala de aula virtual

  • Outras

  • Mercado por Fornecedor

  • Serviço

  • Conteúdo

  • Mercado por Aplicação

  • Acadêmico

  • K-12

  • Ensino superior

  • Formação profissional

  • Corporativo

  • SMBs


De acordo com o Fórum Econômico Mundial, cerca de 1,2 bilhão de crianças estão fora das salas de aula com escolas fechadas globalmente devido à pandemia do COVID-19. Para combater essa situação, esforços nacionais de larga escala para alavancar a tecnologia para os participantes do mercado em apoio à educação a distância, aprendizado remoto e on-line durante a pandemia do COVID-19 estão emergindo e evoluindo rapidamente.


Quais são as estimativas de crescimento para o segmento de sala de aula virtual no setor de e-learning?

Segundo os analistas da GMI, a tecnologia de sala de aula virtual no mercado deve crescer a um CAGR de 11% durante o período de tempo previsto.


Por que as soluções de e-learning ganharão alta tração na Europa após 2020?


Espera-se que a Europa gere uma enorme demanda por soluções de e-learning em um futuro próximo, pois Itália, Espanha e França estão entre os mercados mais atingidos devido à pandemia de coronavírus. Organizações governamentais desses países estão incentivando o uso de técnicas avançadas de aprendizado digital para manter o distanciamento social e conter a propagação do vírus.


Está preparado(a) para  a nova Era do treinamento corporativo?



IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page