top of page

Tendências de Design Instrucional que Vieram para Ficar

Atualizado: 13 de set. de 2021



O desenvolvimento do e-Learning e do design instrucional cresceu de uma área de nicho de estudo para a prática corrente em apenas algumas décadas. Embora as mudanças tenham sido rápidas, é justo dizer que o campo ainda está evoluindo e novas tendências surgem o tempo todo.


Durante a pandemia presenciamos uma explosão de interesse no desenvolvimento baseado em design, com uma série de avanços significativos nas abordagens adaptativas de e-Learning. Essa tendência não é surpreendente, pois os designers costumam estar na vanguarda da inovação. Também reflete nosso maior entendimento de que o aprendizado pode ser diferente para cada pessoa e que o conteúdo instrucional precisa ser adaptado para alunos individuais. Este aumento de interesse também levou a contribuições de várias disciplinas como psicologia, neurociência e educação.


Como resultado, o desenvolvimento baseado em design provavelmente continuará como uma das principais tendências em design instrucional nos próximos anos. Muitas empresas vão tão longe para dizer que é o futuro do eLearning. Por causa desse status e do fato de que, independentemente disso, ele continuará a se tornar uma área importante de pesquisa e prática, é importante examinar os vários elementos e tendências do design instrucional para determinar quais resistirão ao teste do tempo.


Este artigo explorará as três principais tendências de design instrucional de ponta, para que você possa criar um programa de treinamento impactante para seus funcionários.


Melhores métodos de treinamento para funcionários


Uma vez que os benefícios do uso de plataformas de eLearning são muitos, e o uso delas agora é uma prática padrão, a questão ainda permanece: qual é o melhor método de treinamento para os funcionários? A resposta é simples e não surpreende: o melhor método de treinamento é aquele que funciona.


É aqui que o design instrucional entra em jogo. Pode ajudar a tornar o e-Learning envolvente, relevante, com boa relação custo-benefício e criar uma educação duradoura. Existem muitos aspectos do design instrucional que são importantes, mas aqui estão os três que mais importam na criação dos melhores métodos de treinamento para os funcionários:

  • Apresentação e entrega

  • Contação de histórias e autenticidade

  • Engajamento e interação

Vamos revisar cada um deles em mais detalhes para entender quais aspectos do design instrucional ajudarão a criar os melhores métodos de treinamento para os funcionários.


A apresentação é mais importante do que nunca


Uma das maiores tendências que vimos é o maior foco na apresentação. Os designers instrucionais estão migrando para um conteúdo mais envolvente, com mais recursos visuais e vídeos, o que ajuda os alunos a reter mais informações e aumentar a interatividade com o conteúdo do curso.


A apresentação foi priorizada porque adiciona um nível de envolvimento que leva cursos online de páginas estáticas com texto chato para aulas envolventes que mantêm os alunos envolvidos. Afinal, uma apresentação de alta qualidade é fundamental para cativar o público!


Aqui estão algumas das coisas mais importantes a serem consideradas em relação à apresentação e entrega do conteúdo de treinamento:


Conteúdo de mídia mista


O conteúdo de mídia mista inclui conteúdo baseado em texto que é acompanhado por gráficos, tabelas, imagens e vídeos para ajudar os alunos a visualizar conceitos e fazer conexões entre vários pontos no texto.


Aprendizes visuais


Nem todo mundo é um aprendiz visual - e isso é importante entender para melhorar a experiência de aprendizado - mas a grande maioria de nós é. Esses alunos aprendem melhor quando as informações são apresentadas graficamente (em vez de serem escritas) de modo a apoiar visualmente os objetivos de aprendizagem e fornecer significado para um conceito ou ideia sem exigir muita leitura ou instrução baseada em texto


Perspectivas Imersivas


Projetos multimídia agora oferecem uma experiência imersiva onde os usuários podem explorar por meio de diferentes modalidades, como geográfica, auditiva e 3D. Cada um deles trabalha em conjunto para criar um ambiente envolvente onde a multitarefa e a interação com o material são comuns. Por exemplo, os usuários podem clicar em lugares reais, serem transportados no tempo ou ver itens tridimensionais renderizados em tempo real.


Maior enfoque na acessibilidade


É importante tornar todo o conteúdo acessível para todos os usuários. Isso significa tornar seu site compatível com leitores de tela, navegação apenas em teclados, legendas em videoclipes para que pessoas com deficiência auditiva também possam acompanhar.


Compatibilidade Móvel


Com um número cada vez maior de usuários móveis acessando conteúdo online, os designers instrucionais não podem mais se dar ao luxo de projetar conteúdo sem considerar as necessidades móveis. Isso significa tamanhos de texto menores que são mais adequados ao tamanho da tela, além de recursos como recursos de leitura offline e opções de narração para que os usuários ainda possam acessar seu conteúdo quando não tiverem serviço ou Wi-Fi disponível.


Utilize a narrativa e a autenticidade


O uso de narrativas concisas e autênticas cresceu recentemente em popularidade porque pode ajudar a capturar a essência de informações complexas de maneira eficaz, sem recorrer a detalhes que muitos alunos podem ter dificuldade para entender.


Os conceitos básicos de aprendizagem geralmente permitem que os alunos alcancem 80% do caminho - os 20% são então reservados para abordagens mais tradicionais baseadas em fatos.


As histórias atraem emocionalmente, oferecendo imagens vívidas ao mesmo tempo em que fornecem informações que os alunos entendem visceralmente, e isso fornece uma vantagem significativa por simplesmente ser informado sobre um lugar, processo ou fato logicamente, sem qualquer tipo de contexto ou narrativa.


Conectá-los de maneira significativa por meio da narrativa melhora a consolidação da memória e os resultados de aprendizagem .


Para utilizar a narrativa em seu design instrucional, lembre-se de:

  • Use imagens e vídeos viscerais, pois eles podem contar uma história tão bem quanto a linguagem escrita

  • Incorpore autenticidade usando pessoas e exemplos da vida real

  • Determine o que é importante para seu público para alcançá-lo melhor

  • Não tenha medo de ser vulnerável e aberto em suas histórias pessoais

A autenticidade é igualmente importante no design instrucional e na criação de um excelente conteúdo de treinamento. No passado, a instrução autêntica era considerada uma parte insignificante da experiência do aluno. Agora, no entanto, é um dos tópicos mais proeminentes no design instrucional. Isso é evidenciado pela crescente popularidade da vulnerabilidade, simulações virtuais e técnicas modernas de gamificação que alavancam conceitos do mundo real como dinheiro ou moeda para recompensas.


Uma maneira de alcançar a autenticidade é engajar-se no pensamento de design. O cerne do design thinking é fornecer uma estrutura para melhoria contínua que começa a partir das necessidades das pessoas e usa empatia, criatividade e prototipagem para gerar soluções. É também colaborativo e generativo por natureza. Os pensadores design têm o hábito de fazer perguntas para resolver problemas, em vez de apresentar soluções.


Para demonstrar como isso pode funcionar na prática, uma empresa pode se perguntar “O que nossos clientes amam em nossos produtos?” em vez de "Como podemos tornar nossa empresa mais lucrativa?"


Foco no engajamento e interatividade


Outra tendência que observamos é um grande foco em interatividade e engajamento. Concentrar-se em envolver e interagir com o público parece óbvio, mas deve ser reiterado. Afinal, um currículo de treinamento de eLearning não será eficaz se o público não estiver envolvido com o que está aprendendo. A interatividade e o envolvimento tornaram-se tão importantes no design instrucional em parte porque estamos vendo muitos novos métodos educacionais colocados em prática que requerem interação frequente entre o aluno e o instrutor ou o aluno e outros alunos, como discussões entre pares. Aqui estão algumas maneiras de aumentar o engajamento e a produtividade:


Gamificação


A mecânica do jogo foi integrada em muitos cursos, incluindo jogos interativos onde os jogadores devem seguir os objetivos dados em cada nível para continuar jogando enquanto sobe de nível. Quanto mais chances de obter pontuações mais altas em um jogo realizando várias tarefas ao longo do jogo - como busca de palavras, palavras-cruzadas, etc. -, geralmente melhor será o resultado do aluno. A ideia aqui é que qualquer coisa que possamos fazer para envolver os alunos em nossos cursos os tornará mais propensos a permanecerem comprometidos e motivados durante a conclusão do curso, melhorando a retenção e a consolidação da memória.



É quando um designer instrucional cria uma experiência imersiva em seu curso adicionando organizadores gráficos e visuais para ajudar os alunos a conceituar conceitos abstratos e fazer conexões entre itens do mundo real e tópicos que estão sendo estudados. A instrução experiencial aproveita os receptores sensoriais como visão, som, paladar, tato e olfato para que os alunos sintam que estão realmente envolvidos no que estão fazendo.


Ao utilizar essas abordagens, os alunos estarão mais totalmente envolvidos em seu e-Learning. Tanto os alunos quanto os instrutores se beneficiarão com isso e serão capazes de trazer mais criatividade em seu trabalho, aprender tópicos difíceis mais rapidamente, fortalecer a memória muscular mental, desenvolver habilidades de pensamento de ordem superior, como resolução de problemas, processar novas informações e reter o que eles aprendem mais porque seu cérebro está mais ativo durante toda a atividade do curso.


Criando e-Learning impactante com essas tendências de design instrucional


O eLearning é o caminho do futuro e já ajudou muitas empresas a treinar seus funcionários de forma eficaz e eficiente. No entanto, existem muitas opções para escolher, e construir um programa de treinamento pode ser desafiador e demorado. Além disso, você deseja desenvolver o melhor método de treinamento para seus funcionários e há considerações de custo a serem feitas em todos os níveis de planejamento organizacional.


A resposta é o design instrucional. Existem muitas estratégias e tendências a serem experimentadas, mas as três que terão impacto e resistirão ao teste do tempo são: aperfeiçoar a apresentação e a entrega, usando autenticidade e narrativa e enfocando o engajamento e a interatividade. Empregue essas estratégias e veja seus resultados de eLearning dispararem!


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page