top of page
Foto do escritorInstituto DI

Tendências para Design de Cursos Online


Por que oferecemos treinamento aos nossos funcionários? Queremos construir as capacidades dos alunos para que eles desempenhem melhor seus trabalhos, levando a um aumento do desempenho organizacional. Com o objetivo de ajudar as pessoas a terem um melhor desempenho para aumentar o desempenho organizacional, aqui estão 5 tendências de design de cursos online - suas vantagens, desvantagens e como elas se aplicam à sua organização.


O Microlearning consiste em segmentos de aprendizado curtos. Nossa definição de microlearning é um objetivo de aprendizado pequeno por curso. O Microlearning pode ser fornecido como conteúdo, vídeos, pequenos jogos, questionários, infográficos ou uma mistura de todos.


Uma vantagem do microlearning é que é fácil reter as informações, pois elas são segmentos pequenos em vez de um longo curso. Pode poupar tempo, pois o aluno é capaz de acessar exatamente o que precisa. É uma ótima maneira de fornecer informações relevantes em pequenos lotes que melhor atendam às necessidades de um funcionário. E combina muito bem com o aprendizado móvel. Os alunos podem acessar cursos em qualquer lugar e quando o tempo for mais conveniente.


A maior desvantagem do microlearning é que é difícil cobrir áreas temáticas abrangentes.

O aprendizado móvel é uma maneira fácil e conveniente de acessar o conteúdo de aprendizado usando qualquer dispositivo portátil. Os alunos acessam os cursos em seus dispositivos móveis, como seu telefone ou tablet, onde e quando desejarem. Pesquisas mostram que o aprendizado móvel tem taxas de conclusão mais altas do que os cursos padrão e eles concluem os cursos em menos tempo - desde o momento em que o curso é designado até quando ele é concluído. Você está acomodando as agendas ocupadas de seus alunos, oferecendo a flexibilidade de fazer cursos onde quer que eles estejam e sempre que se adequarem a seus horários.


Uma desvantagem do aprendizado móvel pode ser o aprendizado de distrações. Por exemplo, os alunos podem fazer um curso em um café e podem se distrair facilmente. A aprendizagem distraída pode afetar a retenção da aprendizagem. Pode haver possíveis problemas de segurança. Você pode não querer que informações / treinamentos confidenciais da empresa sejam entregues por meio do aprendizado móvel, pois pode haver espionagem de pessoas. Problemas de conexão podem afetar a capacidade dos alunos de acessar e concluir cursos.


Se você estiver explorando o aprendizado em dispositivos móveis, certifique-se de que seus cursos de e-learning não contenham Flash e sejam responsivos para dispositivos móveis. O curso responde automaticamente ao tamanho e à orientação da tela. Além disso, você precisará verificar se não há problemas de segurança.


O vídeo combina aprendizado visual e auditivo em uma única ferramenta on-line. Isso torna o vídeo uma das ferramentas de eLearning mais interessantes disponíveis.


O que torna o vídeo ótimo é que ele capta a atenção imediatamente e pode mostrar seu ponto de vista sem longos parágrafos que tendem a fazer com que os leitores se distanciem. Você pode demonstrar tarefas complexas e é muito mais eficaz e poderoso do que as instruções escritas. Ele pode fornecer informações rápidas e intensivas que podem capturar uma situação de aprendizado e é entendido em menos tempo do que seria necessário para ler o conteúdo do curso.


Existem algumas desvantagens, tanto ao criar os vídeos quanto ao fornecer aprendizado baseado em vídeo para seus alunos. Criar vídeos pode levar mais tempo porque você deve escrever o roteiro, contratar atores, gravar o vídeo, editar o vídeo e criar o curso. Além disso, muitas vezes é muito mais caro atualizar o curso pelo mesmo conjunto de motivos. O curso pode levar mais tempo para ser carregado e os alunos que não têm uma boa conexão com a Internet podem ter dificuldade em concluir o curso.


4. On-the-Job

A aprendizagem no trabalho é baseada na pesquisa 70:20:10. Esta pesquisa mostra que 70% do desenvolvimento ocorre no trabalho "fazendo", 20% do desenvolvimento acontece através de coaching e mentoring e os últimos 10% acontecem através de treinamento formal e desenvolvimento, que inclui workshops liderados por instrutores e material didático eLearning.


Como diz o ditado, "a prática leva à perfeição!" O mesmo acontece com as habilidades e competências no trabalho. Ninguém é ótimo em dar feedback corretivo a alguém simplesmente passando por um curso ou um workshop. Eles precisam praticar dando feedback corretivo a alguém. Com a prática, essa pessoa desenvolverá suas habilidades - passando de boa a muito boa e, depois, a super boa. As empresas que oferecem aos alunos a capacidade de se desenvolver no trabalho têm um retorno significativamente maior em seu orçamento de treinamento.


A principal desvantagem é que pode ser difícil medir a eficácia da aprendizagem ou desenvolvimento. Não há um teste no final da prática. Em nosso exemplo acima, sobre dar feedback corretivo, a maioria das pessoas não vai perguntar à pessoa, a quem acabou de dar feedback corretivo, uma avaliação. Em vez disso, aqui estão algumas maneiras de medir a melhoria do desempenho no trabalho:


- Dados de revisão de desempenho

Comparar dados ao longo do tempo


- Avaliação de 360 ​​graus

Pergunte aos colegas e membros da equipe se o aluno melhorou nas áreas de desempenho ao longo do tempo.


- Observação

Um exemplo são as chamadas de atendimento ao cliente gravadas - você pode ouvir as chamadas antes do treinamento e, em algum momento após o treinamento, avaliar e ver se há alguma melhoria.


A gamificação é a aplicação de elementos de design de jogos e princípios de jogos em contextos não relacionados a jogos para envolver os alunos. Exemplos de gamificação são pontos para respostas corretas em questionários, criação de crachás virtuais, prêmios, competições e atividades similares, a fim de manter os funcionários envolvidos e motivados.


Uma vantagem da gamificação é que é uma maneira diferente de envolver os alunos. Isso torna o aprendizado divertido usando as características de um jogo para transmitir o conteúdo.


Algumas desvantagens do uso da gamificação são que ela pode incentivar a conquista do objetivo de aprendizagem do curso. Ganhar vs aprender. Então, em vez de reter as informações, o aluno só quer ganhar e perder a informação. Usar gamification apenas para tornar o curso mais envolvente e divertido é ótimo, mas certifique-se de que ele esteja sempre relacionado aos objetivos de aprendizado.


Essas 5 tendências compõem um excelente sinal de onde o eLearning está se dirigindo. Ficar atualizado com a tecnologia é fundamental. As tendências concentram-se em estimular o envolvimento do aluno, a retenção de aprendizado, a flexibilidade e o encontro com os alunos onde eles estão e como desejam aprender. É importante lembrar que o foco principal de treinamento e desenvolvimento é melhorar o desempenho dos alunos, o que leva a melhorias organizacionais e resultados de negócios.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page