top of page
Foto do escritorInstituto DI

Teoria de Aprendizado para fazer o Aprendizado Durar


Facilitação impactante usando DICERS - alguma ciência da psicologia educacional para ajudar a manter o aprendizado.


Aprender Ciências


Os psicólogos cognitivos identificaram seis estratégias principais que podem ser executadas para a aprendizagem ao longo da vida. Isso é chamado de modelo DICERS. Essas seis estratégias são flexíveis e podem ser implementadas em muitas situações diferentes.


As 6 estratégias para a aprendizagem ao longo da vida


1. Codificação Dupla


A codificação dupla combina representações verbais e visuais de informações (palavras com diagramas). Quando os combinamos, fica mais fácil de entender. Nota importante: isso não é o mesmo que estilos de aprendizagem, que muita ciência agora refuta. Os alunos naturalmente têm preferências, mas combiná-las não ajuda. Os seres humanos aprendem melhor quando temos várias maneiras de ver as ideias.


2. Intercalação


Interleaving é o ato de alternar entre diferentes tópicos. Ele ajuda os alunos a entender as semelhanças e diferenças entre os diferentes tópicos. Os facilitadores podem fazer isso facilmente lançando uma pergunta de um tópico abordado dois dias antes! Observação importante: isso leva a mais erros durante a prática, mas eventualmente os alunos retêm o conhecimento por muito mais tempo.


3. Exemplos concretos


Exemplos concretos são mais fáceis de lembrar do que informações teóricas e, portanto, promovem o aprendizado. Os alunos aprendem a verdadeira ideia que o exemplo pretende representar quando recebem exemplos do mesmo conceito, especialmente quando os exemplos têm diferentes detalhes de superfície. Pode parecer duro, mas os novatos tendem a se lembrar apenas de detalhes superficiais. Forneça exemplos explícitos para que os alunos entendam a ideia abstrata subjacente. Por exemplo, não pergunte às pessoas como gerar valor social – dê exemplos de como fazemos isso.


4. Elaboração


Fazer perguntas do tipo "como" e "por que" sobre determinado assunto e depois buscar as soluções são as duas etapas do processo de elaboração.


5. Recuperação


A prática de recuperação envolve a recuperação de informações da memória. O aprendizado acontece no processo de recuperação da informação. O processo de recuperação de informações é onde o aprendizado ocorre. Isso ocorre quando os alunos fazem exames práticos, mas também existem outras maneiras de fazer isso. Por exemplo, as crianças podem apenas despejar o cérebro de forma independente e anotar qualquer coisa que possam lembrar em um pedaço de papel em branco ou até mesmo desenhar ideias. Tente usar questionários frequentes de baixo/sem risco e peça aos alunos que anotem o que conseguem lembrar sobre os tópicos. Tente não incitar os alunos: essa dificuldade cognitiva de recordação independente é onde a aprendizagem acontece!


6. Espaçamento


A aprendizagem é aprimorada ao distribuí-la ao longo do tempo. Por exemplo, os indivíduos adquirirão e se lembrarão de mais informações se estudarem 30 minutos em 3 dias, em vez de 90 minutos de uma só vez. Para evitar a repetição dos mesmos conceitos, os facilitadores podem optar por alongar os tópicos em discussão.


Estratégias para a aprendizagem ao longo da vida garantem que a aprendizagem seja mantida


Mas parece difícil…? Sim, mas é assim que a mágica do aprendizado acontece... pesquisas mostram consistentemente que a dificuldade é uma coisa boa; estratégias que parecem fáceis não promovem um aprendizado rígido e duradouro. A pesquisa nos mostra que, a longo prazo (até três dias depois), essas estratégias são incrivelmente eficazes. Por outro lado, métodos que parecem simples estimulam um "aprendizado" que é rapidamente esquecido (mesmo depois de algumas horas!). Embora possamos julgar o que acreditamos estar aprendendo no momento, o que importa é o que podemos reter e aplicar no futuro. As estratégias devem parecer difíceis de trabalhar, mas naturalmente não tão difíceis que os alunos não possam executá-las. Como facilitadores, precisamos ser flexíveis e ajustar o curso para permanecermos presos ao nosso objetivo - aprendizado impactante, uma ótima experiência de aprendizado,


Conclusão


Compreender os diferentes tipos de aprendizado pode nos ajudar a projetar, facilitar e personalizar melhor as experiências de aprendizado, a fim de apoiar o aprendizado e o desempenho de nossos públicos e desenvolver melhor suas competências. Embora entendamos que o aprendizado mecânico é a base para o aprendizado adicional e reconheçamos que os profissionais do aprendizado se concentram principalmente no aprendizado assimilativo, também devemos entender e incorporar o aprendizado acomodativo e transformador.


O que é aprendizagem e como ela ocorre?


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page