top of page
Foto do escritorInstituto DI

Tipos de Análise Contextual para E-Learning


Antes de iniciar um novo projeto de treinamento on-line você precisa reunir informações e características de inúmeras variáveis que influenciarão suas estratégias de desenvolvimento através de uma ou mais formas de análise.


Você verá que a quantidade de esforço necessária para fazer a análise do eLearning varia. Em alguns casos, envolve não mais do que entrevistar várias pessoas-chave. Em outros casos, uma análise pode envolver o estudo de documentos organizacionais ou a análise de resultados de pesquisas de dezenas de membros da audiência. A profundidade da análise depende das metas organizacionais, do projeto e do desempenho.


Aqui estão algumas das formas mais comuns de análise usadas para filtrar informações de contexto:


Uma avaliação de necessidades fornece dados sobre a diferença entre o estado atual das coisas e o futuro desejado. Ou seja, define a lacuna entre o desempenho atual de um público-alvo e o desempenho desejado. Uma análise de necessidades descobre a causa da lacuna encontrada na avaliação de necessidades. Isso fornece informações para o tipo de soluções que você pode recomendar.


Em um nível alto, a análise das necessidades identifica os conhecimentos e as habilidades que estão faltando e também pode delinear questões e atitudes no local de trabalho que podem afetar uma iniciativa de treinamento. É sempre útil reunir histórias pessoais, experiências e outras formas de dados quantitativos.


Como obter as informações:

>> Documentos organizacionais (declarações de missão, objetivos, políticas)

>> Entrevistas com stakeholders e gerentes

>> Entrevistas com membros do público-alvo

>> Entrevistas com outros funcionários relevantes, por exemplo, Tecnologia da Informação e Recursos Humanos

>> Pesquisas e questionários ao público-alvo para avaliar o conhecimento

>> Observação de membros do público-alvo executando tarefas relevantes

O objetivo de uma análise de audiência é ajudar designers instrucionais a entender sua audiência para atendê-los da maneira mais eficaz. A análise de audiência identifica cada grupo de pessoas que participará do treinamento e as características de cada grupo.


Tente identificar o seguinte:

>> Dados demográficos (sexo, faixa etária)

>> Características cognitivas (nível educacional, idioma, conhecimento prévio relacionado ao assunto, conhecimento em informática; preferência de aprendizagem; etc.)

>> Características do trabalho (funções, responsabilidades do trabalho, horário de trabalho)

>> Características afetivas e sociais (interesses, atitudes...)

>> Quaisquer outras características que possam influenciar as estratégias e abordagens para o aprendizado

>> Dados relevantes do Learning Management System

>> Negócios, vendas, dados de RH (taxas de rotatividade, dados de segurança, desempenho)


Embora cada grupo seja composto por indivíduos, tente se concentrar nas semelhanças dentro de cada grupo. Após a análise do seu público, você pode criar personas dos alunos. Como em muitas formas de análise, é útil reunir histórias pessoais, experiências e outras formas de dados quantitativos.


Como obter as informações:

>> Entrevistas com membros de cada grupo de audiência (individual ou em grupo)

>> Entrevistas com supervisores de cada grupo de audiência

>> Entrevistas com Recursos Humanos

>> Pesquisas e questionários preenchidos pelos membros da audiência

>> Documentos e dados internos

>> Pesquisa sobre o campo


A análise de tarefas divide todas as tarefas que fazem parte de uma função de trabalho específica. Inclui: descrições de tarefas, tarefas subordinadas, importância das tarefas, duração e frequência das tarefas, dificuldade da tarefa, equipamento necessário para executar a tarefa e o ambiente de trabalho e as condições em que a tarefa é executada.


Como obter as informações:

>> Entrevistas com os especialistas na execução de tarefas (individualmente ou em grupo)

>> Entrevistas com seus supervisores

>> Observação de indivíduos qualificados executando tarefas (no local e por vídeo)

>> Documentação referente ao cargo

>> Materiais de treinamento relevantes

>> Pesquisa sobre o campo


A análise instrucional (ou análise de conteúdo) examina e detalha os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada objetivo instrucional ou de desempenho. Ele fornece as etapas e tarefas subordinadas associadas necessárias para atingir cada objetivo. A análise instrucional deve incluir apenas o necessário para atingir a meta.


Veja esta demonstração de como fazer um tipo de análise instrucional: Alguns profissionais realizam uma Análise de Tarefa Cognitiva como parte da análise instrucional ou como uma análise separada. Uma Análise de Tarefa Cognitiva visa revelar como uma pessoa pensa em uma tarefa para executá-la. Uma maneira de obter essas informações é pedir aos especialistas que pensem em voz alta enquanto executam uma tarefa.


Como obter as informações:

>> Análise do conteúdo de materiais de treinamento relevantes, documentos organizacionais

>> Entrevistas com especialistas no assunto

>> Grupos focais

>> Observação das habilidades a serem ensinadas


A análise do ambiente identifica o (s) ambiente (s) de aprendizagem em que uma pessoa aprenderá ou precisará de suporte. O ambiente pode variar de funcionários móveis ouvindo um podcast, funcionários em uma sala assistindo a um webcast síncrono, funcionários virtuais envolvidos em um projeto de aprendizado independente. Uma análise do ambiente fornece o contexto para aprendizado e suporte.


Como obter as informações:

>> Discussão com as partes interessadas e supervisores

>> Observações do meio ambiente

>> Entrevistas com usuários da solução


A análise técnica identifica as especificações de hardware e software que um curso on-line ou outra solução deve acomodar. Isso inclui o tipo de dispositivo(s) em que a solução será executada, sistema operacional(s), acesso em banda larga, recursos de mídia (áudio, vídeo, gráficos), ferramentas de autoria necessárias e os requisitos do sistema de gerenciamento de aprendizado, se houver um.


Como obter as informações:

>> Discussões com o departamento de TI

>> Discussões com o gerente de projeto do curso


Esta lista é apenas um ponto de partida para iniciar a análise. A coisa mais importante a lembrar é que as análises possibilitam que você desenhe ações de formação contextualizadas e significativas.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


137 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page