top of page

Tornando o Conteúdo On-line tão Envolvente Quanto o Feed de Mídia Social de seus Alunos


Existem algumas estratégias básicas a serem consideradas antes de começar a projetar seu próximo curso online, que podem fazer com que seus alunos leiam seu conteúdo com o mesmo interesse com que navegam em seu feed de mídia social.


Mídias sociais como inspiração de design de cursos on-line


Com um volume cada vez maior de cursos disponíveis online, seja para aprendizado ou desenvolvimento profissional, é fácil ver o que nos engaja e o que nos desprende totalmente do conteúdo que está sendo apresentado. Considerando que a maioria das pessoas se envolve facilmente com as mídias sociais, isso faz você se perguntar o que faria as pessoas lerem seu curso online com a mesma ânsia.


Quem é o seu público-alvo?


Antes de começar a projetar seu curso online, você precisa pensar nas pessoas que vão ler e aprender com ele. Seu conteúdo pode precisar ser para um curso credenciado ou pode ser para desenvolvimento profissional. Se você souber para quem está apresentando informações, poderá obter o tom certo para o seu curso de eLearning, independentemente da plataforma usada para entregá-lo.


Quais são as expectativas de seus alunos? Como você vai descobrir?


Você não pode ver os alunos puramente como destinatários do conteúdo. Eles precisarão estar engajados no seu conteúdo, interessados ​​em ler/assistir. Você precisa fazer sua pesquisa antes de iniciar o processo de design. Aqui estão algumas perguntas que você pode usar para sua pesquisa:

  • Seus alunos estão localizados em uma área geográfica específica ou estão localizados em todo o mundo? Há algum aspecto cultural que você precisa estar ciente?

  • Por que eles estão fazendo o curso? É apenas para desenvolvimento profissional ou o curso faz parte de um diploma ou programa de graduação?

  • O que seus alunos precisam aprender? Descreva os objetivos do curso antes de mais nada.

Depois de ter uma imagem clara do seu público, você pode pensar com mais cuidado sobre o formato do conteúdo e as plataformas que podem ressoar mais com eles. É isso que os profissionais de marketing fazem — e você precisa aprender com eles aqui. Compreender quem é o seu público e o que o motiva também lhe dará uma visão maior sobre a linguagem e as necessidades deles, o que significa que você poderá usar a linguagem que eles usam ou esperam e atender às suas necessidades e expectativas.


Ao iniciar o estágio de planejamento, lembre-se de que existem muitos tipos diferentes de conteúdo online, que podem ser implantados de maneiras distintas, para resultados diferentes. É importante acertar o tom do seu conteúdo online.


Tom on-line? O que é isso?


É assim que você apresenta seu conteúdo, expressando-o pela maneira como usa linguagem, imagens e vídeos. Você pode precisar usar tons diferentes, dependendo do tipo de mensagem que deseja transmitir (ou seja, urgente, importante, divertida).


O tom precisa ser amplamente consistente. No entanto, sempre há casos em que você pode alterá-lo! É assim que você mantém seus alunos interessados ​​e engajados. Há sempre fatos interessantes que você pode apresentar com um tom mais leve, ou até mais engraçado. Considere isso como uma conversa interessante ou como você planeja sua próxima postagem de mídia social. Você sempre apresenta as informações usando o mesmo tom? Você às vezes não adiciona uma experiência interessante ou divertida quando está compartilhando algo online? Lembre-se de como foi agradável a última vez que você compartilhou uma bela foto que tirou em algum lugar da natureza e todos os seus amigos comentaram e adoraram? O ensino online deve fornecer a mesma experiência para designers e alunos. Você precisa mudar seu tom, às vezes, para manter seu público interessado no que você está dizendo.


Os alunos gostam de ler online?


A primeira coisa a lembrar é que as pessoas muitas vezes não leem o conteúdo, mas, em vez disso, passam os olhos por ele. Daí a importância de criar conteúdos online que contenham imagens e vídeos, e não textos longos que façam as pessoas perderem o interesse pelo assunto. É assim que você torna a leitura online mais interessante. Pense em como você se envolve com seu próprio conteúdo de mídia social. O que faz você clicar e ler um artigo? O que fez você clicar e ler este?


Como você consegue o envolvimento dos alunos com o conteúdo?


Você pode fazer isso usando uma variedade de softwares que o ajudam a fazer isso. Você pode usar o H5P, por exemplo, que tem várias formas de apresentar conteúdo divertido e interativo. Você pode conseguir o mesmo com Storyline e Rise 360 ​​se tiver as habilidades para usá-los corretamente. Estes podem ser usados ​​não apenas para apresentar o conteúdo, mas também para verificar a compreensão dos alunos sobre o assunto (avaliação formativa) de uma forma divertida e interativa.


Nunca subestime o poder das estratégias de jogo que essas plataformas podem te dar. Você pode criar formas informais para seus alunos verificarem se eles estão no topo do que estão aprendendo.


Como encontro imagens interessantes para o meu conteúdo online?


Existem muitas imagens online sem direitos autorais que você pode baixar e usar para qualquer projeto. Verifique direitos e propriedade. Tente evitar apresentar conteúdo sem imagens; é provável que seus alunos optem por não lê-lo ou apenas passar rapidamente por ele.


Que tal usar o YouTube?


Há muitas pesquisas publicadas sobre os benefícios de usar vídeos do YouTube como uma ferramenta para melhorar a experiência dos alunos. A integração de vídeos do YouTube relevantes para o contexto apresentado gera mais interesse, pois já é familiar aos alunos (Moghavvemi, Sulaiman, Jaafar e Kasem, 2018).


No entanto, você precisa ter muito cuidado ao usar fontes externas. Eles devem ser planejados como um complemento ao seu ensino e nunca devem ser usados ​​para ensinar os principais aspectos do seu tópico. Se usado com cuidado (e cuidadosamente selecionado), você pode colher os benefícios de usar uma variedade de métodos para apresentar conteúdo. Tente não usar vídeos com mais de dez minutos. Isso se aplica a qualquer vídeo que você produzir. A maneira de envolver os alunos é dar-lhes trechos interessantes de informações.


Alguns conselhos finais


Tente apresentar o conteúdo de várias maneiras diferentes, usando imagens e vídeos interessantes. Obviamente, você precisa tentar manter seu curso online consistente, mas tente não transformar consistência em tédio!


Alguns cursos online são realmente consistentes e bem apresentados, mas podem fazer o aluno esperar exatamente o que encontrará na próxima seção. Você abriria e leria seu conteúdo de mídia social (ou qualquer coisa online, na verdade) quando soubesse exatamente o que verá ou lerá a seguir? Não. O segredo para chamar a atenção das pessoas é surpreendê-las com algo novo, seja uma bela foto que se relacione com o conteúdo, uma história que se alinha a ele ou um vídeo que apresente alguns aspectos do tema de forma interessante e divertida. É quando o aprendizado acontece.


Conclusão


Use sua criatividade ao criar cursos online. Você pode fazer isso para qualquer curso, seja formal ou informal. Use as estratégias descritas acima e não tenha medo de testar algo novo na próxima vez que estiver criando cursos online. No final, os alunos vão lembrar apenas o que os interessou no conteúdo e desencadeou alguma emoção neles. Isso se chama aprendizado engajado.


IDI Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page