top of page
Foto do escritorInstituto DI

Aspectos da Transição da Modalidade Presencial para o Online



Um dos mitos mais comuns vistos na educação é o de vermos as crianças como "nativos digitais", o que levou algumas escolas a eliminar aulas de treinamento em tecnologia e teclado. No entanto, os professores estão descobrindo que alguns alunos estão tendo dificuldades com os usos acadêmicos da tecnologia - gerenciamento de arquivos, escrita online, leitura online, gerenciamento de senhas, upload / download e navegação no sistema de gerenciamento de aprendizagem. Mas porque isso está acontecendo?


Professores e alunos não foram preparados para ensinar e aprender on-line

Os professores foram instruídos a “colocar o conteúdo on-line” (como se o processo de conversão de um meio para outro fosse transubstanciação), mas muitos não receberam desenvolvimento profissional, orientação ou apoio sobre como fazer isso. Além disso, embora muitos estudantes estejam acostumados a enviar tarefas por meio do LMS, eles têm pouca experiência em aprender on-line e muitos lutam com motivação, concentração, gerenciamento de tempo e auto-regulação.


Ensinar on-line não funciona para todas as disciplinas e todos os alunos


Os professores estão descobrindo que algumas disciplinas acadêmicas (matemática, ciências) são mais fáceis de ensinar on-line do que outras (música, educação física) e que as disciplinas acadêmicas geralmente são mais fáceis de ensinar on-line do que o aprendizado emocional social ou a resposta à intervenção. Muitos professores estão lutando para oferecer educação à distância para crianças com necessidades especiais, crianças com deficiências graves ou alunos de inglês.


Televisão pública ao salvamento


Como sempre, a televisão pública, tanto o Serviço de Radiodifusão Pública quanto as afiliadas locais da TV, fornece programação educacional de alta qualidade. Mas agora em muitos locais o aprendizado remoto é um aprendizado televisionado. As estações de TV em alguns estados brasileiros estão fornecendo programação educacional com horário fixo para as famílias. Isso é particularmente importante para os alunos do pré-escolar, do jardim de infância e do ensino fundamental para os quais o aprendizado tradicional online não é uma opção.


Empresas e consultores de tecnologia e educação estão mudando seu modelo de negócios


Assim como algumas empresas estão se esforçando para fabricar ventiladores, muitas empresas de educação e consultores estão se esforçando para se tornar especialistas em "aprendizado remoto". Essa necessidade premente pode resultar em inovações fabulosas ou charlatanismo educacional para abordar questões reais. Isso resulta em professores sobrecarregados por opções e recursos e provedores de serviços de Internet campeões em conectividade.


O Brasil está atrás de outros países em termos de eLearning equitativo


Apesar da nossa heterogeneidade , o fato é que 35% das salas de aula possuem tecnologia, os esforços do Brasil para estender o aprendizado on-line a todos os estudantes que residem em casa empalidecem em comparação com outros países. Coréia do Sul, Cingapura, Uruguai e Nova Zelândia têm sistemas nacionais de computação 1: 1, serviços baseados em nuvem, conteúdo digital centralizado, acesso quase onipresente à Internet em casa, centralizado políticas e procedimentos e apoio à instrução em casa.

Todo mundo está fazendo o seu melhor


Nunca antes experimentamos uma crise como essa. Todo mundo está lutando. Todo mundo está fazendo o seu melhor. Os professores estão fazendo um duplo dever. Muitos estão cuidando de seus próprios filhos em um espaço físico enquanto, ao mesmo tempo, orientam, ensinam e nutrem os de outras pessoas no espaço virtual. Se não aprendermos mais nada com essa pandemia, espero que pelo menos aprendamos a apreciar a complexidade da educação e o valor de nossos professores.


Temos que pensar em tudo isso quando o assunto é conceber os aspectos da transposição de sistemas presenciais para os ditos remotos. Nosso alunos estão preparados? Ou somos nós que subestimamos as capacidades de ambos: professores e alunos?


IDI - Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page