top of page

Uma Lista de Verificação de Pré-Implantação Para Cursos de Unidade de Educação Continuada



Os cursos das unidades de educação continuada (CEU) oferecem aos profissionais que trabalham a oportunidade de aprimorar suas habilidades. Como designer instrucional ou desenvolvedor de e-Learning criando um CEU, é essencial garantir que os resultados técnicos e de aprendizado estejam alinhados com os objetivos do curso CEU.


Simplificando a implantação do curso CEU


Os cursos de unidades de educação continuada (CEU) tornaram-se uma opção popular para profissionais que trabalham para obter licenças e/ou certificações adicionais. Para muitas universidades, é uma maneira adicional de diversificar a receita, especialmente porque a pandemia continua afetando as oportunidades educacionais para jovens e adultos mais velhos.


Projetar cursos CEU pode apresentar muitos desafios para designers instrucionais. Um dos desafios mais significativos como Designer Instrucional é ter que passar por estágios de desenvolvimento com alvos móveis fora do seu controle. Isso pode ou não incluir a incapacidade de receber informações do contrato no prazo ou objetivos do curso que não se alinham com a capacidade do Learning Management System (LMS) no qual o curso será facilitado.


Esses desafios podem ser superados com o desenvolvimento de uma planilha de gerenciamento de projetos que acompanhe cada estágio de desenvolvimento, a fim de responsabilizar todas as partes interessadas pela progressão de cada estágio. Embora não ajude a receber informações corretas ou as informações necessárias para iniciar o desenvolvimento, oferece conscientização a todas as partes interessadas. A conscientização reforça os elementos importantes que devem ser considerados ao começar a projetar um curso CEU e os itens de conclusão necessários para que o curso seja bem-sucedido. As etapas abaixo são apenas uma parte do que esta folha de gerenciamento de projetos pode incluir, uma vez que o conteúdo foi desenvolvido com os autores e há clareza nos objetivos e entregas do curso.


Etapas para implantar um curso de unidade de educação continuada


As etapas a seguir simplificam as diretrizes recomendadas a serem consideradas antes de implantar um curso de unidade de educação continuada (CEU) em um Learning Management System.


1. Material Relevante


Confirme com os autores se os seguintes itens estão corretos:

Com relação a direitos autorais e materiais de referência:

  • Os autores enviaram permissão de direitos autorais de imagens e/ou conteúdo, quando aplicável.

  • Todos os materiais de referência são devidamente citados e incluem, no mínimo, o título, o(s) nome(s) do(s) autor(es), editora e data de publicação.

2. Inspeções iniciais e finais


Se disponível, seria ideal que outra pessoa da equipe de desenvolvimento realizasse uma inspeção inicial e final do curso para fornecer objetividade aos elementos abaixo.


Inspeção inicial: Uma inspeção inicial oferece a oportunidade de consertar itens quebrados e/ou acompanhar os autores para incluir atividades adicionais se o curso atual não atingir seus objetivos.


Inspeção final: Uma inspeção final é útil para confirmar que todos os itens do curso estão funcionando e atingem os objetivos do curso.

  • Confirme se todos os links da web estão funcionando e abrem em uma nova janela.

  • Abra o curso em diferentes janelas do navegador para confirmar a compatibilidade técnica (Firefox, Google Chrome, Safari, etc.)

  • Identifique quaisquer problemas (ou seja, um intervalo de tempo entre janelas, navegação no curso, imagens difusas etc.)

  • Calcule quanto tempo cada sessão leva para ser concluída (ou seja, a sessão 1 leva 5 horas, a sessão 2 leva 5,5 horas etc.)

  • Identifique quaisquer links quebrados (página não encontrada, a página foi removida etc.)

  • Reproduza todos os vídeos para garantir que funcionem e inclua legendas ocultas.

  • Confirme se todos os links da web estão funcionando e abrem em uma nova janela.

  • Confirme que as avaliações formativas e somativas geram uma pontuação.

  • Confirme se o estilo e a formatação do curso são consistentes em todas as sessões.

  • Confirme se o curso está livre de preconceitos culturais.

  • Confirme se a multimídia (vídeo, imagens, texto, tamanho da fonte) está clara e acessível.

  • Confirme se as atividades de aprendizagem são variadas e atendem aos objetivos do curso/módulo.

3. Links de reuniões síncronas


Se o curso exigir links de reuniões síncronas, confirme o seguinte:

  • Verifique se todos os links de reunião para cada curso são os mesmos.

  • Confirme se as datas e sessões dos horários das reuniões são atuais e atualizadas com o instrutor.

  • Confirme se tanto os instrutores quanto os alunos sabem onde e como usar os links de "ajuda" para buscar assistência se precisarem de ajuda técnica durante a sessão.

4. Certificado do Curso

  • Faça o curso do início ao fim como aluno.

  • Confirme se o curso fornece um certificado de conclusão após a conclusão do curso.

5. Aprovação Final

  • O designer instrucional ou desenvolvedor de e-Learning deve enviar as provas finais do curso após a conclusão a todas as partes interessadas aplicáveis ​​para uma revisão final.

  • Repita as quatro etapas descritas acima conforme necessário, com base na revisão final das partes interessadas.

  • O designer instrucional ou desenvolvedor de e-Learning pode usar a lista de verificação "padrões de rubrica de design do curso" da Quality Matters para confirmar que todos os componentes do curso aplicáveis ​​foram atendidos.

IDI Instituto de Desenho Instrucional


Comments


bottom of page