A aprendizagem social tornou-se a palavra de ordem na indústria de e-learning nos últimos cinquenta anos. Mas o que é isso, e por que é a necessidade da hora? Bem, há uma razão simples para isso. A teoria do aprendizado social diz que as pessoas aprendem observando e imitando os outros. Em palavras mais simples, é a forma mais natural de aprendizado, em que um aluno aprende tanto quanto com outros alunos. Outros modelos de aprendizado, como o modelo 70:20:10, também dizem que 70% do que aprendemos vem da observação de outros, 20% vem da interação com outros e apenas 10% são derivados de métodos tradicionais de aprendizado. À medida que os seres humanos se tornam mais sociais através do uso da tecnologia e parecem gostar dela, parece que o amálgama do aprendizado social e da tecnologia (na forma de eLearning) é uma ferramenta bastante eficaz para treinar e desenvolver os funcionários. O aprendizado social é a necessidade do momento, pois ajuda na aquisição do conhecimento de forma natural, enquanto ainda pode ser complementado por e com a tecnologia. Mas, antes de implementar o aprendizado social no programa de Treinamento e Desenvolvimento de seu funcionário, você precisa saber como usá-lo e os benefícios que ele pode oferecer à sua organização. Vamos dar uma olhada:
O treinamento tradicional em sala de aula tinha uma grande vantagem sobre o eLearning até alguns anos atrás. Permitiu que os alunos se expressassem interagindo com os instrutores / formadores, bem como com os seus colegas. Mas agora, através da implementação do aprendizado social, até mesmo o eLearning oferece a oportunidade para os alunos se expressarem e interagirem com os outros através de fóruns de discussão. Existem também várias ferramentas de videoconferência que podem ser usadas pelos alunos para interagir uns com os outros. Quando você fornece aos alunos a oportunidade de se expressar, isso lhes dá a oportunidade de aprender através da interação, permitindo que eles compartilhem experiências, ideias, coisas aprendidas e soluções para problemas.
2. Ela promove uma competição saudável
Como mencionado anteriormente, os seres humanos gostam de ser sociais e, quando o fazem, gostam de discutir o que fazem. E, quando eles discutem isso, vem a pergunta: "Quem fez melhor?" A competição esta, portanto, em nossos genes e assim é a gratificação da vitória. A aprendizagem social pode ser usada para jogar com o espírito de competição e vencer em todos os seres humanos quando implementada usando gamification em eLearning. Placares de líderes com um sistema de pontos são uma ótima maneira de garantir que os funcionários se engajem em uma competição saudável para ver quem fica no topo, o que os motiva a aprender melhor ao tentar melhorar seus cursos. Toppers semanais podem receber uma recompensa tangível ou até mesmo uma recompensa intangível, como um crachá, para mantê-los motivados, pois o aprendizado também ocorre por meio da observação de recompensas. E os comportamentos que são recompensados provavelmente persistirão.
3. Melhora a colaboração entre os funcionários
A colaboração é uma daquelas qualidades desejáveis em um funcionário que é subestimado. Uma equipe de funcionários medianos que pode colaborar facilmente para realizar uma tarefa lhe dará melhores resultados do que uma equipe de profissionais hardcore que simplesmente não podem trabalhar juntos como um só. Dê aos seus funcionários cursos que lhes permitam trabalhar em equipe, e você verá que o aprendizado aumenta automaticamente e, com isso, a produtividade. Há exercícios de eLearning, como atividades de quebra-cabeças, em que os alunos resolvem componentes de um grande projeto em grupos e, em seguida, unem seu trabalho para formar o projeto inteiro, o que pode ser usado para melhorar a colaboração entre os funcionários. O aprendizado social irá, no mínimo, dar a você um grupo de jogadores de várias habilidades que não podem deixar de compartilhar seus conhecimentos uns com os outros.
O aprendizado social é a necessidade da hora, porque capacita os alunos, dando-lhes a oportunidade de aprender juntos, o que cria um senso de pertencer, uma sensação de ser parte de algo maior, bem como um senso de apoio de outros alunos. O benefício da aprendizagem social nos negócios, portanto, não pode ser ignorado. Se implementado corretamente, ele pode ajudar as organizações a obter benefícios. Usar o aprendizado social em seu programa de e-Learning seria uma medida inteligente para as organizações corporativas que desejam se destacar no mercado.
IDI Instituto de Desenho Instrucional
Comments