top of page

UX Design e Design Instrucional: Aliados no Design de Cursos



Faz sentido que o T&D seja frequentemente comparado ao marketing/UX Design. Afinal, ambas as funções tentam mudar o comportamento das pessoas. O marketing tenta levar as pessoas a comprar produtos e promover experiências. O treinamento e desenvolvimento tenta levar as pessoas a melhorar seu desempenho no trabalho. Não é a mesma coisa, mas é suficiente para justificar a comparação.


Portanto, a ideia de que os profissionais de T&D podem aprender com as táticas de marketing/UX Design faz sentido na vida real. Por que recriar a roda quando outra pessoa já descobriu como manter as pessoas focadas em mensagens oportunas e acionáveis?


As práticas modernas de marketing/UX Design inspiraram alguns profissionais de T&D a desenvolver campanhas de aprendizado, projetadas para alcançar os funcionários por meio de uma variedade de táticas ao longo de um período de tempo, para melhorar o engajamento e a retenção.


O quanto de treinamento e desenvolvimento e marketing/UX Design realmente têm em comum?


Luta


Você se lembra de um tempo antes da internet? Você sabe, aquele momento em que "eu não sei" era uma resposta permitida. Naquela época, o antigo marketing aplicava uma estratégia informada de pulverizar e rezar. Outdoors. Anúncios impressos. Anúncios de televisão e rádio. Os profissionais de marketing ganham a vida empurrando mensagens atraentes para o maior número possível de pessoas que se encaixam no perfil de um comprador. Mas eles realmente não conseguiram identificar a eficácia dessas mensagens. Eles sabiam quantos carros passaram por um outdoor e quantas famílias receberam um jornal, mas não conseguiram conectar essa exposição a decisões de compra reais. Assim, eles conduziram pilhas de pesquisas perguntando às pessoas por que elas fizeram compras e apoiaram correlações generalizadas sobre o impacto no marketing.

As lutas do marketing pré-internet são muito semelhantes às enfrentadas por T&D no momento. Nunca conseguimos estabelecer uma conexão firme entre atividades de aprendizado e resultados de negócios. Isso levou muitos profissionais de treinamento e desenvolvimento a adotar a conhecida "mentalidade do Netflix". O T&D acaba colocando o máximo de conteúdo possível em seus LMSs e LXPs. Obviamente, se mais pessoas puderem acessar maior quantidade de conteúdo, definitivamente aprenderão mais, certo? Bem, como o marketing descobriu há quase 20 anos, obter mais conteúdo para mais pessoas não significa que eles comprarão mais produtos.


Transformação


Hoje, o marketing/UX Design pode estabelecer conexões definitivas entre suas atividades e as decisões dos consumidores. Estamos falando sobre causalidade, não apenas correlação. Então, como eles descobriram uma maneira melhor de capturar dados de um outdoor? Eles não fizeram. Em vez de continuar girando suas rodas tentando medir seus métodos tradicionais, eles adotaram novas táticas. E essas táticas, especificamente a publicidade on-line digital, eram amigáveis ​​ao consumidor e ricas em dados.


Essa é a lição mais importante que o T&D pode aprender com o marketing/UX Design. Se continuarmos a confiar no treinamento no local e no horário, nunca melhoraremos na medição. Nossos modelos de medição existentes, padrão do setor, não podem resolver esse problema, independentemente de quantos níveis eles incluam. As táticas tradicionais de treinamento e desenvolvimento simplesmente não geram dados suficientes de alta qualidade para determinar o impacto real do treinamento. Se queremos conectar nossas soluções aos resultados dos negócios, precisamos nos inspirar no marketing/Ux design e desenvolver nossas táticas primeiro.


Inspiração


Uma medição aprimorada ajudará a T&D a fazer melhores perguntas e a tomar decisões mais informadas e proativas. No entanto, antes de podermos desenvolver novas táticas ricas em dados, precisamos considerar as perguntas que queremos responder.

  1. Como a medição aprimorada pode nos ajudar a conectar a aprendizagem aos resultados dos negócios?

  2. Quais dados precisamos para fazer essa conexão?

Mais uma vez, o marketing/Ux Design tem a resposta. Para descobrir como um anúncio on-line leva a uma compra, eles usam os dados para ... por falta de um termo melhor ... perseguir você pela Internet. Ao longo do caminho, eles capturam pequenos pontos de dados que mostram mudanças sutis no seu comportamento ao longo do tempo. Quando esses dados granulares são coletados em escala entre milhares de consumidores, o marketing pode encontrar padrões e determinar o papel de um único anúncio digital no processo geral de compra. Isso também os ajuda a enviar as mensagens certas no momento certo durante o processo de compra.

  • Enviar feedback

  • Histórico

  • Salvos

  • Comunidade

Não, o treinamento e o desenvolvimento não deve perseguir digitalmente os funcionários. Mas devemos empregar táticas que possam nos ajudar a medir mudanças iterativas nos principais indicadores, incluindo conhecimento, comportamento e desempenho dos funcionários, em escala. A boa notícia é que uma grande parte dessa medição está sendo feita para nós.


A maioria das organizações já acompanha o desempenho dos funcionários e os comportamentos no trabalho relacionados às principais prioridades dos negócios. O T&D deve fazer parceria com especialistas internos para acessar esses dados. Em seguida, podemos introduzir táticas que medem as mudanças no consumo e no conhecimento de treinamento ao longo do tempo, como atividades de reforço e prática. Quando todos esses dados são analisados, podemos ver padrões e encontrar conexões entre aprendizado e desempenho.


Restauração


Não ouvimos mais as pessoas questionarem o valor do marketing/UX Design hoje em dia. Claro, eles cometem erros como qualquer outra função, mas seu valor geral para os negócios é claro. Não posso dizer o mesmo para o T&D. É por isso que a história da medição de marketing/Ux Design, Learning Analytics, Big Data são as melhores lições que podemos tirar de nossos colegas que se sentam no corredor metafórico do escritório. Regra:

  • O marketing/UX Design luta para determinar o impacto de suas soluções - assim como T&D.

  • O marketing/UX Design sabe que seu valor estava começando a ser questionado - assim como T&D

  • O marketing/UX Design precisa obter melhores dados para melhorar suas práticas - assim como T&D.

Infelizmente a realidade é essa:. Nos últimos 20 anos, o marketing/UX Design aproveitou a tecnologia mais recente (internet, mídia social, vídeo, celular), transformou suas práticas através de dados e restaurou seu valor comercial. Por outro lado, o T&D ainda precisa descobrir muitas dessas mesmas táticas enquanto continua lutando com a medição.


IDI - Instituto de Desenho Instrucional


0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page